Qual o verdadeiro perfil de um empreendedor?

Ter o próprio negócio, buscar uma solução inovadora e atender as novas demandas de mercado são algumas das motivações que despertam o espírito empreendedor.

Embora o empreendedorismo seja uma prática em constante crescimento, tornar-se um empresário ou um administrador e criar uma estratégia de negócio, não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Todo empreendedor deve ter valores fundamentais, que precisam ser seguidos à risca para se aproximarem do sucesso. Confira:

5 características que todo empreendedor deve ter

1.      Facilitador

Um bom empreendedor sempre busca ser parceiro na caminhada para o êxito. Seja no ambiente interno, com os colaboradores, ou no externo, com seus clientes, ele tem que procurar maneiras de simplificar o caminho até as metas. Isso implica em cortar processos desnecessários e facilitar a vida no trabalho.

2.      Inovador

A base do empreendedorismo é a inovação, entretanto, ter novas ideias nem sempre é fácil. Para criar algo original é necessário manter a cabeça aberta e saber ouvir conselhos de parceiros e amigos. Às vezes, a grande sacada vem com a colaboração de outra pessoa.

3.      Conhecedor

É fundamental que o empreendedor busque seu constante desenvolvimento profissional e mantenha-se sempre atualizado. Estudar, frequentar eventos e assistir conferências são algumas práticas obrigatórias para que o profissional continue a adquirir ou atualizar conhecimentos, mesmo num estágio avançado da carreira.

4.      Parceiro

Empresas são bem-sucedidas quando a equipe trabalha unida e empolgada. O empreendedor, como líder, deve manter certa postura diante de seus colaboradores, mas sem deixar de ser parceiro e de ajudar nas resoluções mais difíceis.

5.      Mãos à obra

Desenvolver um projeto exige empenho. O empreendedor tem que agir com criatividade e pensar em surpreender o cliente. O e-commerce (loja virtual) é um dos modelos mais buscados por quem está abrindo uma empresa.

Se esse é o seu caso, confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

  • Ao montar sua loja online, veja a estética como um diferencial. Um site bem feito não significa, necessariamente, um site rebuscado e cheio de efeitos;
  • Organize a navegação de acordo com o usuário que vai acessar a página, para facilitar a experiência;
  • Destaque sempre o botão de compra e não estenda muito os passos até a conclusão do negócio;
  • Trabalhe com redes sociais, divulgue promoções e crie interações exclusivas com os seus seguidores;
  • Conheça e aplique técnicas de SEO. Elas vão ajudar o site a alcançar uma melhor posição em buscadores, como o Google.

Ter bons valores e seguir alguns conceitos básicos são essenciais para todo empreendedor. Por isso, assim que decidir qual será a sua área de atuação, busque desenvolver melhor suas habilidades e competências para alcançar sucesso com seu novo negócio!

Caso você não tenha uma formação voltada à área administrativa ou de negócios, invista em cursos ou um MBA para aumentar seus conhecimentos.

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O MBA IN ONE DAY é ideal para profissionais liberais, líderes ou pessoas que querem abrir um negócio próprio e não possuem muito tempo e conhecimento na área de empreendedorismo.

O mesmo vale para empresários, que querem rever os conceitos e técnicas dos melhores pesquisadores da área, ampliar o network e conquistar uma nova visão sobre o mundo dos negócios.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.