Perfis de Liderança de Game of Thrones

wallpaper game of thrones
Os problemas enfrentados na trama acabam, indiretamente, influenciando os fãs a refletir sobre as próprias atitudes.

Personagens inspiradores não existem apenas nos livros. Os seriados de TV também aproveitam histórias de drama, comédia, suspense e fantasia para mostrar homens e mulheres capazes de enfrentar dificuldades para alcançar um objetivo. Além de divertir, a identificação que esse perfil de liderança provoca na audiência tem o poder de estimular grandes mudanças de atitude.

Um dos programas mais populares da atualidade é a série Game of Thrones, baseada no livro homônimo do escritor americano George R. R. Martin. O enredo explora as estratégias utilizadas por quatro clãs familiares que precisam administrar a economia, a segurança e a qualidade de vida do próprio povo enquanto tentam conquistar o domínio absoluto do reino.

A obra destaca o modo como as forças e fraquezas individuais podem influenciar a tomada de decisões. A maneira de cada família para lidar com exércitos e adversários reflete diferentes tipos de liderança:


Justa: caracterizada pelo senso de democracia. Os assuntos pertinentes à sociedade são discutidos em conjunto, e toda punição é precedida de julgamento.

Empreendedora: o chefe consegue traçar uma meta e envolver toda a equipe, que se dedica independentemente do grau de dificuldade por acreditar na capacidade do líder de levar o grupo à vitória.

Harmoniosa: focada na comunicação, facilita a solução de conflitos interpessoais e estabelece um clima positivo, mesmo entre os membros que não se identificam com o gestor.

Wallpaper game of thrones
A obra destaca o modo como as forças e fraquezas individuais podem influenciar a tomada de decisões.

Autocrática: obtém resultados de curto prazo durante uma crise, pois concentra as decisões em uma só pessoa, acelerando a implantação de medidas e ajustes. Porém, como afasta qualquer tipo de contribuição, não consegue incentivar os subordinados.

Os problemas enfrentados na trama acabam, indiretamente, influenciando os fãs a refletir sobre as próprias atitudes. Muitas vezes, por tratar-se de um produto de ficção, essa relação passa despercebida, mas basta um olhar mais atento para encontrar as referências.

Há lições de crescimento pessoal – por meio de guerreiros que alcançam prestígio, superando deformidades e limitações físicas –, outras que destacam a importância do planejamento, e ainda sobre como a impulsividade e ingenuidade em excesso podem desencadear resultados negativos em situações da realidade, sobretudo no meio corporativo.

Filmes e seriados que trazem cenas do cotidiano provocam uma reflexão mais direta. A maioria usa o esporte dentro de escolas e universidades como metáfora para estimular a valorização do esforço coletivo e o respeito às diferenças, mas é possível encontrar produções que focam nos contextos familiar e empresarial transmitindo ensinamentos importantes.

Episódios envolvendo guerras e personalidades históricas são outro recurso do cinema explorado com o propósito de motivar. Os perfis de liderança destacados, nesses casos, remetem à necessidade de ter audácia e espírito inovador para lutar por um projeto.

Ainda há os que disseminam a fé, encorajando a crença em algo superior como forma de manter o equilíbrio, fundamental em momentos difíceis. Todos incentivam comportamentos com a mesma intenção: promover o bem comum.

Crédito das imagens:

http://www.hbo.com/game-of-thrones/inside/extras/download/house-wallpapers.html

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

Aprenda a fazer um planejamento semanal e otimize seus resultados

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.