O poder da pergunta

Você sabe a maneira mais eficiente de fazer as perguntas certas? Aquelas perguntas poderosas que abrirão caminhos e portas em seu caminho? É comum, primeiramente, analisarmos as perguntas erradas. Desta forma, conseguimos identificá-las e separá-las.

Como identificamos as perguntas certas e poderosas?

pergunta

Digamos que você, como gerente ou supervisor, acabou de descobrir que algum colaborador cometeu um erro e este custou ao seu departamento um prejuízo de R$ 20.000. O que você perguntaria? Um líder que não conhece o poder exercido pelas perguntas “CERTAS” poderia interagir com seu funcionário da seguinte forma:

“O que aconteceu? Por que você não seguiu o procedimento? Por que você não percebeu os detalhes? Por que você decidiu isto sozinho, sem falar comigo antes?”

Analisando todas essas perguntas, quais resultados você poderia esperar delas e de outras como estas? Seriam os resultados esperados?

Imagine agora outra situação: você é pai e descobriu que o seu filho adolescente foi a uma festa, na qual você o tinha proibido ir. Qual seria a sua reação? Poderia ser esta:

“Por que você decidiu ir, quando eu já havia te dito explicitamente para não ir? No que você estava pensando? Achou que eu não fosse descobrir?”

Cuidado com as perguntas originadas pelo medo

Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que são geradas automaticamente pelo medo, pela frustração, pela raiva, pelo desapontamento, pela dor ou pela surpresa. Elas são originadas quase sempre como “castigo” para o suposto culpado, “dando o troco” por ele ter gerado emoções negativas em nós. Essas perguntas irão garantir apenas justificativas, brigas, relacionamentos danificados ou resultados adiados. Ou seja, não são perguntas poderosas.

Em nosso dia a dia, também utilizamos uma comunicação pobre na busca por superação, que não é estimulante e certa. Alguns exemplos são:

“Por que eu vivo deprimido?”

“Por que eu não consigo emagrecer?”

“Por que eu me sinto tão sozinho?”

É preciso refletir sobre as perguntas que você faz. Elas estimulam, inspiram e provocam em você e nos outros novas ideias, aprendizagens ou a solução do problema? Se a resposta for sim, você está diante de uma pergunta poderosa! Ela é geralmente o tipo certo de pergunta a se fazer quando você está tentando, mas não consegue os resultados que quer. Com uma simples, mas poderosa pergunta você pode colocar um ponto final em brigas e questionamentos, além de estimular e impulsionar cada vez mais o crescimento, a aprendizagem e a harmonia.

Gostaria de compartilhar alguns exemplos de perguntas poderosas com vocês:

As perguntas certas para o Gerente

“O que você acha que pode fazer para resolver este problema?”

“Como você vê este problema ajudando outras pessoas neste departamento?”

“Se você tivesse de fazer isto de novo o que você faria de diferente?”

As perguntas certas para o pai

“O que é necessário ser feito para que você possa seguir as minhas ordens?”

“Como você poderia dizer não aos seus amigos e ainda não se sentir mal?”

“O que eu preciso fazer para lhe mostrar que este caminho é errado?”

As perguntas certas para você

“O que eu devo fazer para ampliar meus resultados?”

“Como eu posso obter um diferencial competitivo no mercado de trabalho?”

“O que devo fazer para obter um relacionamento feliz e duradouro?”

“Como eu posso emagrecer e ainda me divertir durante o processo?”

Perceba que nestes tipos de perguntas é necessário utilizar o “como” e “o que” pode ser feito. São eles que demandam introspecção. São as perguntas que nos inspiram e também eliminam as nossas resistências. Com as perguntas certas conseguimos ampliar nossa percepção e abrir nosso pensamento para novas alternativas e soluções.

Faça perguntas poderosas! Você vai se surpreender com as respostas que irá receber!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.