PESSOAS MAIS ORGANIZADAS AUMENTAM SUAS CHANCES DE SUCESSO EM 300%

SBCoaching na Mídia: novo artigo de Flora Victoria no portal Abilio Diniz

PESSOAS MAIS ORGANIZADAS AUMENTAM SUAS CHANCES DE SUCESSO EM 300%

O que você acha de aumentar suas chances de sucesso em 300%? De acordo com o artigo Nove Coisas que as Pessoas de Sucesso Fazem Diferente, publicado na Harvard Business Review Blog Network, é isso que você ganha quando aprende a planejar seu tempo e suas ações. Sabe por quê? Estudos mostram que o planejamento estimula o cérebro a detectar e a aproveitar oportunidades. Ou seja: pessoas mais organizadas, principalmente em relação ao gerenciamento do tempo, se colocam em um estado de prontidão para o sucesso.

E a explicação é bem simples: ao aprender a administrar o seu tempo com eficácia, você acaba adquirindo competências para produzir mais em menos tempo. Além disso, você acaba elevando sua performance, sua produtividade e sua qualidade de vida, há redução do stress, da ansiedade e da tensão, e você para de ser um escravo do relógio assumindo maior controle sobre toda sua vida.

Nossas crenças influenciam a forma como usamos o tempo. E, para gerir esse tempo com mais eficácia, comece analisando sua própria relação com ele. Pense um pouco: suas crenças sobre o tempo são positivas ou negativas? Para checá-las, complete esta frase: “Meu tempo é…”. Agora responda: a crença expressa pela frase traz mais disposição para você encarar o seu dia a dia? Ou será que ela o deixa desanimado e ansioso?

A organização eficaz é aquela que permite a realização de seus objetivos. Se todo o seu tempo é consumido por tarefas rotineiras, e não por ações voltadas para objetivos, alguma coisa está errada. Preste atenção no seu dia a dia e faça as mudanças necessárias. E lembre-se: ao surgir a pergunta “como posso me tornar um expert em organização?”, veja essas dicas especiais abaixo e se empenhe para implementá-las


1) FECHE OS DRENOS

Pequenas atividades que parecem não consumir muito tempo são verdadeiros drenos pelos quais seu tempo escoa. E, ao perder tempo, você também está perdendo dinheiro. Pesquisa feita no Reino Unido pela consultoria Office Angels revelou que fofocas, navegar na internet e pausa prolongada para o café estão entre as atividades que mais geram desperdício de tempo nas empresas. O tempo médio gasto com essas e outras interrupções chega a somar 13 dias úteis por ano, causando às organizações um prejuízo anual de RS$ 345 milhões. Preste atenção nas seguintes perguntas; elas podem ampliar seu insight e expandir suas opções:

Você já identificou os drenos que estão consumindo o seu tempo?

O que você pode fazer para fechá-los?

Você já falou com seus funcionários sobre esse problema?

O que mais você pode fazer para aumentar a conscientização deles?


2) ORGANIZE-SE

Quanto tempo você já perdeu procurando documentos que estavam fora do lugar? Ou tentando recuperar arquivos de computador dos quais você não tinha backup? Se você é do tipo que acumula papéis, documentos, relatórios e correspondência por tudo quanto é lado, saiba que isso tem um efeito direto na sua produtividade. Um ambiente bem organizado estimula sua capacidade de concentração. A desorganização, por outro lado, favorece a distração. A organização é um hábito que pode ser cultivado. Você não deve passar mais tempo organizando do que trabalhando. Mas também não deve perder tempo por causa da bagunça.


3) MANTENHA UMA AGENDA

A agenda é um acessório importante para a gestão do tempo. Para montar uma que realmente funcione, considere os seguintes aspectos:

Não superestime o seu tempo. Montar uma agenda sobrecarregada demais é uma boa forma de sabotar seu planejamento. Seja realista.

Não resuma demais as tarefas. Isso pode criar a ilusão de que elas despendem menos tempo do que de fato consomem.

Confira na agenda o que foi feito e o que não foi. Se você deixou de fazer coisas devido à falta de tempo, talvez o seu dia não tenha sido bem planejado.

Verifique o que pode ser feito para otimizar seu planejamento.

4) USE O TEMPO EMOCIONAL

Você já parou para pensar quanto tempo você desperdiça quando se irrita com coisas insignificantes? Ou quando se entrega às preocupações em vez de agir para solucionar o problema? O descontrole emocional cria uma reação em cadeia. Quanto mais você se descontrola, mais perde tempo e produtividade. E também provoca o mesmo efeito nas pessoas ao seu redor. De acordo com o Princípio 90/10, 10% de sua vida estão relacionados às coisas que acontecem com você. E, quanto a isso, você não tem o menor controle. Mas os outros 90% estão relacionados à como você reage ao que acontece a você.

E esses 90% são perfeitamente controláveis. Essa é uma ferramenta fundamental para a gestão eficaz do tempo. Não desperdice tempo irritando-se com os 10% que você não pode controlar. Em vez disso, ocupe-se com os 90% que você pode controlar. Se você está irritado e remoendo pensamentos negativos, pare imediatamente. Respire fundo… Conte até 10. Depois, faça a você mesmo essas perguntas:

O que eu ganho com isso?

Será que não há uma forma melhor de ocupar o meu tempo?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

REVISTA EXAME: Brasil fica mais triste e Tal Ben-Shahar explica o porquê

Especialista em felicidade, Tal Ben-Shahar concede entrevista para a revista VEJA

“Seu LinkedIn e você”: Técia Caetano falou à Revista Nova Cosmopolitan

“Executivo de Valor” entrevista Villela da Matta sobre a contratação de executivos experientes

SBCOACHING lança programa de microfranquias

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.