Os 3 Pilares da Gestão de Desempenho

engajamento efetivo colaboradores
Para que haja o envolvimento esperado é preciso que também exista uma liderança comprometida e focada na busca dos resultados.

O engajamento efetivo dos colaboradores é fundamental para o crescimento de uma empresa, mas para que haja o envolvimento esperado é preciso que também exista uma liderança comprometida e focada na busca dos resultados. Entre as maneiras de ampliar a produtividade está o sistema de gestão por desempenho. Com ele, os trabalhadores são incentivados a cumprir metas planejadas e a adequar-se continuamente às mudanças inerentes ao mundo dos negócios.

Numa organização que adota esse tipo de gestão, após o atendimento das demandas, é feita uma avaliação das ações. Nessa análise, o foco está em três pilares: a melhoria contínua, o alcance dos objetivos e o perfil de competências, que apontam as ações a serem tomadas.

Planejar e monitorar

O processo de gestão do desempenho tem início com o planejamento dos trabalhos que serão executados e a divisão das tarefas entre os colaboradores. Na segunda fase, é realizado o monitoramento das atividades. Dessa forma é possível fazer os ajustes necessários para que haja uma adequação ao cenário atual do mercado e o empreendimento se mantenha competitivo.

Estreitando relações

O uso desse método de gestão permite que líderes e subordinados estejam em contato constante. Cabe ao gerente apontar os melhores caminhos para os funcionários, a fim de que as demandas atribuídas a eles sejam cumpridas de modo eficaz.

É também papel do gestor mostrar a importância do papel desempenhado por cada colaborador dentro da corporação, como forma de implantar a cultura do comprometimento e da valorização.

Desenvolvimento profissional

Revelar os erros e os acertos, dando um feedback aos funcionários a respeito dos trabalhos realizados, é outra característica da gestão do desempenho. De modo geral, ao compreender o motivo de uma falha, busca-se a mudança de atitude e, consequentemente, a melhoria da performance, o que contribui para o desenvolvimento profissional do colaborador e para o crescimento dos negócios.

Esse processo de gestão também tem como vantagem a implantação de ações com o objetivo de capacitar e ampliar os conhecimentos dos que fazem parte da empresa. A organização pode, por exemplo, viabilizar o pagamento de bônus e gratificações e a oferta de treinamentos e de cursos de qualificação para os funcionários que apresentam melhor desempenho em suas tarefas. Essas demonstrações confirmam que a empresa tem interesse em proporcionar bem-estar e satisfação aos seus colaboradores e está disposta a investir na carreira profissional deles em troca de bons resultados.

objetivo capacitar ampliar
Cobrar o alcance dos resultados programados e acompanhar os trabalhos até que os objetivos sejam concretizados é uma função do gestor.

Cobrar o alcance dos resultados programados e acompanhar os trabalhos até que os objetivos sejam concretizados é uma função do gestor que se preocupa não só com a imagem institucional da corporação, mas também com a satisfação de todos aqueles que fazem parte da empresa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.