Planejar – Onde está o grande desafio?

Por que tão poucos decidem planejar?
Por que tão poucos decidem planejar?

(Por Bruno Calderaro)

Todos nós sabemos da importância de realizar um planejamento. Em qualquer área e cenário, ou mesmo qualquer lugar que você esteja quando o assunto é realizar algo, é indiscutível que é necessário planejar.

Então porque tão poucos decidem planejar?

E ainda mais importante que a decisão é saber: Por que tão poucos planos realmente contribuem de maneira eficaz com o objetivo?

Normalmente, quando faço essas perguntas, ouço que leva muito tempo, que dá muito trabalho ou que é complexo demais e não compensa.

Não compensa?

É fato que um minuto planejado rende dez minutos em execução.

Sendo assim, como realizar um bom planejamento e, de preferencia, muito rapidamente?

Saber exatamente o que falta, é o grande ganho de se planejar.
Saber exatamente o que falta, é o grande ganho de se planejar.

Existem diversas formas de se realizar um planejamento, desde a forma mais simples até a mais complexa, todas elas, sem duvidas, possuem um ponto comum. E esse ponto comum são três passos. Esses três simples passos garantem a eficácia de um bom planejamento. São eles:

Estado atual: Aqui você define onde você está, quais recursos você possui, tempo, dinheiro, oportunidades, enfim, com o que você pode contar.

É como se você fosse fazer uma viajem e conferisse o que você possui para levar contigo. Como, por exemplo, mochila, quantidade de roupas, de dinheiro, habilidades, equipamentos e pessoas com quem você pode contar.

Estado desejado: Onde você quer chegar. Qual será o destino? Em quanto tempo você estima chegar lá? Porque você quer ir para esse lugar? O que a conclusão da jornada irá lhe proporcionar?

E, por último, entender quais são os pontos faltantes para a conclusão da jornada. Saber exatamente o que falta, é o grande ganho de se planejar.

Ok, o que eu ganho em saber o que está faltando?

Simples, se você sabe o que possui, sabe aonde quer chegar, sabe exatamente o que falta para chegar ao seu destino, você só precisa focar nos pontos faltantes. Isso irá garante 100% a conclusão do objetivo.

Se ainda assim os ganhos não são suficientes, que tal a previsibilidade de conduzir um processo antevendo todos os fatores?

É uma experiência que uma vez realizada, nunca mais será deixada de lado.

Experimente e tente deixar de lado esse novo hábito, você verá a grande diferença.

Bons insights e até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.