Por que vale a pena engajar-se?

Diz a história que, ao lhe perguntarem quantas pessoas trabalhavam em sua empresa, um CEO respondeu: “Metade”. Gracejos a parte, se o critério usado para definir quem de fato “trabalha” na empresa for o engajamento, então esse CEO poderia se considerar um sujeito de sorte, pois sua organização estaria muito acima da média planetária de engajamento com o trabalho, que, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Gallup com 225 mil pessoas em 142 países, resume-se a meros 13% da força de trabalho mundial.

Sabe o que isso significa? Que apenas um em cada oito trabalhadores está engajado, ou seja, está profundamente envolvido com seu trabalho e empenha esforços voluntários para contribuir positivamente com sua organização. Você compreende a dimensão desse problema?

Considerando-se que a força de trabalho no mundo está em torno de 1,4 bilhão de pessoas, os desengajados – caracterizados pela baixa motivação, performance mediana e menor disposição para contribuir – representam 63%, algo em torno de 900 milhões de trabalhadores (sim, você leu corretamente, 900 milhões!). E os ativamente desengajados – insatisfeitos, improdutivos e que tendem a contaminar os colegas com sua negatividade – somam 24%, ou 340 milhões de pessoas.

Análises de pesquisas feitas pelo Gallup com mais de 1.3 milhão de trabalhadores em organizações descobriu que aquelas nas quais o engajamento é maior são:

  • 22% mais lucrativas;
  • 21% mais produtivas;
  • Possuem um índice de absenteísmo 37% menor do que as que apresentam menor porcentagem de funcionários engajados;
  • Ostentam uma taxa de turnover 25% inferior (nas empresas de alta rotatividade) e 65% menor (nas de baixa rotatividade).

Com sete milhões de funcionários de diferentes países em seu banco de dados, a consultoria global Hay Group também foi a campo investigar as vantagens do engajamento. Algumas conclusões:

  • Empresas com uma força de trabalho altamente engajada possuem, em média, uma receita 4.5 superior a de organizações menos afortunadas nesse quesito;
  • Funcionários engajados são 2.5 vezes mais propensos que seus colegas desengajados a apresentarem uma performance superior e – a cereja do bolo – podem elevar em 30% a performance do negócio.

Esse cenário é tão alarmante que o Gallup nos alerta para uma crise de engajamento, que pode trazer em seu bojo repercussões potencialmente sérias para a economia global. Por isso, as organizações buscam e valorizam, cada vez mais, colaboradores altamente engajados e focados em produtividade.

________

Esse artigo foi extraído do livro Engajamento Total, escrito em parceria com Villela da Matta e Brian Tracy, que pode ser adquirido na Sociedade Brasileira de Coaching – Performance Shopping:  https://loja.sbcoaching.com.br/engajamento-total-1024. Boa leitura!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.