POR UM 2016 MENOS ESTRESSANTE

Por Flora Victoria, para Portal Abilio Diniz

O ano de 2016 acaba de despontar no horizonte e já nos mostra que será tão nebuloso quanto 2015 – pelo menos no que se refere à nossa economia. Em vista de todos esses obstáculos à prosperidade e à paz interior, é primordial que encontremos o antídoto contra uma das consequências desta desaceleração: o estresse.

Segundo estudos publicados pela revista Psychological Science, o estresse é um dos grandes vilões à sensatez no momento de tomar decisões importantes. Isso se dá porque quando estamos sob seu efeito, ignoramos as desvantagens que as circunstâncias podem nos oferecer – agimos sob uma espécie de anestesia que nos priva da nossa própria capacidade de discernimento.

Neste sentido, este transtorno pode ser mais nocivo do que aparenta – ele causa distúrbios nos sistemas muscular, vegetativo e mental. Ao atuar no sistema muscular, o estresse pode causar cansaço excessivo, tensão, dores pelo corpo e tremor nas pálpebras, por exemplo. Já no sistema vegetativo, ele se manifesta por meio de palpitações; dificuldades digestivas e intestinais; náuseas; dificuldade de respiração e transpiração abundante. Mentalmente, o estresse altera o humor de modo severo e provoca descontroles emocionais, distúrbios do sono, apatia, desânimo, dificuldade de tomar decisões e esgotamento físico e emocional.

Mas, em meio a tanto pessimismo, será que podemos mudar esta sina?

Eliminar todo o estresse é praticamente impossível e igualmente nocivo já que ele é o grande motor da evolução da espécie humana. O estresse é a força que possibilita elevar performances e gerar crescimento – o problema é quando os sujeitos apresentam níveis excessivos dele, e é isso que deve ser combatido. Para impedir seu acúmulo e ter um 2016 melhor do que as previsões é preciso elaborar um plano de ação e definir metas com clareza.

Confira abaixo 5 dicas para te ajudar neste processo:

Recomposição cognitiva

É preciso reencontrar o equilíbrio cognitivo. Isso se dá através de uma recuperação das próprias crenças positivas, que ficam enfraquecidas em momentos de estresse. Reserve alguns minutos para harmonizar-se.

Recomposição física

Como vimos anteriormente, o estresse pode causar inúmeros problemas de ordem física, portanto, é de extrema importância que você elabore um programa de exercícios físicos e alimentação saudável. Monitore-se!

Recomposição emocional

O estresse pode desencadear intensos transtornos emocionais, a depender do organismo de cada indivíduo. Por isso, procure formas de lidar com os próprios estados emocionais. Desenvolva sua resiliência ao trazer à consciência formas de defesa contra pensamentos e sentimentos negativos.

Recomposição de consciência

Algumas atividades específicas são particularmente eficazes para tratar problemas de ordem física e emocional. A meditação, o ioga, o tai-chi-chuan e a sincronização de ondas cerebrais podem ser adotadas e praticadas com frequência para restabelecer o funcionamento saudável da mente e do corpo.

O estresse e os líderes

Segundo o jornal inglês The Guardian, 70% dos líderes levam uma vida estressante e experimentam o que é chamado de “estresse do poder”. Neste caso, é necessário verificar como o estresse tem impactado você e os colaboradores em geral. Lembre-se de que um líder estressado dissemina estresse pela equipe, o que pode ocasionar diversos tipos de perdas. Preste atenção na sua conduta!

 

Fonte: Portal Abilio Diniz

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

Aprenda a fazer um planejamento semanal e otimize seus resultados

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.