Motivos para você não se tornar um coach no Brasil!

Coach no Brasil

Um coach, assim como qualquer profissional, possui rotinas, responsabilidades e até habilidades essenciais para que alcance o sucesso na profissão. Por isso, uma pessoa que não se identifica com isso ou que não tenha as habilidades necessárias, provavelmente, não será satisfeita na profissão de coach no Brasil!

O número de coaches tem crescido cada vez mais nos últimos anos, atraindo muitos profissionais que enxergam o grande potencial desse ramo de atuação, que continua em franca expansão no mundo corporativo.

Mas por que não se tornar um coach no Brasil? É o que vamos abordar nesse artigo.

Antes, é válido entender o significado de coach. Termo em inglês, trata-se da figura do treinador, sendo o profissional que dá suporte ao seu cliente, o coachee, para que ele possa deixar a sua condição atual e chegar ao estado ou patamar desejado, seja na carreira profissional ou na vida pessoal.

Você precisa ter muita autoconfiança

O coach é o profissional que ajuda na conquista de objetivos e na resolução de problemas. E um ponto-chave para ajudar as pessoas nesta caminhada é ter e transmitir confiança. 

É preciso passar segurança de que sabe o que está fazendo, e não tem melhor maneira de fazer isso do que com uma autoconfiança bem desenvolvida.  

Se você não tem essa habilidade desenvolvida, muito provavelmente não conseguirá se dar bem na carreira. Isso porque as pessoas que procuram pelo coach querem encontrar um profissional dedicado, confiante e que possa cativá-los a levantar sua autoestima e estimular a realização de seus sonhos.

Se você não confia nem em si mesmo, como irá fazer com que o cliente desenvolva essa habilidade durante os treinamentos? Para um coach, não vale o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”. O exemplo precisa ser mostrado!

Sem inteligência emocional, esqueça!

Durante o processo de coaching, o especialista passará por situações delicadas, entrando em questões que afetam emocionalmente o cliente. Nessas horas, é essencial manter o equilíbrio emocional para ajudá-lo da melhor maneira.

E para isso é preciso desenvolver a inteligência emocional. Essa habilidade é fundamental para aprendermos a lidar com nossas próprias emoções, e assim sabermos como nos controlar e como agir em diversas situações, especialmente quando lidamos com as emoções e o comportamento de outras pessoas.

É preciso saber ouvir

Uma parte essencial do processo de coaching é a escuta ativa, o famoso saber ouvir. Além do forte senso de empatia, o coach precisa se colocar à disposição para ouvir o que o cliente tem a dizer para, assim, encontrar as ferramentas ideais para o seu treinamento, a fim de apresentar soluções realmente assertivas.

Se você não tem o intuito de desenvolver a sua escuta ativa, esse é um motivo para não seguir na área. Mas se você já tem essa habilidade ou pretende desenvolvê-la, saberá prestar atenção nas palavras do outro muito bem, sempre respeitando suas opiniões e vivências.

Ser flexível é essencial

Em qualquer profissão é essencial ser flexível para ser um profissional de sucesso. Para os coaches, não poderia ser diferente! Afinal, é preciso se adaptar rapidamente a diferentes situações, clientes e suas necessidades.

Em alguns casos, é preciso propor soluções menos comuns e abordagens diferenciadas. Para isso, é preciso ser flexível e estar sempre aberto a mudanças e novos aprendizados, ferramentas e tendências.

Ser coach no Brasil exige enorme responsabilidade

Sim, é preciso ser responsável e organizado, pois é uma profissão que exige horários e entrega de resultados como qualquer outra. Se um cliente está optando pelo seu trabalho, é preciso ter responsabilidade, respeitar prazos e entregar aquilo que ele deseja.

Se você tem dificuldades com esse tipo de situação, pode ser difícil se adequar à rotina de um coach – e de qualquer outra profissão!

Mas calma, tem solução para se tornar coach no Brasil…

Tudo que foi apontado ao longo desse texto tem solução! Se você tem dificuldade em algum desses pontos, pode até ser motivo para não tentar seguir na profissão de coach no Brasil, mas é algo que pode ser revertido com um treinamento eficaz.

Se você gosta de lidar com o público e quer fazer a diferença na vida das pessoas, esse pode sim ser o seu caminho. E, para isso, a SB Coaching oferece o treinamento ideal, de acordo com a área de atuação que você preferir.

Somos uma das maiores empresas de coaching do mundo e os números demonstram o nosso sucesso: formamos mais de 45 mil coaches e atendemos mais de três mil empresas.

Nós oferecemos treinamento de coaching, especializações em coaching, treinamentos de psicologia positiva, dentre outras soluções para os profissionais que desejam se destacar no mercado.

O Personal & Professional Coaching, por exemplo, oferece todo o suporte e treinamento necessário para aqueles que desejam iniciar a sua atuação na profissão da melhor maneira. Por meio dele, é possível:

• Acessar e controlar estados emocionais poderosos;

• Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;

• Superar o medo, a ansiedade e as convicções limitantes;

• Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores;

• Elevar o nível de conquistas, felicidade e plenitude;

• Aumentar a disposição, a energia e a saúde;

• Melhorar os relacionamentos e a comunicação;

• Melhorar resultados financeiros e ter muito mais prosperidade

Clique e saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.