Por que as pessoas precisam de coaching?

coaching empresas
Ao prometer revelar o segredo do êxito pleno, as pessoas, na verdade, ficam sem assimilar como tal processo pode ajudá-las na prática a resolver seus próprios problemas.

Para oferecer coaching nas empresas, o primeiro passo é defini-lo da maneira correta, ou seja, de uma forma que o cliente compreenda sobre o que se trata o serviço. Oferecer coaching como sendo um meio para promover a felicidade e a realização dos indivíduos, alcançando a plenitude do desenvolvimento de seus potenciais, é algo extremamente subjetivo, abstrato e utópico, dificultando o entendimento do contratante.

Ao prometer revelar o segredo do êxito pleno, as pessoas, na verdade, ficam sem assimilar como tal processo pode ajudá-las na prática a resolver seus próprios problemas. Consequentemente, a venda acaba sendo perdida. Por isso, confira algumas dicas para tornar mais fácil a compreensão da necessidade do coaching.



Como descobrir o problema

Você recebe o contato de um interessado que gostaria de informar-se um pouco mais antes de contratá-lo. Em um primeiro momento, antes mesmo de falar sobre o processo, procure saber sobre as necessidades da pessoa. Saiba o que ela pretende, o tipo de problema que precisa resolver, quais prejuízos já teve por não resolver tal problema e se ela se vê continuando do mesmo jeito daqui a seis meses ou um ano.

Essa pesquisa será útil para que haja uma conscientização sobre a situação vivida e que, caso continue sem tomar uma atitude, ela permanecerá pagando um alto preço por essa circunstância. Por outro lado, o coach (profissional) terá informações suficientes sobre o coachee (cliente) e poderá finalmente explicar o que é e como é feito o seu trabalho.

Elaborando uma definição

Formule uma definição de acordo com o contexto do problema apresentado. Para isso, utilize a seguinte estrutura:

1ª parte: (Coaching é o meio para você…) – Essa parte é sempre fixa.

2ª parte: (posicione a meta do cliente) – Aqui você irá direcionar a definição conforme o objetivo de cada contratante e mostrar como o coaching pode auxiliá-lo a resolver um problema e alcançar uma nova situação.

Exemplo: Se a questão relatada está relacionada ao desenvolvimento profissional, você explicará que “Coaching é o meio utilizado para você crescer profissionalmente e aproveitar melhor as oportunidades de trabalho”.

tomar atitude
A definição personalizada ajudará você a mostrar seu trabalho de forma mais adequada e, assim, conquistar cada vez mais.

Esse tipo de apresentação tem efeito porque o cliente perceberá que o seu serviço possui aplicação prática no dia a dia dele, diferentemente da maioria das explicações bonitas e sonhadoras que ele já pode ter ouvido antes, mas que não têm resultado. Dessa forma, a definição personalizada ajudará você a mostrar seu trabalho de forma mais adequada e, assim, conquistar cada vez mais.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.