Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Positive coaching

O coaching é um conjunto de estratégias capaz de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos por meio de um ou mais treinamentos. Através da técnica, são alcançados resultados maiores e melhores, para além das limitações visíveis, rompendo ciclos e inaugurando o autoconhecimento. Mas e quando essa estratégia, já tão poderosa, é aliada com o método do Positive Coaching? Os resultados são ainda melhores!

A diferença do Positive Coaching é que este possui um foco maior no aumento das emoções positivas, na elevação das forças e virtudes e um maior senso de missão e propósito, que são fundamentais para aumentar os nossos recursos internos.

Esse processo, inspirado na psicologia positiva, visa aumentar os níveis de todos os sentimentos positivos que nos conduzem rumo aos nossos objetivos de forma mais fluída e assertiva. Nesse sentido, são estimulados sentimentos como satisfação, bem-estar e felicidade – tudo baseado em metodologias, técnicas e ferramentas conduzidas por um profissional habilitado e que segue métodos científicos comprovados.

Se interessou? Continue lendo para saber mais sobre o curso Positive Coaching, oferecido de forma exclusiva pela SB Coaching!

Coaching e a Psicologia Positiva

Antes de falar mais sobre o curso, vamos falar sobre a psicologia positiva, ramo da psicologia que estuda a felicidade e que baseia o treinamento.

A psicologia tradicional costuma focar no estudo contrário à felicidade: pessoas com problemas psicológicos ou outras questões – e como tratá-las. Então, indo na contramão disso, a psicologia positiva é um campo que examina como pessoas comuns podem se tornar mais felizes e mais satisfeitas.

Essa abordagem estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em pontos fortes no lugar de fraquezas, pensando – como o próprio nome sugere – sempre pelo lado positivo.

A psicologia positiva surgiu com Martin Seligman, um pesquisador com ampla experiência em psicologia. Ele desenvolveu uma teoria de bem-estar chamada de modelo PERMA. Esse modelo compreende cinco elementos:

  • Emoções positivas;
  • Engajamento;
  • Relacionamentos;
  • Significado;
  • Realizações;

Cada um desses elementos tem três propriedades:

  • Contribuem para o bem-estar;
  • As pessoas buscam cada um deles por si mesmas, não apenas para alcançar os outros elementos;
  • Cada um deles é medido e definido independentemente dos outros elementos.

De acordo com técnicas comprovadas cientificamente por diversas instituições de vários países, quanto maior o nível de satisfação e felicidade das pessoas, melhor fica o mundo. Quando um indivíduo está bem, as coisas ao seu redor também melhoram.

No campo profissional, há um crescimento da liderança positiva e centrada que emprega diferentes forças para aumentar a satisfação nas tarefas, na carreira e na vocação.

Além disso, na área pessoal, o processo serve para aumentar o nível dos sentimentos positivos e benéficos à saúde mental, ao focar o aumento de conquistas e realizações. Com isso, ampliam-se os resultados tanto para indivíduos quanto para times ou empresas.

Benefícios do Positive Coaching

Ao realizar um treinamento focado nas emoções positivas, é possível aumentar de forma significativa os recursos internos e potencializar sentimentos como resiliência física, afetiva e cognitiva, ampliando todos os nossos padrões de comportamento e pensamento.

Nas empresas, as pesquisas revelam que o desenvolvimento das emoções positivas traz resultados como:

  • Aumento da produtividade e a performance organizacional;
  • Redução da quantidade de faltas entre colaboradores;
  • Maior flexibilidade criativa e cognitiva;
  • Maior cooperação e colaboração;
  • Aumento considerável das conquistas e realizações de profissionais, líderes e negócios;
  • Desenvolvimento de relacionamentos positivos;
  • Aumento das emoções positivas e o bem-estar de colaboradores;
  • Contribuição para que as pessoas alcancem de forma objetiva e duradoura a satisfação, o bem-estar e a felicidade.

Muita coisa boa, não é mesmo? E para os indivíduos, os resultados também não ficam atrás:

  • Aumento da alegria e emoções positivas;
  • Maior senso de missão e propósito, o que contribui para uma vida mais focada;
  • Conhecimento sobre forças e talentos para promover um desenvolvimento pleno na vida pessoal e profissional;
  • Maior resiliência física, afetiva e cognitiva;
  • Ampliação de padrões de comportamento e de pensamento;
  • Mais saúde física e mental;
  • Mais criatividade;
  • Mais realização profissional;
  • Mais prosperidade;
  • Mais ganhos financeiros e mais, muito mais!

Sobre o curso

Desenvolvido com exclusividade pela SB Coaching, esse treinamento inédito alia o poder do coaching a teorias, conceitos e ferramentas da Psicologia Positiva para promover resultados que vão do aumento da satisfação com a vida e do bem-estar à elevação da performance e do engajamento, da promoção da saúde física e psicológica à redução do estresse, do absenteísmo e do turnover. Ou seja: muita coisa envolvida para ajudar as pessoas a realmente desenvolverem o melhor de si.

Por meio de uma metodologia exclusiva, é possível aprender sobre a importância das emoções positivas e descobrir de que maneira elas podem mudar vidas. Essa consciência transforma qualquer jornada em um caminho de satisfação, tranquilidade e realizações.

Baseado nas recentes descobertas da Psicologia Positiva, o Positive Coaching usa técnicas comprovadas cientificamente por especialistas ligados a algumas das principais universidades do mundo (Harvard, Stanford, Pensilvânia, Yale, Cambridge, dentre muitas outras).

A Metodologia Positive Coaching contribui para que líderes e profissionais em geral possam ampliar o padrão mental, intensificar o uso das forças, elevar a resiliência e uma série de outros benefícios que se traduzem em aumentos expressivos da qualidade de vida e da performance.

Qualidade de vida, produtividade, aumento das competências, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o bem-estar em todos os âmbitos da vida é o desejo de muitas pessoas. Com esse curso, tudo isso pode ficar muito mais próximo.

Confira todo o nosso conteúdo programático e saiba mais sobre o curso.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Motivos para você não se tornar um coach no Brasil!

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.