Prática e teoria diferentes

liderança no trabalho
Um discurso coerente faz toda a diferença nas relações, seja na condução da vida pessoal ou profissional

Muitas pessoas não fazem ideia, mas um discurso coerente faz toda a diferença nas relações, seja na condução da vida pessoal ou profissional. O sucesso ou fracasso de um líder está diretamente relacionado ao nível de coerência de seu discurso. Sem perceber, a capacidade de colocar em prática aquilo que é prometido é avaliada a todo o momento pelo outro. A falta de alinhamento entre o discurso e a ação gera enorme grau de insatisfação e, consequentemente, uma série de problemas, como a irritabilidade e a falta de motivação.



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No ambiente de trabalho, é muito comum haver esse tipo de prática. Funcionários que não cumprem horários e entrega de materiais ou chefes que não agem de acordo com o que falam são motivos suficientes para haver instabilidade nas atividades em equipe. O resultado é uma queda na qualidade da produção e dificuldade de relacionamento com os colegas e os superiores. Quem nunca se sentiu sobrecarregado por ter de conduzir tarefas extras em razão da falta de comprometimento do colega? Ou ainda se viu perdido e irritado com a falta de liderança do chefe?

A incoerência entre o que é falado e o que é executado também aparece na relação com o cliente. Na disputa com a concorrência, muitas empresas criam grandes promessas para atrair a atenção do consumidor. Quantas vezes já não ouvimos um discurso sobre determinado produto ou serviço e na prática a realidade era completamente diferente? É o que acontece, por exemplo, quando companhias telefônicas anunciam serviços com preços supostamente abaixo do mercado, mas, na verdade, o acesso ao desconto supõe a contratação obrigatória de um pacote com outros produtos, que nem sempre são do interesse do cliente.

liderança
Mais do que prometer grandes resultados, é importante ser honesto na hora de divulgar informações

Há ainda os casos de empreendimentos que têm como missão preparar discursos perfeitos, quando muitas vezes apresentam completo despreparo no atendimento ao público ou oferecem produtos que sequer têm em estoque. Posturas como essas podem resultar não só em perda de clientes e vendas, como também na falência da empresa.

Mais do que prometer grandes resultados, é importante ser honesto na hora de divulgar informações, sob o risco de perder a credibilidade. Definir metas, elaborar um planejamento estratégico de atividades e treinar a equipe não serão suficientes se não houver transparência e comprometimento durante a execução das ações. Do contrário, o que se verá são pessoas insatisfeitas, sem a motivação necessária para o exercício da liderança.

Crédito Imagens

http://coworking.sevana.com.br/

http://www.srdp.com.br/

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.