Principais características da gestão de qualidade

gestão estratégica qualidade
A grande novidade dessa gestão é a mudança nas prioridades das instituições.

Para manter-se competitiva e garantir uma boa posição no mercado, toda empresa, hoje em dia, precisa buscar soluções inovadoras e diferenciais eficientes. Com esse objetivo, muitos administradores têm implantado em suas organizações a gestão estratégica da qualidade, que consiste num planejamento mais específico do processo de produção com o intuito de torná-lo mais simples e eficaz.

A grande novidade dessa gestão é a mudança nas prioridades das instituições. Até pouco tempo atrás, só importava o êxito financeiro ao fim da produção, mas, hoje, as empresas buscam analisar e aperfeiçoar todo o processo com a intenção de reduzir custos e impactos provocados ao meio ambiente, ou seja, de produzir mais com menos.


Alguns passos primordiais para o sucesso dessa estratégia são: a definição dos valores e da missão da companhia; a melhoria nas formas de relacionamento com os clientes; os investimentos em comunicação; a boa organização do ambiente de trabalho; e o aperfeiçoamento dos produtos e serviços disponibilizados.

A avaliação da qualidade

A certificação de qualidade, concedida pelos órgãos responsáveis por cada setor, consiste em observar se os requisitos de excelência referentes aos produtos oferecidos pela empresa vêm sendo rigorosamente cumpridos, para assegurar o bom atendimento aos clientes. Para atingir esse objetivo, a administração deve estabelecer normas de adequação e padrões de procedimento a serem seguidos por todos os colaboradores. Isso transmite segurança e credibilidade ao público.

A certificação de qualidade serve tanto como um meio para melhorar a imagem da instituição e conquistar a confiança dos consumidores quanto como ferramenta de redução de custos e de aumento de produtividade. A conquista da certificação se torna ainda um diferencial para o gestor que busca obter avanços em sua carreira profissional.

Para obter um certificado de qualidade, no entanto, pode ser necessária alguma alteração na empresa, seja no modo de desenvolver os produtos, na forma de ofertar os serviços ou nas condições de trabalho dos funcionários. Por isso, é preciso considerar a certificação como um processo contínuo de implementação, que deve estimular boas mudanças no ambiente profissional.

certificado qualidade
É preciso considerar a certificação como um processo contínuo de implementação, que deve estimular boas mudanças no ambiente profissional.

Método eficiente para sua empresa

A atualização do processo de trabalho é primordial para aumentar a eficiência da instituição, tanto em sua produção quanto no relacionamento com o público. Dessa forma, a gestão estratégica de qualidade se mostra como uma forma de atingir essas melhorias, por seu estímulo à produtividade e à inovação.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.