Proatividade: Tudo o que você precisa saber

Com um mercado cada vez mais concorrido, a proatividade é pré-requisito obrigatório em todas as descrições de vagas de emprego. A habilidade de antecipar uma ação ou problema é um diferencial para quem busca ter sucesso na vida.

A boa notícia é que a proatividade não é uma competência nata e pode ser desenvolvida, por meio de atitudes positivas. Neste conteúdo, falaremos sobre como ser mais proativo e quais os benefícios desse comportamento para a vida pessoal e profissional. Acompanhe!

produtividade

Afinal de contas, o que é proatividade?

Proatividade é o comportamento de antecipação e responsabilidade sobre determinada ação, escolha ou resolução de um desafio.

Pessoas proativas são sempre bem-vindas diante dos desafios e problemas pessoais e profissionais, isso porque, seu comportamento proativo permite a identificação antecipada de situações ou problemas que possam surgir no dia a dia.

As principais características de uma pessoa com proatividade são:

Não é à toa que as empresas valorizam tanto colaboradores que demonstram disposição e estão empenhados em trazer novidades e não cumprem somente o que lhe é determinado.

como ter proatividade

Os benefícios da proatividade para a vida pessoal e profissional

Pessoas proativas apresentam alta produção e é, justamente, isto que as companhias buscam no momento das admissões: colaboradores que entreguem bons resultados.

E não é só na vida profissional que a proatividade é fundamental. Pessoas com este perfil estão sempre aptas a encarar novos desafios e mudanças, isso porque, simplesmente, elas fazem as coisas acontecerem e tornam metas em resultados e objetivos em realidade.

Confira alguns benefícios de pessoas proativas:

  • Raramente ficam sem emprego: pessoas proativas têm alta competitividade no mercado de trabalho e, dificilmente, ficam sem emprego, exatamente, porque as organizações estão sempre à procura de profissionais que gostam de encarar desafios e inovar nas soluções.

carreira

  • São destaque no mercado de trabalho: profissionais com proatividade são destaque em suas funções. Isso porque, eles agregam valores à companhia que prestam serviço e sempre são reconhecidos e recompensados por seus resultados.curso de liderança
  • Possuem uma carreira promissora: pessoas com proatividade possuem maior probabilidade de uma carreira promissora. Como são notadas por sua eficiência e resultados, sempre surgem propostas de aumentos salariais, ascensão a cargos melhores e também novas oportunidades de emprego.

carreira

gestão de tempo

  • São mais realizadas e felizes: os proativos têm mais satisfação na vida, porque não são acomodados e buscam sempre evolução. São determinados e estão sempre motivados na busca de seus objetivos.

felicidade

Como aumentar a produtividade?

Quando se trata de aumentar a produtividade é preciso mencionar maneiras de atingir objetivos, realizar metas, maximizar resultados, utilizando poucos recursos.

Para ter produtividade, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, você deverá desenvolver competências para eliminar as ações que consomem recursos desnecessários.

Para isso, é preciso que haja interesse em desenvolver a proatividade, afinal de contas, a identificação antecipada de determinadas situações não surge do nada. Assim, para que haja a mudança de comportamento, é importante estar atento a essas dicas:

equipes

Faça sempre o melhor e tome a iniciativa

Ser proativo significa tomar a frente e propor soluções por si próprio e não seguir ordens. Assim, ao invés de fazer bem feito o que esperam que faça, vá além e dê o melhor de si, mesmo que ninguém tenha solicitado.

Procure por oportunidades que o ajudem a evoluir e esteja sempre aberto a sugestões e atento às novidades que possam otimizar processos no dia a dia. Escolha agir, não tenha medo de correr riscos, exponha suas ideias e opiniões, e não se iniba quando elas forem vetadas. Encare tudo como aprendizado

cursos de liderança

Nunca se acomode, esteja atento a todas as oportunidades!

Um proativo é uma pessoa eficiente e está sempre antenada às tendências e oportunidades para inovar. Por isso, nunca se deixe levar pela acomodação.

Não tenha medo de mudanças e de enfrentar problemas e conflitos. Quanto mais buscar informações e adquirir novas experiências, mais preparado estará para encarar desafios de forma eficaz.

proatividade

Esteja atento ao futuro

A qualificação aliada à proatividade torna-se um diferencial quase imbatível para o sucesso. Não é à toa que as empresas com plano de carreira para os funcionários investem em candidatos com esse perfil.

Sabendo disso, planeje iniciativas que demonstrem o interesse em conquistar um crescimento pessoal e coletivo. Lembre-se que pensamentos bem-intencionados são sempre valorizados e que a proatividade pode ser adquirida, basta estimular o seu potencial.

estratégia

Ser proativo não é ser prepotente

Tome muito cuidado para não abraçar o mundo e querer resolver tudo sozinho, achando que isso é proatividade. Ser proativo não significa passar por cima de pessoas, ordens e decisões.

Desrespeitar as regras da empresa para sair à frente em relação aos demais não é a maneira correta de mostrar serviço. É possível dar o máximo de si agindo com moderação. A iniciativa proativa deve estimular os outros para que o trabalho em grupo ganhe força e não gere um sentimento de desconforto entre os membros da equipe.

proativo

Motive a si mesmo e aos que estão ao seu redor

motivação é fundamental para desenvolver ideias novas e alcançar objetivos. Lembre-se, pessoas proativas são movidas por desafios.

Tenha iniciativas próprias e seja dinâmico, essas são atitudes contagiantes que propiciam a motivação no trabalho em equipe, ampliam o nível de produção e, consequentemente, os resultados e o seu crescimento profissional.

Liderança Positiva a chave do sucesso organizacional

Como o coaching pode ajudar a desenvolver proatividade

O processo de coaching contribui para o aumento da produtividade tanto das atividades profissionais, quanto pessoais. Por meio de técnicas e ferramentas, o coaching auxilia o desenvolvimento de atitudes e mudanças de comportamento proativas.

Com a metodologia do coaching é possível trabalhar habilidades fundamentais e estratégias para o aumento de proatividade de forma significativa, como:

aposte em crescer

Assim, as habilidades e competências desenvolvidas graças ao processo de coaching  aumentam e as possibilidades de sucesso de pessoas, equipes e empresas, pois elas passam a produzir mais e com melhor qualidade.

Veja aqui quais soluções podem ser úteis para que você possa se desenvolver e alcançar resultados inigualáveis.

Quer saber mais sobre produtividade? Assine a nossa newletter e receba conteúdos exclusivos toda semana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.