Profissionais Neutros – Um problema e não uma solução

profissional em cima do muro
Ser um profissional neutro não é solução

Atualmente o patrimônio mais valioso de uma empresa é o seu capital intelectual. Isso porque são as pessoas que impulsionam os processos produtivos e garantem a lucratividade e a sobrevivência do empreendimento.

Os funcionários de uma organização podem ser divididos em três grupos com aspectos distintos: os bons (que estão sempre dispostos a fazer o melhor pela equipe e pela empresa), os ruins (que nunca estão satisfeitos e só vêm defeitos dentro da organização) e os bonzinhos (que não assumem nenhuma dessas duas posições e permanecem omissos no ambiente de trabalho). Cada segmento apresenta características próprias, que podem contribuir de modo positivo ou negativo para a trajetória desses profissionais dentro da empresa. Conheça melhor cada perfil de colaborador:

Os bons

Os funcionários bons são capazes de desenvolver suas habilidades, sem passar por cima das outras pessoas. Eles são comunicativos, simpáticos e conseguem assumir uma posição e demonstrar sua opinião em relação a determinados assuntos sem agressividade. Esse tipo de colaborador está sempre inovando e aprendendo sobre a área em que trabalha, ajuda e ensina os colegas e é exemplo de eficiência no emprego.
Os ruins

Os profissionais ruins são aqueles que se preocupam mais em criticar do que em contribuir para o crescimento da empresa. Estão sempre falando mal dos colegas, do chefe e das tarefas que precisam executar. São indivíduos que não têm disposição para ensinar os companheiros de equipe e que dificilmente executam as atividades com a qualidade necessária.

profissional neutro
Não confunda o bom profissional com o profissional “bonzinho”

Os bonzinhos

Esse grupo é formado pelos profissionais neutros, aqueles que ouvem e não opinam, que sempre concordam com o que as outras pessoas dizem ou fazem; que não gostam de aparecer, que evitam mostrar quando fazem algo de bom pela empresa e que não entram em discussões por medo de criar discórdias.

Infelizmente tais características fazem a carreira profissional desses colaboradores permanecer estagnada. É raro um bonzinho conquistar uma posição de destaque dentro da empresa, afinal, ele não consegue impor-se ambiente de trabalho e aceita qualquer coisa como recompensa pelo serviço prestado.

Como deixar de ser o bonzinho?

Para sair do estado de bondade máxima e obter sucesso profissional é preciso desenvolver, acima de tudo, a autoestima. Procure descobrir as suas melhores características e habilidades e empenhe-se em aprimorá-las dia após dia. Mostre sua opinião sobre determinados assuntos e exponha o seu ponto de vista, com educação, mas, sem medo do julgamento das outras pessoas. Com respeito, seja firme quando for necessário e diga não quando algo for desagradável.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.