O profissional de sustentabilidade

A palavra “sustentabilidade” tem se destacado cada vez mais nos últimos anos. Pouco a pouco, a preocupação com a natureza e o uso responsável dos recursos existentes ganha força no ambiente corporativo. Mas, apesar do termo estar na moda, nem sempre ele é empregado de modo correto. Em muitos casos, o conceito fica apenas no discurso e deixa a desejar na hora da prática.

Nas empresas


É neste contexto que surge um elemento fundamental nas empresas compromissadas com um novo tipo de gestão: o profissional de sustentabilidade. Com um perfil comportamental diferenciado e uma visão ampla do mundo dos negócios, seu papel é promover uma verdadeira mudança de paradigma, onde os aspectos econômicos, sociais e ambientais se integram e são administrados de maneira harmônica.

Para tanto, é preciso que as organizações se alinhem ao conceito de desenvolvimento voltado para a preservação dos recursos naturais e façam também adaptações em pontos estruturantes, como missão, visão e valores. Uma postura ainda pouco compartilhada, mas que já começa a conquistar mais adeptos e é vista por muitos como essencial nos dias de hoje.

Afinal, ter um colaborador multidisciplinar, que busca interagir com todos os setores, possui visão de futuro e é focado em projetos e ações com resultados significantes para a imagem do empreendimento e para a sociedade, tem-se mostrado, dia após dia, um investimento fundamental.

caneta gráficos
Ter experiência com projetos de responsabilidade social é um dos requisitos para quem pretende ingressar na carreira.

Qualificação

Não à toa, a procura por este tipo de profissional está em ascensão e cursos e palestras já contam com uma agenda extensa para atender a demanda de interessados. Diante deste cenário, ter experiência com projetos de responsabilidade social é um dos requisitos para quem pretende ingressar na carreira. Possuir um diploma de ensino superior em área correlata somada a alguma qualificação técnica ou capacitação específica para o setor também é importante e pode ser o diferencial na hora da contratação. Neste quesito, as opções são as mais diversas e o público-alvo varia entre administradores, economistas, comunicólogos, cientistas ambientais e demais cargos afins.

Algumas instituições de ensino oferecem cursos técnicos e pós-graduação na área. Entre as alternativas, estão programas de curta duração como Engajamento com Stakeholders e Diretrizes sobre Responsabilidade Social, mas também há opções com maior carga horária, a exemplo do MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis e do mestrado em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade. Cada uma possui suas particularidades na grade de disciplinas, mas todas elas propiciam a chance de investir em desenvolvimento e treinamento para se alinhar ao perfil do profissional do futuro.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.