Mudanças precisam de uma revolução! Qual é a sua?

Propósito e mudança de vida

Encontrar um propósito para se ter uma mudança de vida, esse costuma ser o pensamento que permeia a mente daqueles que desejam uma revolução profissional, para que assim possam agir conforme aquilo que acreditam e ser quem sempre desejaram, encontrando prosperidade tanto com seu emprego quanto na sua vida pessoal.

De acordo com o Dicionário Michaelis, propósito significa:

1. Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade;

2. Decisão após consideração e várias possibilidades; deliberação, resolução;

3. Objeto que se tem em vista; meta, mira;

4. Bom senso; juízo, prudência, tino.

Com esse significado, fica fácil entender por que ter o seu propósito mapeado pode fazer toda a diferença na sua vida. Tê-lo em mente é o que te fará acordar todas as manhãs, encarando a sua missão no mundo com foco e disciplina.

Por que ter um propósito?

Todos nós devemos manter um propósito profissional e de vida. Como dissemos acima, é como ter uma missão de vida, um motivo para acordar e viver a sua melhor versão, deixando de ser um alguém que vive à deriva, sem rumo.

A falta de propósito pode levar a vários males, entre eles o desânimo, a ansiedade e até mesmo a depressão. Cada vez mais corriqueiras, as doenças psicológicas são conhecidas como o mal do século. Se você não quer fazer parte dessa estatística, é preciso encontrar um sentido maior, uma motivação.

E, quando falamos de propósito profissional, vale ressaltar que ele é muito importante – afinal, nossos trabalhos tomam boa parte de nossas vidas e sentir essa falta de rumo pode ser um problema e tanto.

No geral, pessoas sem propósito estão constantemente insatisfeitas consigo mesmas e com o mundo, sempre em busca de algo que nunca vão alcançar, pois mal sabem o que desejam da vida. Você não quer isso, não é mesmo?

Como definir meu propósito?

Pergunte-se: onde você quer chegar? O que você mais almeja para a sua vida pessoal e profissional?

Não existe uma fórmula definitiva, essa é uma questão muito pessoal e subjetiva, que cada pessoa, em seu interior, descobrirá.

Buscando o autoconhecimento, ficará mais fácil descobri-lo.

Antes de tudo: quem é você?

Como já dito acima, o seu propósito é parte de você, de quem você é. Mas, para encontra-lo, é preciso saber sobre você mesmo, entender a sua verdadeira essência, sem todos aqueles condicionamentos e limitações que nos colocamos ao longo da vida.

E a melhor maneira de abandonar todas as máscaras e se enxergar de verdade, descobrindo qual o seu grande propósito, é por meio de práticas de autoconhecimento.

Existem hoje diversas práticas para se conhecer de verdade: meditação, terapia e até mesmo coaching voltado para esta finalidade. Escolha a que melhor se aplica à sua realidade e se conheça. É libertador!

Propósito e mudança de vida: quais são seus dons e talentos?

Ao se conhecer, você também descobre sobre seus dons e talentos especiais, aquilo que sabe fazer de melhor e quer compartilhar com o mundo.

Talvez você já saiba sobre seus dons desde sempre, talvez ainda tenha que decifrá-los. Mas uma vez descobertos, seu trabalho é aprimorá-los, para poder integrá-los no seu propósito.

No âmbito da profissão, entender essa questão é muito importante, pois vai definir aquilo que mais sabe fazer e como isso fará parte do seu propósito profissional.

Questione-se

No processo de autoconhecimento e descoberta do seu propósito, questionar-se é parte essencial. Muitas vezes, a resposta já está dentro de você, só é preciso saber como enxergar.

Por isso tire um momento só seu e, em silencio, questione-se:

  • O que você realmente quer para a sua vida?
  • O que você precisa fazer da sua vida para sentir que ela realmente valeu a pena?
  • O que te fará sentir orgulho ao realizar?

No sentido profissional, você pode se questionar com as seguintes perguntas:

  • O que eu faço bem?
  • O que eu amo fazer?
  • O que o mundo precisa?
  • Esse trabalho pode ser pago?

Tendo essas respostas, é muito importante alinhar o seu propósito de vida com o seu propósito profissional, pois ambos devem caminhar juntos e te levar ao mesmo caminho: o da auto-realização.

Não se paralise

O seu propósito e mudança de vida não vai cairão do céu. Você precisa estar em movimento, em constante questionamento, em uma busca por autoconhecimento e com um direcionamento na sua vida para poder encontrá-lo.

É preciso, como o título desse artigo sugere, realizar uma verdadeira revolução – que posteriormente trará uma mudança significativa para sua vida, trazendo mais felicidade e harmonia em todos os âmbitos. Afinal, caminhar de acordo com os nossos propósitos e saber que estamos fazendo o possível para que ele seja alcançado é essencial para o nosso bem-estar.

E você, já sabe por onde iniciar a sua jornada em busca dos seus propósitos?

Sobre a SB Coaching

A SB Coaching é uma das maiores empresas do segmento no mundo, é líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance.

Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, contribuímos para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.

Os números demonstram o sucesso: formação de mais de 35 mil coaches e atendimento de mais de três mil empresas.

Clique e saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Demonstrações físicas de afeto: Como a falta dessas demonstrações pode prejudicar o seu bem-estar na pandemia

Dia da Terra, biofilia e saúde

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.