Psicologia e Coaching – Auxiliando na Motivação

A Psicologia da Motivação permite compreender de que modo os indivíduos sentem-se motivados ou não à ação, por meio da análise do comportamento humano. Esse estudo, que liga motivação à psicologia, pode ser aplicado em diversas áreas e é comumente empregado no ambiente de trabalho a fim de proporcionar um maior desempenho do negócio, com base no entendimento sobre o comportamento dos colaboradores.

O Coaching é um processo multidisciplinar e cientificamente validado que envolve diversas ciências (Psicologia, Sociologia, Filosofia, Neurociências etc.) e ainda ferramentas das áreas de Administração de Empresas, de Gestão de Recursos Humanos e de Planejamento Estratégico. Ele é desenvolvido a partir de uma metodologia de aplicação imediata que apresenta resultados práticos e eficientes.

Juntos, a Psicologia da Motivação e o Coaching, aprimoram o comportamento humano, para que o indivíduo se torne uma pessoa mais produtiva, resiliente e motivada. O resultado dessa união é o aumento de resultados pessoais e profissionais, garantindo mais satisfação e realização em todos os aspectos da vida.

Psicologia da Motivação – Por que algumas pessoas são mais motivadas que outras?

A personalidade de cada pessoa é formada em função das experiências individuais. Por isso, cada um tem uma maneira de encarar a realidade e responder aos estímulos internos e externos, condição que influencia diretamente na motivação individual.

Quais são as razões da motivação?

As motivações humanas costumam ser explicadas segundo as perspectivas do impulso e da atração. No primeiro caso, as motivações estão baseadas em fatores externos e costumam ser resultado dos instintos naturais. Já a motivação por atração está relacionada aos estímulos internos, que variam de pessoa para pessoa, segundo as expectativas que cada indivíduo tem em relação à vida.

Não há dúvidas de que a motivação dos funcionários é elemento fundamental para o sucesso de uma organização. Afinal, quanto mais motivada mais produtiva a pessoa se torna. Mas, se este é um processo interno, como os líderes de uma empresa podem influenciar a motivação de seus colaboradores?

equipe motivada sucesso
A motivação dos funcionários é elemento fundamental para o sucesso de uma organização

Bem-estar: fator que gera resultados

A Psicologia da Motivação, que sofreu grande influência do Hedonismo, explica que a busca do ser humano pelo bem-estar é constante e faz parte da cultura de todas as civilizações. Partindo desse princípio, fica claro que, para motivar os colaboradores, a organização precisa preocupar-se em promover o bem-estar deles.

Mais do que isso, as empresas precisam desenvolver um ambiente propício para que os colaboradores desempenhem em seu máximo potencial, inspirando outras pessoas e alcançando as metas estipuladas. Com o coaching, tudo isso se torna possível.

Em uma empresa, a motivação extrínseca (por impulso) pode ser incentivada a partir do atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, o que inclui necessidades fisiológicas e de segurança. E a intrínseca (por atração), que abrange o atendimento de necessidades sociais, de autoestima e de autorrealização, pode ser sanada por meio de processos que desenvolvem o aperfeiçoamento de talentos/competências, como o coaching.

Por que é importante gerar motivação na minha equipe?

A motivação é uma mola propulsora que estimula o ser humano a agir em favor de um objetivo, seja ele individual ou coletivo. Por isso, em um ambiente organizacional, ela é fundamental para a conquista das metas estabelecidas pela empresa e na busca por resultados cada vez melhores.

Como o coaching pode gerar motivação em meu time?

Por meio de uma metodologia pragmática, o coaching possibilita que o profissional desempenhe em alta performance e responda positivamente aos estímulos motivacionais, os quais são resultados da união dessas duas vertentes recorrentes no mundo corporativo. Como processo que visa ampliar o desempenho de um indivíduo, time ou empresa, o coaching contribui para a compreensão dos fatores que estimulam a pessoa a trabalhar por metas, colaborando também para o alcance de resultados mais positivos.

Quer saber tudo sobre coaching para ampliar os seus resultados e de seus colaboradores? Entre em contato com a SBCoaching e conheça nossos cursos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Os benefícios de aprender a se colocar no lugar do outro

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Como identificar e prevenir o esgotamento mental

Cinco dicas práticas de como vencer a timidez

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.