Psicologia Positiva- Conheça algumas técnicas para melhorar a sua vida

Psicologia Positiva

“A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe.”

(Ivan Turgenev)

Psicologia Positiva

A psicologia positiva é o caminho ideal para você identificar suas forças, virtudes e valores. Conhecida como a Ciência da Felicidade, ela traz um novo enfoque científico para o funcionamento positivo do ser humano e o caminho para quem quer desfrutar de uma vida plena, significativa e feliz.

A psicologia positiva explora três níveis de estudo. O primeiro é o de experiências subjetivas, que abarca benefícios relativos a bem-estar, satisfação, esperança e otimismo, flow e felicidade.

O segundo nível promove melhorias em habilidades interpessoais, sensibilidade estética, perseverança, perdão, espiritualidade e capacidade de amar.

O terceiro nível, o das instituições, estimula virtudes cívicas, referentes à cidadania, como responsabilidade, altruísmo, tolerância e ética no trabalho.

O florescimento decorre desses três níveis, que, juntos, promovem o bem-estar dos indivíduos. Florescer propicia um grau maior de criatividade e uma mente mais resistente às adversidades cotidianas, além de um sistema imunológico mais eficiente; elementos, que, combinados, constroem o conceito de resiliência (a capacidade de enfrentar os desafios da vida sem perder a integridade). Aqueles que florescem ainda conseguem alcançar uma renda mais elevada em suas profissões e têm condições de alavancar também o florescimento de suas comunidades, escolas, empresas e instituições.

Mas, como florescer?

Existem algumas formas muito simples, mas poderosas, para você florescer. Deixaremos aqui alguns exemplos para você utilizar, mas antes, gostaríamos de apresentar o Happiness Studies, um treinamento 100% online, criado pelo Dr. Tal Ben-Shahar, conhecido mundialmente como “Dr. Felicidade”, por ser referência global em Psicologia Positiva.

Confira a entrevista que a nossa presidente, Flora Victoria, fez com Tal Ben-Shahar no World Happiness Summit:

Em uma versão exclusiva da SBCoaching com tradução em português, o Happiness Studies tem o propósito de melhorar a vida de indivíduos e organizações para criar um mundo mais feliz e próspero.

Quero Saber Mais

*Esta é uma parceria exclusiva da SBCOACHING, por isso, você poderá se inscrever no Happiness Studies com uma CONDIÇÃO DE PAGAMENTO ESPECIAL, utilizando o CÓDIGO DE DESCONTO SBC30

 

 

Técnicas para você florescer aplicando a Psicologia Positiva em sua vida

A colheita é sempre maior do que a semeadura. O fruto que se colhe é sempre maior do que a semente que se plantou.

(Gustavo Lacerda)

Algumas pessoas desejam ter mais saúde e disposição, outras, mais relações saudáveis, mas todas gostariam de aumentar a sua satisfação com a vida, atingindo a realização plena. Se este é o seu objetivo, conheça algumas formas práticas de despertar o seu florescimento através da Psicologia Positiva:

  • Escreva uma carta de gratidão: pense em uma pessoa que é muito importante para você, alguém que fez ou faz a diferença em sua vida. Então, reflita sobre tudo que deseja dizer a ela, sem poupar palavras ou sentimentos.
    Se possível, entregue a carta pessoalmente. Assim, você despertará a gratidão, além de deixar a outra pessoa feliz com o seu relato, fazendo com que ela se sinta especial para você.
  • Confie mais em sua capacidade: você já refletiu sobre como você se enxerga? Olhe para dentro e avalie, de forma honesta, como você se sente sobre si mesmo. Lembre-se de todas as suas conquistas e também de suas batalhas. Assim, você será capaz de perceber o quanto amadureceu e também o quanto é capaz de ir muito mais longe.
  • Pratique o bom humor: você sabia que sorrir faz bem? Afinal, o riso é capaz de liberar serotonina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar. Por isso, pratique o bom humor, não só para contagiar positivamente quem está ao seu redor, mas também para que você se sinta melhor.
  • Faça uma lista com aquilo que motiva sua gratidão: anote em uma lista tudo aquilo que te motiva a ser uma pessoa mais otimista e grata. Avalie cada um dos itens e reflita sobre como eles despertam o melhor em você. De preferência, deixe a lista bem visível, em algum lugar que você olhe frequentemente. Assim, mesmo nos momentos de tristeza ou dificuldade, você ganhará um incentivo para seguir em frente.
  • Seja gentil: há diversas formas de praticar a gentileza como, por exemplo, oferecer o seu assento no transporte público para outra pessoa, doar uma roupa que você não usa mais para um morador de rua, elogiar o trabalho de alguém ou contribuir com uma causa social.
  • Descubra suas habilidades: você já parou para pensar em quais são as suas habilidades? A sugestão aqui é que você perceba o que realmente faz de melhor, considerando as suas melhores competências para que, então, seja capaz de valorizá-las. Assim, você será capaz de não só aperfeiçoar aquilo que já existe de melhor em você, mas também de aumentar a sua autoconfiança.
  • Aprecie e valorize os detalhes: observe as flores pelas quais você passa no caminho do trabalho. Olhe com mais cuidado e atenção para a pessoa que está ao seu lado, enxergando as suas qualidades. Viva o momento presente e perceba como você pode torná-lo mais especial, com pequenos detalhes. Afinal, devemos ser felizes todos os dias, por isso, aproveite para extrair de cada coisa o que ela oferece de melhor.
  • Fique próximo de pessoas positivas: é muito mais fácil se manter otimista quando você está rodeado de pessoas positivas. Afinal, a positividade contagia o ambiente.

Em suma, é importante florescer porque assim você passa a ter mais foco no presente e ser mais consciente de suas emoções. Além disso, você se torna mais autocontrolado, flexível, produtivo e empático.

Psicologia Positiva

Agora, gostaríamos de saber: o que você tem feito para despertar o seu florescimento?

Se você precisa de um incentivo para que isso aconteça, adquira agora mesmo o Happiness Studies para ter uma vida mais plena e cheia de propósito! Mas corra, afinal o último treinamento do ano acontecerá no dia 07 de outubro.

Quero Me Inscrever

*Utilize o código de desconto SBC30

Veja como este programa pode te ajudar:

  • Se você é coach, você saberá como ajudar seus coachees a serem mais felizes, além de adquirir técnicas para deixá-los mais receptivos às mudanças.
  • Se você é terapeuta, além de conseguir deixar seus clientes mais felizes, você também será capaz de contribuir com o aumento da resiliência e da capacidade de superar dificuldades.
  • Se você é gestor, você conhecerá as melhores ferramentas para aumentar os níveis de bem-estar na organização, maximizando a produtividade, a criatividade e a retenção.
  • Se você é professor, você descobrirá como ajudar seus alunos a levar vidas mais saudáveis e felizes, melhorando o desempenho escolar.
  • Se você é consultor, você conhecerá técnicas para trazer à tona o que há de melhor em indivíduos, equipes e organizações.
  • Se você é pai/mãe e/ou cônjuge/parceiro(a), você aprenderá a despertar o melhor em você mesmo e também em sua família, cultivando relacionamentos mais positivos, saudáveis e autênticos.

Você ainda não se decidiu? Então aproveite agora esta oportunidade exclusiva: acesse, gratuitamente, a primeira aula deste programa. Clique aqui.

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Fique por dentro de tudo o que rolou no IV Congresso Internacional da Felicidade

Seja um profissional assertivo

5 livros para você ler até o fim do ano

Flora Victoria à Revista Psiquê | Ações virtuosas e filantropia

Amadurecimento: significado, benefícios e como alcançar o seu

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.