Psicologia Positiva: Técnicas e Exercícios Para Mudar Sua Vida

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Quem busca evoluir em suas atitudes e ter uma nova visão sobre a vida, tem na psicologia positiva técnicas capazes de promover resultados assertivos.

Essa é a metodologia ideal para encarar os desafios como oportunidades e demonstrar otimismo no dia a dia.

Vai em sentido totalmente oposto ao daquela nociva ideia de que tudo está sempre prestes a dar errado.

Sabe a popular Lei de Murphy, que nos leva a acreditar que, se algo pode ocorrer mal, fatalmente assim será? Ela é um obstáculo que precisa ser eliminado.

Há quem esteja sempre preso na angústia de não dar certo, de ver um problema em cada detalhe.

Mas como alcançar o mínimo de bem-estar quando cada minuto que passa – e todos aqueles que ainda estão por vir – é encarado de uma forma negativa?

Se toda essa apresentação inicial faz sentido para você e há o desejo real de promover uma mudança, então, aproveite a leitura.

Venha com a gente descobrir algumas técnicas da Psicologia Positiva para o seu dia a dia.

É hora de passar a ver a vida como uma chance permanente de ser e fazer melhor.

Vamos começar?.

O que é Psicologia Positiva?

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Vamos começar pelo básico: a compreensão sobre o conceito de Psicologia Positiva.

Todo mundo vive na busca constante pela chamada felicidade, um estado de bem-estar que não encontra uma definição exata. Ela é única para cada indivíduo.

Acontece que, historicamente, o campo da Psicologia sempre esteve muito mais focado em tentar entender as doenças e desordens relacionadas à mente humana.

A Psicologia Positiva surge, justamente, da percepção de que era preciso mudar esse ciclo.

Não que ela negue a importância de entender os males que afligem o indivíduo.

A interpretação aqui é de que, a partir da observação dos aspectos e comportamentos positivos, se torna possível promover novas perspectivas.

Assim, em resumo, a Psicologia Positiva e seus adeptos se dedicam a compreender como a felicidade pode ser não apenas despertada, mas também mantida.

É uma busca que segue a premissa de oferecer mais qualidade de vida a partir do modo como cada ser humano lida com as suas próprias emoções.

É um estudo focado no pensamento otimista e suas influências.

A origem da Psicologia Positiva

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O uso do termo Psicologia Positiva não é exatamente novo.

Ainda em 1954, Abraham Maslow aborda a questão em seu livro A theory for Human Motivation.

Na obra, ele dedica um capítulo inteiro para falar sobre a necessidade de a Psicologia se dedicar ao estudo das virtudes humanas, as quais seriam fundamentais para chegarmos a um estágio mais pleno e de felicidade.

No entanto, ela só passa a ser encarada como uma área da própria Psicologia no final da década de 1990 – mais precisamente, em 1998.

Foi quando Martin Seligman trouxe o assunto à tona em seu discurso de posse como presidente da Sociedade Americana de Psicologia.

Não por acaso, ele é considerado o pai da Psicologia Positiva.

Seu livro, Felicidade Autêntica, inclusive, é encarado como um marco para o desenvolvimento dessa corrente.

Mas Seligman nem sempre teve sua trajetória ligada à visão de que era preciso focar esforços no entendimento de atitudes e comportamentos positivos. Durante muito tempo, o autor se dedicou ao estudo de desordens mentais.

Foi essa vivência que o permitiu enxergar a necessidade de uma alternativa na forma como a mente humana era encarada.

Desde então, sua defesa é de que a felicidade deve ser cultivada diariamente, a partir de uma visão mais positiva da vida.

Que tal se permitir a essa mesma mudança de perspectiva?

Principais objetivos do uso da Psicologia Positiva

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Quando falamos em adotar uma postura mais simpática e para frente diante da vida, não se trata apenas de uma noção superficial.

A Psicologia Positiva busca auxiliar o indivíduo no desenvolvimento e potencialização de suas habilidades.

E isso não vale apenas para o âmbito pessoal.

Não por acaso, cada vez mais gestores têm se dedicado a adotar os preceitos de Seligman dentro de suas empresas.

Nesse caso, o objetivo é deixar de lado aquela concepção sempre focada nos pontos fracos de cada funcionário e encontrar formas de potencializar seus talentos e virtudes.

Trata-se de criar um realmente saudável, no qual todos possam se sentir motivados, ao mesmo tempo em que tenham liberdade para ir além, pensar de maneira criativa e buscar novas soluções.

Na medida em que cada indivíduo consegue explorar o melhor de suas competências, o impacto aparece na produtividade do negócio.

Além disso, no lugar de forçar que uma pessoa desenvolva habilidades que nada tem a ver com o seu perfil, adotar a Psicologia Positiva e o seu modelo de trabalho também permite dar uma chance para que cada um trabalhe naquilo que melhor desempenha.

Ou seja, significa também otimizar recursos.

No fim de contas, os resultados alcançados beneficiam colaboradores e o próprio negócio.

O objetivo final de todo o processo é oferecer bem-estar e proporcionar mais qualidade de vida para todos aqueles que se envolvem nesse ciclo.

A relação entre gratidão, Psicologia Positiva e felicidade

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Entre a rotina corrida e a falta de tempo, é comum que tenhamos dificuldade em reconhecer as pequenas conquistas. Mais do que isso, sermos gratos por elas.

Quando isso acontece, tudo que alcançamos e nos transformamos ao longo dos anos parece insuficiente.

E aí, queremos férias em um lugar paradisíaco, um aumento que dobre o salário ou a conquista de um prêmio internacional.

Quando as grandes conquistas aparecem, ser grato parece simples, surge como algo natural.

O difícil é fazer o mesmo quando a vida não vai exatamente da maneira como esperávamos.

O que nem todos sabem é expressar gratidão possui uma relação direta com a felicidade que alcançamos.

E não somos nós que estamos dizendo, mas a própria teoria da Psicologia Positiva.

Em seu livro Florescer, Martin Seligman convida o leitor a um exercício para ter mais felicidade: escrever uma carta de gratidão.

Basta pensar em uma ou mais pessoas que tenham feito a diferença em algum momento de sua vida, mas que você nunca chegou a agradecer de maneira apropriada.

Mas, afinal, por que ser grato pode nos ajudar a também desenvolver uma realidade mais feliz?

Isso acontece por um motivo simples: a gratidão é capaz de nos inundar com um sentimento positivo, normalmente ligado a uma lembrança positiva.

Aos poucos, somos capazes de mudar o foco e enxergar que, apesar de todas as dificuldades e obstáculos que a vida traz, sempre há algo bom a acreditar.

Aliás, até mesmo essas barreiras todas podem ser vistas como oportunidades para alterarmos a rota.

Ou seja, você é capaz de encontrar bem-estar e felicidade em cada momento, por mais banal que pareça.

Psicoterapia positiva

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Como o próprio nome já sugere, esse tipo de terapia faz uso de preceitos da Psicologia Positiva.

O grande objetivo é dar apoio para que os pacientes possam experienciar emoções positivas.

Ou seja, seu foco não é exatamente nos sentimentos depressivos do indivíduo, mas sim em formas de despertar felicidade e gratidão, além de esperança em relação ao futuro.

Tudo isso por meio de técnicas científicas, é claro.

Outro ponto fundamental é o processo de ajudar o paciente a descobrir suas melhores qualidades e competências, melhorando a autoestima e oferecendo a ele novas perspectivas.

A psicoterapia positiva também pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas, como a própria psicoterapia tradicional.

Técnicas para aplicar a Psicologia Positiva em sua vida

Depois de percorrermos um longo caminho por entre conceitos e possibilidades, chegou a hora de abordarmos alguns exercícios de Psicologia Positiva e técnicas na prática.

São sugestões para que você possa adotar uma postura mais otimista diante da vida e chegar ao tão sonhado estado de bem-estar – é por aí que a felicidade mora, vale dizer.

Aceita o desafio? Então, veja por onde começar.

Escreva uma carta de gratidão

Se essa é a dica de Martin Seligman em um de seus livros, que tal começar por aqui?

Vamos lá, não tenha vergonha de dar esse primeiro passo.

Pense em três pessoas que, seja pelo motivo que for, fizeram a diferença em sua vida.

Agora, é a hora de parar e refletir sobre tudo que deseja dizer a ela.

Não poupe palavras e nem tente esconder seus sentimentos.

O objetivo é, justamente, deixar que a gratidão circule. Faça com que essa pessoa saiba que ela é especial para você.

Depois que tiver escrito cada uma das cartas, aproveite e faça a entrega pessoalmente.

Uma boa ideia pode ser instigar que cada carta recebida motive outras entregues, como uma corrente.

Claro, não seja como aquele chato no grupo de WhatsApp da família. Ninguém é obrigado a nada, e a experiência deve ser natural.

Confie mais em sua capacidade

Sabe aquela busca diária por fazer com que alguém nos note e perceba as nossas qualidades? Pois é, talvez você esteja começando pela ponta inversa.

Já parou em frente ao espelho e avaliou como você se enxerga?

Não, não estamos falando apenas da aparência, da parte física.

Olhe para dentro e tente entender quem é essa pessoa e como você se sente em relação a ela.

Relacione e reflita sobre tudo que já realizou, suas batalhas e conquistas.

Você não teria chegado até aqui se não fosse capaz.

Por isso, talvez esteja faltando uma dose extra de autoconfiança e de otimismo.

Sim, você pode. Não deixe de acreditar jamais.

Pratique o bom humor

Tire a expressão carregada do rosto e dê espaço a um belo sorriso.

Faça isso todos os dias, a cada nova oportunidade.

Claro, qualquer pessoa tem momentos de tristeza, nos quais mostrar ao mundo os dentes não parece uma opção – e tudo bem.

O objetivo aqui é incentivar que você possa valorizar o que há de melhor na sua rotina e permitir que o seu humor seja leve, um reflexo do otimismo e da gratidão que, aos poucos, tomam conta de você.

É um exercício diário e, garantimos, contagiante. Aprenda até mesmo a rir de você.

Faça uma lista com aquilo que motiva sua gratidão

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Saiba exatamente aquilo que motiva a ser uma pessoa mais positiva e agradecida pela vida.

Anotar em uma lista, item por item, pode ajudar.

Não há limite para o número de situações ou mesmo pessoas escolhidas.

O importante é avaliar bem cada um deles e entender por que despertam o melhor de você.

Aproveite para deixar a lista bem visível ou em algum lugar que você olhe com frequência.

A ideia é que ela seja capaz de, mesmo naqueles momentos de dificuldade, lembrar você que é preciso manter o otimismo inabalável.

Seja gentil com um desconhecido

Sabe aquela pessoa que parou você na rua para pedir uma informação ou que estava carregada de sacolas no ônibus que você pegou ao fim do dia?

Faça o exercício de ser gentil e oferecer o seu melhor.

Não é preciso muito: responda as dúvidas da primeira e, se você estiver sentado, segure as sacolas da segunda.

A gratidão que essas pessoas vão sentir por receber auxílio faz a vida ganhar novo sentido.

Às vezes, não é preciso nem ao menos um ato, mas apenas um “obrigado” ou “com licença”.

As palavras têm poder, afinal.

Ainda que não sejam pessoas do seu convívio, vale a pena praticar a gentileza.

Claro, a dica também vale para aqueles com quem você convive diariamente.

Descubra suas habilidades

Há quem passe toda a vida tentando se adequar e adquirir habilidades que nada tem a ver consigo.

Que tal propor algo diferente e entender o que você realmente faz de melhor?

Pense nas suas melhores competências e valorize o que elas representam.

Elas são parte intrínseca de você e de quem é no mundo.

Conhecê-las é também entender melhor você mesmo e aprender a se apaixonar por essa figura.

Sabendo isso, é possível abrir espaço para também aperfeiçoar aquilo que já existe de melhor em você.

Essa é uma forma de encarar a vida com mais positividade e valorizar o lado bom de cada acontecimento.

Não custa nada tentar, não é mesmo?

Aprecie os detalhes

Já falamos por alto sobre esse tópico, mas ele é tão importante que vale ressaltar.

Na busca pela tão sonhada felicidade, há quem foque tanto em atingir um objetivo que esquece de ser grato e aproveitar tudo aquilo que a trajetória para chegar até ele oferece.

Podemos – e devemos – ser felizes todos os dias.

Não espere pela realização do grande sonho nem pela chegada daquela pessoa especial.

Aproveite para extrair de cada momento o que ele oferece de melhor.

Na maioria dos casos, são pequenos detalhes, às vezes apenas ignorados.

Então, faça diferente daqui para frente.

Esteja próximo de pessoas positivas

Estar próximo de pessoas que exalam otimismo e positividade ajuda você a também reforçar esse espírito.

É algo que contagia o ambiente.

Por isso, evite quem parece estar sempre de mal com a vida e pronto a achar problemas no lugar de soluções.

Nesses casos, quando você menos percebe, já está colocando dúvidas em sua cabeça.

O coaching e a Psicologia Positiva

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Se você chegou até aqui se perguntando por que falamos tanto de Psicologia Positiva, esta é a hora da resposta.

A verdade é que ela tem tudo a ver com o coaching.

Ambas possuem técnicas que trabalham a valorização do indivíduo e o autoconhecimento.

O objetivo é buscar sempre o desenvolvimento máximo de cada pessoa, instigando seu potencial em prol de seus objetivos.

Isso vale para o âmbito profissional e também pessoal.

Inclusive, o coaching já absorveu muitas das técnicas da Psicologia Positiva.

É o caso, por exemplo, do chamado flow.

Ele é definido como um estado de concentração mental profunda, no qual a pessoa se torna capaz de se desconectar da sua realidade.

É também o caso da valorização das emoções positivas e a motivação intrínseca, sempre com foco no desenvolvimento.

Por entender a conexão entre ambos e o quanto um pode completar o outro, a SBCoaching, inclusive, oferece uma formação exclusiva em Psicologia Positiva Aplicada.

É uma excelente oportunidade para você investir em um futuro mais otimista.

Como aprender técnicas de coaching e se tornar um coach?

Atualmente, são muitas as possibilidades de cursos para que você passe a entender o coaching em seus detalhes e possa se tornar um coach de sucesso.

A carreira de coach pode ser a alternativa certa para aqueles que desejam ser parte do desenvolvimento não só de pessoas, enquanto indivíduos, mas também de verdadeiros times.

Para tanto, é preciso adquirir o conhecimento necessário para conduzi-los ao que podem oferecer de melhor.

Se você está em busca desse objetivo, aproveite e conheça todas as opções que a SBCoaching oferece para a sua formação.

Conclusão

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Pronto, chegamos ao fim dessa jornada de conhecimento.

Ao longo do artigo, você pôde entender um pouco mais sobre o universo da Psicologia Positiva, inclusive sobre suas técnicas e a conexão com o coaching.

Esperamos que esse seja o pontapé inicial para que você possa enxergar a vida de maneira mais otimista e grata.

Como vimos, é nesse caminho que se encontra a felicidade e o bem-estar.

Lembre-se também de aproveitar o que cada momento pode oferecer de melhor.

Você só tem a ganhar com essa visão mais positiva.

E se deseja levar todos esses conhecimentos adiante, não pare por aqui.

Ainda há muito o que aprender pela frente, basta você seguir.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam desenvolver uma nova e prazerosa forma de viver a vida.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.