Quais as Principais Causas de Falta no Trabalho

Executivo dor ombros
A repetição de tarefas corriqueiras de maneira inadequada pode causar sérios danos às articulações.

Dores nas costas e articulações, cefaleia, virose, gripe e infecções no trato intestinal. Estas doenças acometem um grande número de pessoas, e, inevitavelmente, geram faltas no trabalho. As ausências, ainda que pontuais, prejudicam o desempenho das empresas e reduzem sua competitividade. Entretanto, há uma série de medidas que podem ser adotadas tanto pela companhia quanto pelo empregado para manter a saúde em dia.

Ai, minha coluna!

Campeão de declarações de licenças médicas, o desconforto nas costas é um mal que atinge praticamente todos os homens e mulheres em algum momento da vida. O problema é motivado, principalmente, pela má postura, estresse e sedentarismo.

Joelho “podre”

A repetição de tarefas corriqueiras de maneira inadequada pode causar sérios danos às articulações. Os joelhos são os principais alvos de lesões, motivadas por sobrecarga ou desgaste. Os vilões são as atividades exaustivas ou esforço intenso.
Tendões machucados

A primeira dorzinha ao movimentar os punhos, mão ou dedos já dá o sinal de alerta. Movimentos repetitivos, como digitar por muito tempo, podem provocar a tendinite – inflamação no tendão. Mas não se apavore: exercícios de fácil execução podem afastar este problema.

Trabalho estressante

Rotina cansativa, cobranças excessivas e sentimentos negativos no ambiente laboral podem não só afetar negativamente carreiras profissionais, como também ser prejudiciais à saúde. Os principais males do dia a dia são estresse, depressão e dores de cabeça. Essas últimas aparecem quando se enfrenta momentos de grande tensão, com o consumo exagerado de cafeína ou após noites mal dormidas.

Para evitar que o emprego lhe “mate”, busque administrar bem o tempo e identificar a raiz do problema para combatê-la com o apoio do seu chefe e colegas.

Mulher dores costas
O desconforto nas costas é um mal que atinge praticamente todos os homens e mulheres em algum momento da vida.

Primeira solução: alongamentos e porte correto

Praticar atividades físicas e estar atento à posição ao sentar é uma forma de evitar as dores. No ambiente de trabalho, é importante se certificar que os monitores e cadeiras estão ajustados na altura correta, de forma a evitar o “tensionamento” de músculos. Outra boa iniciativa é alongar-se antes de iniciar as tarefas e também durante o expediente.

Mantenha a higiene

O simples ato de lavar as mãos espanta uma série de doenças infecciosas com potencial de causar diarreias, resfriados e até conjuntivite. Mantê-las limpas previne a proliferações de germes.

Alimente-se bem

Uma dieta diversificada, colorida e repleta de nutrientes é fundamental para ter um corpo saudável. A falta de ferro, vitaminas e cálcio interfere no bem-estar e deixa o organismo vulnerável.

Dicas úteis

Para não ter que recorrer ao médico todo mês e apresentar atestados frequentes ao chefe, fique atento aos seguintes conselhos:

– Periodicamente, faça uma autoavaliação dos hábitos diários, refeições e postura;

– Procure estabelecer um clima agradável no emprego, de forma a evitar enfermidades laborais;

– Para que nada atrapalhe sua carreira profissional, submeta-se a check-ups e baterias de exames sempre que necessário.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Como identificar e prevenir o esgotamento mental

Férias chegando: que tal viajar e aproveitar a natureza?

Novembro Azul: O que é, Importância, Ações e Cases

Estagnação emocional: o que é, sintomas e como superar

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.