Quais são os fatores imprescindíveis para o processo de coaching ser bem-sucedido?

Utilizar o processo de coaching para desenvolver líderes, gestores, altos executivos e CEOs passou a ser uma prática recomendada e seguida desde pequenas e médias, até grandes empresas e multinacionais do país e do resto do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Havard Business Review, existem “ingredientes” para uma relação coach (profissional) e coachee (cliente) ser extremamente bem-sucedida, que são:

Comprometimento

Para que o processo seja bem-sucedido, é imprescindível que tanto o coach quanto o coachee estejam comprometidos. O cliente precisa estar engajado em aprender, crescer e fazer tudo para que haja uma mudança verdadeira e profunda em seu comportamento. O coach, por sua vez, tem que estar totalmente disposto em contribuir com o crescimento e desenvolvimento do seu cliente, o que significa uma grande responsabilidade.

Certificação



A pesquisa também revela que 29% das empresas veem a certificação e a metodologia comprovada como um diferencial fundamental para escolher o coach.  De fato, a certificação é muito importante para entender de qual forma esse profissional irá aplicar as técnicas e ferramentas.

Química x Reputação

Ainda de acordo com o estudo realizado pela Havard Business Review, embora a reputação do coach seja um requisito importante, é preciso certificar-se de que existe uma química entre o coach e o coachee, pois esse “casamento perfeito” é essencial para o sucesso da relação de coaching. Sem isso, não haverá a confiança exigida para um ótimo resultado do processo.

Capacidade de mensurar o ROI (retorno sobre o investimento)

A possibilidade de aferir o quanto o processo de coaching transforma colaboradores de alto potencial em excelentes líderes é um atributo reconhecido por grande parte das empresas que optaram por esse novo modelo de desenvolvimento do capital humano – o coaching. Isso é evidenciado na pesquisa realizada pela HBR, na qual é constatado que 32% das empresas entrevistadas escolheram o coaching, uma vez que é o processo mais eficaz para medir o retorno sobre investimento.
Portanto, antes de contratar um profissional, verifique esses e muitos outros itens para que seja possível identificar se o coach é o mais indicado, certificado e mais preparado para atingir os resultados que são esperados.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.