Qual a diferença entre Personal e Executive Coach?

Coaching para a vida pessoal
Coaching para a vida pessoal

O coach, antes de exercer sua profissão, deve avaliar seus interesses, experiências e ambições profissionais para decidir se atuará como Personal ou Executive Coach. Essa escolha é essencial para potencializar sua performance no trabalho e executar atividades que estejam mais próximas de suas afinidades.

O Personal Coach

A principal função do Personal Coach é desenvolver uma parceria com o coachee (cliente) para promover mudanças e atingir objetivos em todos os aspectos da vida ou nos pontos que forem selecionados. O Personal Coach pode auxiliar seus clientes na busca por melhorias em diversos aspectos da vida, como, por exemplo: mudanças comportamentais, evolução dos relacionamentos, qualidade de vida, desenvolvimento de competências, bem-estar e outras características que agregarem mais felicidade e harmonia à vida do coachee.
O público do Personal Coaching é o indivíduo que está insatisfeito com a condução da própria vida e procura melhorias por meio das técnicas do coaching para alcançar o sucesso. O profissional de coaching, se desejar, pode se especializar em nichos para somar ainda mais conhecimento ao seu trabalho. Algumas possibilidades são: coaching para carreira, relacionamento, saúde, gravidez, família, entre inúmeras outras.

O Executive Coach

O coach que, por sua vez, opta por seguir a carreira de Executive Coach tem uma clientela específica, que atua no mundo corporativo: líderes, altos executivos e times, por exemplo. O intuito dessa parceria – coach e empresa – é trazer resultados positivos na performance de pessoas nas organizações.

Coaching para o mundo corporativo
Coaching para o mundo corporativo

O Executive Coach volta seus conhecimentos e técnicas às necessidades empresariais e, dessa forma, está capacitado a gerar melhor desempenho dos funcionários em diversos âmbitos, como:

1)    Performance;

2)    Alinhamento entre objetivos profissionais e organizacionais;

3)    Desenvolvimento de liderança e competências;

4)    Adequações comportamentais.

Nichos do coaching para atingir resultados no mundo organizacional:

Leadership Coaching: a importância do líder nas corporações é cada vez maior e o coach fornece técnicas para aprimorar ainda mais a liderança de seus clientes;

Team Coaching: focado em melhorar o resultado de uma equipe;

Career Coaching: para desenvolver carreiras;

Executive Coaching para altos executivos: para CEOs, empresários, presidentes e vice-presidentes.

 

Leia mais sobre o assunto Personal e Professional coaching , no site SBCoaching

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.