Qual é o ponto de alavanca no processo de coaching?

Estamos falando do PONTO DE ALAVANCA, sendo assim, existe uma fase que se destaca das demais...
Estamos falando do PONTO DE ALAVANCA, sendo assim, existe uma fase que se destaca das demais…

(Por Bruno Calderaro)

Entre diversas fases e etapas que se percorre durante o coaching, em qual delas encontra-se o tão buscado ponto de alavanca do processo?

Qual estágio pode-se colocar um pouco mais de esforço para que você consiga obter um maior número de resultados do seu coachee?

Seria a fase de definição de objetivo? Talvez planejamento? Ou, quem sabe, a fase das mudanças comportamentais?




Sem dúvida alguma, todas as fases descritas são vitais para o êxito do processo. E, com toda certeza, muitos conduzem seus coachees até seus objetivos com maior esforço em alguma, ou apenas, uma dessas áreas.

Contudo, estamos falando do PONTO DE ALAVANCA, sendo assim, existe uma fase que se destaca das demais, sendo ela a etapa das premissas.

Analise comigo:

  • Informar o que é e o que não é coaching;
  • A forma como o processo será realizado;
  • Quais benefícios o coaching proporciona;
  • A periodicidade entre as sessões;
  • Alinhamento de expectativa;
  • As definições de papéis;
  • Definir as regras da parceria;
  • Informar a sistêmica das sessões;
  • O propósito das suas ações como coach;
  • A metodologia utilizada e os fundamentos científicos.

Enfim, as REGRAS DO JOGO.

Avalie seus cases, suas últimas sessões.

Os processos nos quais os coachees mais perdem o foco, menos concluem To Do´s, sessões com maior número de conflitos, sem dúvida alguma, são os quais as premissas não ficaram claras.

É só conferir!

Muitos estudos sobre as melhores práticas de coaching apontam que a característica mais comum nos coaches de alta performance é a sua capacidade de antecipar os eventos antes mesmo que eles aconteçam.

É a habilidade de “antever cenários”, agregando valor ao processo e proporcionando resultados acima da média.

Definir premissas eficazes trará um maior número de resultados positivos.
Definir premissas eficazes trará um maior número de resultados positivos.

Bons coaches antecipam os problemas que estão por vir, e, ao fazer isso, tomam medidas para que eles jamais aconteçam. Com isso, sobra tempo e energia para tratar outras questões durante as sessões.

Por exemplo, uma premissa que vejo muitos coaches usarem em seus processos é definir, com o coachee , o famoso “MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA”. Com essa ação o coach inibe o comportamento de justificativas e procrastinação do coachee e potencializa a efetividade do processo.

Em suma, para processos mais efetivos, definir premissas eficazes trará um maior número de resultados positivos.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.