Qual a missão do seu relacionamento?

Conforme pesquisa publicada, os casamentos estão durando cada vez menos no Brasil.
Conforme pesquisa publicada, os casamentos estão durando cada vez menos no Brasil.

(Por Sandra Rosenfeld)

Ouvimos falar, com frequência, na missão das empresas. Geralmente, há um quadro, em local bem visível, onde se lê os Valores e Missão. Mas por que só no mundo corporativo há de se ter Valores e Missão de forma tão explicitada?

É fundamental, também, em nossa vida pessoal, saber quais os valores em que baseamos nossas atitudes e qual a missão que nos guia. Não tem missão? Então é preciso criar. Com missão fica mais fácil manter um propósito, a direção, o foco.

Podemos criar uma missão pessoal de forma global e também uma missão para cada área de nossa vida: profissional, financeira e por que não para a nossa vida afetiva, para o nosso relacionamento, casamento, união, enfim, para a vida conjugal.


Conforme pesquisa publicada pela Revista Veja – 17/12/2012: Os casamentos estão durando cada vez menos no Brasil. A maioria dos casais (56,5%) está se divorciando antes de completar 15 anos de união. Não completam uma década 41,6% deles. As dissoluções registradas no ano do levantamento tiveram proporção mais elevada entre os casamentos que tinham entre 5 e 9 anos de duração: 20,8% do total. Contudo, o grupo que mais chama a atenção é o que esteve junto pelo período de 1 a 4 anos: na última década, o porcentual de divórcios entre eles mais do que dobrou, passando de 8,5% em 2001 para 19% em 2011.

No entanto, com exceção dos países onde ainda há casamentos “forçados”, a maioria das pessoas se casa esperando ser feliz, e que seja para sempre.  Mas o que fazemos de fato para que este ideal seja conquistado? Quais os valores que o casamento representa para o casal? E qual a missão da união? Pois esses são assuntos que deveriam ser abordados pelo casal e, depois, feito o resumo da MISSÃO escrito a quatro mãos e exposto em local que o casal pudesse acessar sempre que necessário para relembrar, afinal, por que cargas d’água se casaram. Sim, porque é fácil esquecermos quando a rotina chega com suas coisas boas e ruins e, muitas vezes, deixamos que as ruins pesem mais do que as boas.  É a Missão bem-planejada e amparada em valores sólidos que pode ajudar a não deixar o dia a dia cair naquela rotina que, tantas vezes, torna insuportável o que antes foi repleto de amor, desejos e sonhos.

É preciso ter Missão para manter acesa a chama do amor, do desejo, da vontade de seguir juntos.
É preciso ter Missão para manter acesa a chama do amor, do desejo, da vontade de seguir juntos.

Nossa vontade inicial é manter o afeto, a admiração, a atração sempre. E o que fazemos para isso? É muito comum, além das tarefas rotineiras, deixar que o amor também caia na rotina. Então, é preciso ter Missão para manter acesa a chama do amor, do desejo, da vontade de seguir juntos. As perguntas são simples. O que devemos fazer para manter isso e aquilo? E de que forma? E o que mais? E assim o casal vai criando a Missão. Fácil? Não, mas necessário. Para mantermos uma empresa, nossa profissão, de forma bem-sucedida precisamos ter metas, missão, estarmos sempre nos reciclando, atualizando, por que seria diferente em nossos relacionamentos?

Manter uma união com amor é uma conquista!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.