A relação entre qualidade de vida e autoconhecimento


qualidade de vida

Conhecer a si mesmo é ter a habilidade de se conectar com os próprios desejos e sonhos, é ter certeza dos seus objetivos e saber quais caminhos melhor se adaptam aos seus talentos. O autoconhecimento é um processo constante de aprendizado e desenvolvimento das habilidades pessoais e envolve uma transformação contínua de perspectiva e maneiras de agir. Quando bem feito, é capaz de gerar uma melhoria significativa em sua qualidade de vida.

Qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida engloba todos os aspectos da nossa vivência pessoal e profissional. Ter uma boa qualidade de vida é ser bem-sucedido naquilo a que se propõe, tornar-se capaz de alcançar seus objetivos, manter-se sempre motivado, além de conseguir uma situação satisfatória no campo pessoal e um equilíbrio entre o trabalho e seus momentos de lazer.

Para chegar a esse patamar de sucesso, um dos primeiros passos é saber quais são seus focos e de que forma pretende atingir seus objetivos. Você precisa conhecer muito bem a si mesmo, entender como funcionam seus pensamentos e saber motivar o próprio comportamento de acordo com seus propósitos. Em outras palavras, é preciso conhecer-se a fundo.



Autorretrato

A preocupação com o autoconhecimento é uma das mais antigas da humanidade. Na entrada do templo de Apolo, na cidade grega de Delfos, estava inscrita a máxima: “Conhece-te a ti mesmo”. A frase também é atribuída a Sócrates, um dos maiores filósofos da nossa história.

Dentro do processo de coaching, o autoconhecimento é uma das maiores formas de aprendizado para o indivíduo. Para alcançá-lo, muitas vezes o coach recorre a ferramenta do autorretrato, no qual o coachee (cliente) efetua um retrato mental e comportamental de si mesmo. A ideia é que, para se conhecer melhor, você precisa primeiro fazer uma autoavaliação integral. O coachee deve aprimorar seu conhecimento pessoal em algumas áreas primordiais, como crenças, valores, interesses, objetivos, preferências e competências.

Para que o autorretrato seja bem-sucedido, é essencial que o cliente estabeleça uma relação de mútua confiança com o coach. O estímulo à reflexão deve ser acompanhado da prática, de forma a gerar um ciclo em que um aspecto alimenta e influencia o outro. Ao longo do processo, o cliente ainda deverá receber feedbacks constantes, culminando em um maior nível de integração entre valores, objetivos, comportamento e resultados.

 

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.