Quando o coaching pessoal é indicado?

Nem sempre o coachee (cliente) está num momento adequado para realizar determinadas mudanças.
Nem sempre o coachee (cliente) está num momento adequado para realizar determinadas mudanças.

(Por Mariana Viktor)

O coaching funciona sempre, porque é um processo que usa ferramentas poderosas e científicas de transformação e desenvolvimento pessoal, validadas há décadas.

A questão é que nem sempre o coachee (cliente) está num momento adequado para realizar determinadas mudanças positivas em sua vida, e/ou está disposto a desenvolver as características essenciais para que o processo de coaching tenha êxito. Sendo assim, o coach precisa ter habilidade e experiência sobre o que fazer para ajudar o coachee a avançar – ou então informá-lo sobre não ser o profissional certo para atendê-lo e, até mesmo e se for o caso, considerar a possibilidade do processo de coaching não ser ideal para este determinado cliente, no momento. Do contrário, coach e o coachee poderão terminar frustrados.

O coach precisa ter habilidade e experiência sobre o que fazer para ajudar o coachee a avançar.
O coach precisa ter habilidade e experiência sobre o que fazer para ajudar o coachee a avançar.

Veja quais são as características dos clientes que estão prontos para iniciar um processo de coaching:

– Comprometimento consigo mesmo e com o próprio desenvolvimento;

– Disposição e vontade de sair da zona de conforto;

– Consciência de que é protagonista e não vítima dos resultados que colheu até hoje em sua vida e que, portanto, pode fazer novas escolhas e assim colher resultados melhores;

– Abertura e disponibilidade de questionar e substituir verdades pessoais (crenças) desfavoráveis e limitantes que podem estar dificultando os avanços até uma nova fase;

– Quando o coachee tem disposição/vontade para agir em direção à solução de seus problemas ao invés de ficar  apenas procrastinando e teorizando em looping – lembre-se: coaching é ação!; e

– Conseguir manter, durante todo o processo, o foco e os objetivos determinados inicialmente. Coachees que mudam de ideia e de objetivos a cada sessão dificultam a continuidade linear do processo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.