Quando Um Líder Deve Ser Autoritário

Chefe reunião
Um líder que sabe o momento certo para agir com maior rigor evita a formação de trabalhadores irresponsáveis e desmotivados.

Num mercado cada vez mais competitivo, o sucesso da empresa está diretamente relacionado ao tipo de liderança que é praticado no ambiente de trabalho. A predominância do perfil ortodoxo e autoritário tende a diminuir na cultura das organizações, pois costuma gerar alta rotatividade de funcionários e ações judiciais por conta da gestão baseada no medo e na opressão. No entanto, a boa liderança também exige do gestor uma postura mais firme em certos momentos, como durante tomadas de decisões que vão determinar o futuro da corporação.


O modelo de gestão participativa, aberta ao diálogo e à flexibilidade, tem ajudado a solucionar muitos problemas e a criar métodos mais eficientes para o crescimento da equipe e da empresa. De fato, respeitar e reconhecer as ações do liderado são medidas que devem ser praticadas pelo gestor. Mas a falta de atitude firme de muitos deles para delegar atividades e assumir riscos compromete a concretização dos resultados em momentos cruciais.

Rigor no momento exato

Um líder que sabe o momento certo para agir com maior rigor evita a formação de trabalhadores irresponsáveis e desmotivados.

Durante ocasiões em que uma empresa está à beira da falência ou sofreu uma fusão recente, por exemplo, a figura autoritária é de extrema importância para que sejam feitas as mudanças necessárias.

Executivo escritório mesa
Tomar decisões faz toda a diferença.

Diferença entre chefiar e liderar

Você sabe diferenciar chefia e liderança? Mais que dar ordens, ser um bom líder é saber conduzir uma reunião, planejar metas, orientar bem os colaboradores e ter visão ampla dos negócios para entender as dificuldades e poder cobrar resultados.

Nessas horas, tomar decisões faz toda a diferença, sobretudo quando se assume a responsabilidade não só dos acertos, mas também das falhas.

Mais importante que evitar os erros é tirar deles lições que sirvam para a correção e o aperfeiçoamento de atividades futuras.

Tenha bom senso

Diante da dúvida quanto à dosagem certa de autoridade, é natural que muitos profissionais tenham medo de parecer carrascos. Por isso, o importante é ter bom senso:

– Perceba o que o momento exige: dureza ou maleabilidade;

– Avalie se não há argumentos que o convençam a voltar atrás no direcionamento das estratégias;

– Faça autorreflexões com frequência;

– Evite a inflexibilidade exagerada, que irá gerar clima de insatisfação entre liderança e equipe e comprometer a qualidade do trabalho;

– Às vezes é necessário descentralizar certas ações para dar mais agilidade ao desenvolvimento das tarefas e evitar que os funcionários fiquem dependentes da iniciativa do chefe.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.