Quanto você pagaria para sair do buraco?

Sair do buraco é uma prioridade e você sairá dele assim que descobrir como.
Sair do buraco é uma prioridade e você sairá dele assim que descobrir como.

(Por Marco Beck)

Você dirá: depende do buraco.

Eu direi: o que mais te assusta. Quanto você pagaria para sair do buraco que mais te assusta?

Você não hesita e responde: “Qualquer quantia!”.

Muito bem! Então sair do buraco é uma prioridade e você sairá dele assim que descobrir como – e é esse exatamente o papel do Coaching.

Mas saiba que você é exceção porque a maioria continuará dizendo: “Depende”. E vai enumerar uma série de motivos razoáveis para não sair do buraco, mesmo descobrindo como.

Um estudo realizado recentemente pelas universidades de Harvard e da Virginia (comentei a pesquisa em meu último texto) concluiu que as pessoas têm dificuldade e preferem até fazer coisas desagradáveis, como levar choques elétricos, a ficar sozinhas com seus pensamentos durante 15 minutos. Isto é, mais vale levar choques do que pensar, por exemplo, numa maneira criativa de sair do buraco.

O problema com os buracos da nossa vida – angústias, inércias, medos, raivas, hábitos sabotadores – é que nós nos familiarizamos com eles. Passam a ser como membros da família ou colegas que encontramos todo dia. O resultado dessa familiaridade negativa é que uma parte da pessoa quer sair do buraco, mas outra parte resiste. No livro Desperte Seu Gigante Interior (ed. Best Seller), o coach americano Anthony Robbins afirma que só nos movemos em direção ao novo quando o medo de permanecer onde estamos é maior que o medo de mudar. Noutras palavras, só mudamos quando o medo de ficar no buraco for maior do que o medo de sair dele.

Sair do buraco ou ajudar os outros a fazê-lo envolve um cuidadoso processo de substituir as antigas crenças sabotadoras.
Sair do buraco envolve um cuidadoso processo de substituir as antigas crenças sabotadoras.

Não é uma decisão fácil. Com o tempo, a forma como nos relacionamos com o problema que nos aflige cria a famosa “zona de conforto” – que foi construída dia a dia, passo a passo, em cada atitude, e representa uma proteção emocional contra o risco de cair no fogo. É melhor não arriscar e permanecer na frigideira.

Por todas essas razões, o profissional de Coaching deve ter muito cuidado ao incentivar o cliente a abandonar a sua zona de conforto – se houver incentivo de menos, ele não se moverá por inércia emocional; se o incentivo for demasiado, traduzindo-se em pressão, a pessoa pode ficar paralisada pelo medo. Sair do buraco ou ajudar os outros a fazê-lo envolve um cuidadoso processo de substituir as antigas crenças sabotadoras, que nos prendem no passado e no medo permanente de sofrer, por convicções novas, nas quais o futuro seja mais prazeroso e desafiador do que o buraco habitual.

Não é como você, que sem hesitar respondeu “qualquer quantia!” à pergunta do título, enxerga o seu futuro?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.