Quem é Peter Drucker?

Peter Drucker
Ao criar a gestão como disciplina, Peter Drucker a definiu como uma ciência social prática e humanista que não se restringia ao mundo corporativo

Considerado o pai da moderna gestão de empresas, Peter Ferdinand Drucker inspirou administradores em todo o mundo com seus artigos, conferências e mais de 30 livros. Aos 26 anos, o consultor, economista e analista financeiro austríaco – nascido na cidade de Viena, em 1909 – emigrou para os Estados Unidos, onde exerceu o ofício de professor de Ciências Sociais da Claremont Graduate California até a data de sua morte, em 2005.



Ao criar a gestão como disciplina, Peter Drucker a definiu como uma ciência social prática e humanista que não se restringia ao mundo corporativo, já que se alimentava fundamentalmente da Teoria Política, Filosofia, Economia, Psicologia, História e Matemática. Contribuiu ainda com importantes ideias para a administração moderna, como os conceitos de “(re) privatizações” (privatizações de serviços públicos como forma de reduzir a burocracia), “gestão por objetivos” (gestão baseada em fatores quantitativos, como método de planejamento e avaliação) e “descentralização nas empresas” (promoção de autonomia dos setores para maior rapidez das atividades).

Embora tenha rejeitado o rótulo de “guru” do management, foi assim como Peter Drucker ficou conhecido pela capacidade de interpretar dados do presente e prever suas implicações para o futuro no mundo dos negócios. Em uma de suas frases memoráveis, o estudioso afirmava que “o planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. Outro diagnóstico fundamental foi afirmar que os trabalhadores são os donos do conhecimento mais importante da sociedade pós-capitalista.

gestão de empresas
Considerado o pai da moderna gestão de empresas, Peter Ferdinand Drucker inspirou administradores em todo o mundo

Ao longo de mais de 60 anos, as contribuições intelectuais de Peter Drucker influenciaram milhares de pessoas. Bill Gates (fundador da Microsoft) e Henry Ford (fundador da Ford Motor) foram alguns dos personagens relevantes da história do mundo empresarial que encontraram nos livros do filósofo austríaco inspiração para compreender as tendências da economia mundial. Dentre as principais obras, destacam-se Tecnologia, Administração e Sociedade, Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças, Sociedade Pós-Capitalista e Administrando para o Futuro.

Drucker e o Brasil

Peter Drucker conhecia bem o Brasil, onde realizou conferências e seminários. Em entrevistas concedidas na época, o teórico revelou ser fascinado pela história da empresa brasileira Embraer e ter conhecido pessoalmente o presidente Juscelino Kubitschek, ocasião em que se demonstrou como grande entusiasta da construção da capital federal. Drucker exerceu forte influência no mercado educacional do mundo e também do Brasil. Como observador nato, diagnosticou falhas e apontou soluções para os problemas detectados.

Estudioso da economia da América Latina desde a década de 1930, Drucker defendida a teoria de que “não há países subdesenvolvidos, há países subgeridos”. Assim, ao observar a realidade econômica brasileira, concluiu que o maior desafio para o desenvolvimento do Brasil é a integração socioeconômica entre o Norte e o Sul do País. Graças aos ensinamentos e conceitos do professor, foram criadas diversas instituições brasileiras de ensino voltadas aos negócios, a exemplo dos programas de MBAs. Para ele, os negócios permitiam pensar em soluções de problemas para a miséria e o crescimento da nação.

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Crédito das Imagens:

Noticias de emprendimiento

http://www.sercapacita.com.br/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.