Recolocação Profissional

Antes mesmo da pandemia causada pela Covid-19, o Brasil já enfrentava um longo período de incertezas profissionais. A instabilidade econômica, que se agravou no último ano, fez com que diversas empresas diminuíssem seu quadro de talentos.

Principalmente em um cenário de pandemia, ficar desempregado pode ser um baque muito grande, ainda mais em um período onde muitas funções deixaram de ser “essenciais” e outras ganharam muito mais destaque.

Se você foi um dos que perderam seu emprego em 2020 e 2021, você pode enxergar essa situação por duas perspectivas: a primeira onde você sente como um término de ciclo, que causa tristeza e medo pelo que está por vir, e a segunda onde você vê a situação do desligamento como uma oportunidade de crescimento!

Se recolocar no mercado de trabalho pode não ser tão difícil quanto parece, mas com organização e estratégia é possível alcançar esse objetivo. Neste texto falaremos a respeito do processo de recolocação profissional, como você pode realizá-la e dicas para este processo.

Boa leitura e bom autodesenvolvimento!

O que é?

A recolocação profissional é um processo individual que cada pessoa desenvolve com a finalidade de encontrar uma nova oportunidade de trabalho. Para isso, é possível utilizar recursos como revisão de currículo, treinamento para entrevistas, construção de networking e outras ações relacionadas à vida profissional.

Sabendo disso, é preciso entender que existem dois caminhos para a recolocação profissional:

1 – O próprio profissional cria suas estratégias e age por conta própria a favor de sua recolocação;

2 – A empresa que desligou o profissional pode realizar o outplacement, onde um especialista é contratado exclusivamente para encontrar uma nova oportunidade de trabalho que atenda às expectativas do colaborador desligado.

Este último é utilizado por empresas preocupadas com a humanização de seus processos, utilizando treinamentos e orientações para que o colaborador desligado tenha apoio emocional, autoestima e seus pontos fortes aprimorados para utilizar na próxima empresa que trabalhar.

Existe também a recolocação profissional onde o colaborador não foi desligado de suas funções na empresa, mas não se sente plenamente satisfeito com o trabalho que realiza, com a cultura organizacional da empresa ou qualquer outro fator que não esteja alinhado com seu propósito.

Se você acredita que se encaixa nesse perfil, conheça os três estágios que marcam a transição de carreira:

Sentimento de desconforto – esse primeiro estágio pode acontecer devido ao trabalho, ao mercado, ao autoconhecimento e tantos outros fatores que podem te deixar desconfortável com o seu atual trabalho ou profissão.

Quando perceber esse desconforto, não se deixe abalar pela ansiedade e pela baixa autoestima. Encare essa sensação com entusiasmo, como uma oportunidade de conhecer um novo mundo de possibilidades profissionais .

Decisão pela mudança – é o ponto de virada na vida do profissional, quando ele decide se desligar de seu emprego e procurar outra oportunidade de trabalho, seja na mesma área ou não. A segunda opção é caracterizada por uma grande força de vontade, visto que caso o indivíduo opte por uma nova carreira, a maioria de suas experiências profissionais não lhe será mais útil.

Descobrimento de um novo mercado – depois da tomada de decisão começa a jornada em busca da próxima carreira e dos novos desafios que te esperam! A partir desse ponto começa a busca por conhecimento através de cursos, candidaturas para novas oportunidades ou até mesmo o início de um novo negócio.

Dicas de recolocação de mercado

Descubra cinco coisas que você precisa fazer para voltar a trabalhar:

1. Tenha uma vida financeira estabilizada

Quando ocorre uma demissão inesperada, a primeira coisa que qualquer pessoa pensa é a respeito das contas que precisam ser pagas. Lembre-se que qualquer objetivo a ser conquistado provavelmente irá demandar uma certa quantia em dinheiro, portanto esteja sempre com suas contas organizadas de forma racional para que esteja pronto caso um imprevisto aconteça.

2. Reflita sobre sua carreira

Aproveite o período longe da correria do trabalho para pensar a respeito de sua vida profissional. Liste suas conquistas, seus aprendizados, nas experiências positivas que teve e aquelas que te ensinaram mesmo que na dificuldade. Essa atitude irá te fazer olhar para si mesmo com mais empatia, com uma postura mais positiva.

Depois, estabeleça o que quer de sua carreira daqui para a frente, trace suas metas e objetivos profissionais antes de sair disparando o currículo por aí.

3. Atualize o currículo

Ressalte os resultados que você conseguiu (mesmo que não seja da nova área de interesse) e alimente seu perfil no LinkedIn e seu portfólio de projetos (se for o caso). Se você estiver interessado em uma oportunidade específica, vale adaptar o currículo para ressaltar as experiências mais relevantes para aquela posição.

4. Matricule-se em cursos e palestras

Utilize o seu tempo ao seu favor e dedique-se  ao desenvolvimento contínuo. Faça cursos em sua área de interesse e frequente eventos e palestras presenciais e virtuais. Além de aumentar sua rede de contatos fazendo um bom network, estudar durante o período em que estiver fora do mercado demonstra que você não ficou “parado”, é um profissional dedicado a aprender sempre mais.

5. Cogite vagas temporárias

Apareceu uma vaga temporária? Não descarte essa possibilidade. Ela pode ser a porta de entrada para ocupar outra posição na mesma empresa futuramente ou, no mínimo, você terá acumulado mais uma experiência no currículo enquanto procura um novo emprego.

Você já ficou desempregado e conseguiu se recolocar no mercado? Já deixou uma carreira e agora está plenamente feliz e bem-sucedido com seus novos desafios? Conte sua experiência nos comentários!

Se você gostou do artigo, confira outros temas importantes no nosso blog.

👇 Acompanhe nossas redes sociais 👇

Instagram

Facebook

LinkedIn

YouTube

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que as empresas esperam de um Profissional no Pós-Pandemia

Inovação no ambiente de trabalho

O coaching para desenvolvimento de carreira

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.