Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Recolocação profissional

Com o coronavírus, a recuperação econômica, que era esperada para o ano de 2020, não ocorreu. Nesse contexto, profissionais que estavam há anos na mesma empresa foram demitidos e buscam se inserir no mercado novamente. É inegável que a situação gera medos e incertezas, mas a recolocação profissional pode ser mais simples do que você imagina!

Dados do IBGE mostram que no trimestre encerrado em agosto, o desemprego alcançou uma taxa recorde de 14,4%: ou seja, 13,8 milhões de brasileiros. Somente em 3 meses foram fechados 4,3 milhões de postos de trabalho, um aumento de 8,5% frente ao trimestre anterior.

Diante de um cenário como esse, buscar estratégias de recolocação profissional é muito importante. Por isso, nesse artigo iremos elencar 10 dicas essenciais para esse momento. Lembre-se: passado o choque inicial, encare essa situação como uma oportunidade de crescimento.

O primeiro passo: identifique as oportunidades!

Para iniciar a sua recolocação, é preciso dar o tão necessário primeiro passo. E ele consiste em identificar quais são as oportunidades para a sua área. Para isso, converse com algum headhunter, entre em grupos de discussões, mapeie as empresas da sua área, aquelas cujas quais você gostaria de tentar uma oportunidade. O networking também é essencial nesse momento.

Metas e objetivos profissionais devem ser definidos

Estabeleça tudo aquilo que você deseja a curto, médio e longo prazo, bem como o passo a passo que seguirá para alcançar esses objetivos profissionais. E lembre-se de definir objetivos que sejam reais e metas que realmente pode cumprir.

Reflita sobre a sua trajetória profissional – passado e futuro

Esse é um ótimo momento também para refletir sobre a sua trajetória, listando tudo que você adquiriu de conhecimento ao longo dos anos. Essa experiência acumulada serve não apenas para ser colocada no seu currículo, mas também ajuda a manter uma postura mais positiva diante da situação.

Recolocação profissional: monte um currículo atrativo

O currículo é como se fosse o seu cartão de visitas, onde todas as informações essenciais sobre a sua experiência como profissional estão reunidas. Por isso, esse documento deve ser muito bem feito, tomando o cuidado para que seja claro e objetivo, sem erros de português ou digitação. No caso de uma vaga específica, é válido preencher o CV exclusivamente para ela.

Outro ponto importante é estar presente nas redes sociais profissionais, sendo o LinkedIn a mais importante. Atualize o seu perfil e faça publicações.

Recolocação profissional: cadastre seu currículo na Internet

A Internet será essencial nesse momento de recolocação profissional. Além do LinkedIn, que citamos acima, há uma enorme variedade de sites com vagas de emprego onde você pode cadastrar o seu currículo. Muitas empresas procuram candidatos por esse meio. Apesar de vários desses portais serem pagos, há também diversas opções que são gratuitas e muito utilizadas por recrutadores. Pesquise qual delas melhor se encaixa para você.

Aproveite o tempo para se especializar

Essa é a hora de aprender sobre assuntos que, até então, você não tinha tempo. Dedique-se ao seu desenvolvimento e participe de cursos, eventos e palestras – mesmo que sejam online, como tem sido neste momento de pandemia.

Há, pela Internet, inúmeras opções de cursos gratuitos ou até mesmo com investimentos mais acessíveis, que permitem reciclar e expandir o seu conhecimento.

Para os recrutadores, é um diferencial um candidato que aproveitou o seu tempo livre para encarar oportunidades de aprendizado – isso demonstra dedicação.

E aqui também é válido atualizar os conhecimentos no geral. Você pode aproveitar para ler livros, jornais, artigos, dentre outros conteúdos, sejam da sua área profissional ou não.  Todo conhecimento é válido na hora de se destacar dos demais.

E por que não estudar um novo idioma?

Sabemos que o inglês é, hoje, essencial na maior parte das empresas. Se você ainda não estudou esse idioma, essa é a hora. E, se já sabe o inglês, que tal aprender uma terceira língua? O espanhol, por exemplo, é importante devido à localização geográfica do Brasil e necessário em muitas corporações. Isso pode ser, no seu currículo, um diferencial.

A preparação para a entrevista é primordial

Foi chamado para uma entrevista de emprego? Então é preciso se preparar muito bem. Treine a sua postura, prepare-se para as possíveis perguntas. Tenha em mente o que você responderá para os questionamentos acerca da demissão, sendo verdadeiro, mas, ao mesmo tempo, deixando claro que está fazendo o seu melhor para aperfeiçoar os seus conhecimentos. 

Enfatize os cursos e tudo mais o que estiver buscando como fonte de aprendizados para se tornar um melhor profissional nesse período sem emprego. E fique tranquilo! O ideal é sempre manter a calma e mostrar sinceridade, bem como ser claro e objetivo no seu discurso. Chegar com antecedência no local e estar bem vestido também é muito importante.

Recolocação profissional: não minta sobre a demissão

Como já falamos no tópico anterior, seja sincero sobre o que fez com que você fosse demitido. Mentir para o recrutador é algo que pesará muito na sua avaliação. Você não precisa entrar em detalhes, mas seja objetivo e imparcial caso eles perguntem. Além disso, não se vitimize. Isso não será nada bem-visto.

Por fim, faça networking

Mesmo que temporariamente fora do mercado de trabalho, continue ativo com a sua rede de relacionamentos profissionais, mantendo o contato. No caso de uma abertura, exponha o seu interesse na recolocação profissional.

No entanto, esse contato deve ser frequente – para que não soe como interesse. Ou seja: quando voltar ao mercado de trabalho, é primordial manter o relacionamento com essas pessoas.

Como já abordamos, o LinkedIn é um ótimo meio para manter esse tipo de contato com frequência.   

Gostou do artigo? No nosso site você confere outros artigos sobre o tema e aprende também sobre coaching, desenvolvimento pessoal, dentre outros assuntos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Como se comunicar bem com as pessoas

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.