Reconhecendo um problema antes que se torne uma emergência

problemas na organização
Evite que pequenas situações fujam do controle, ganhem proporções maiores e se tornem mais difíceis de resolver

Entre os maiores desafios dos gestores de corporações, estão conseguir diagnosticar efetivamente as adversidades assim que elas surgem e, a partir disso, solucionar o problema para atuar com foco, agilidade e saná-las desde o início. Essa é uma boa conduta para alcançar o sucesso no cumprimento de metas, pois evita que pequenas situações fujam do controle, ganhem proporções maiores e se tornem mais difíceis de resolver, prejudicando toda a equipe.

Ocasiões que vão de encontro aos planos previamente traçados e atrapalham a realização correta de tarefas surgem de inúmeras formas nos muitos setores de um empreendimento. É importante saber reconhecê-las e elaborar uma estratégia de recuperação para garantir a solução mais apropriada no menor espaço de tempo possível.

Existem diferentes técnicas de liderança voltadas para a identificação desse tipo de questão dentro do ambiente de trabalho. Conheça algumas dicas para encontrar o problema e se prevenir para as possíveis situações complicadas que põem em risco a saúde da empresa:

– Permaneça atento a tudo o que ocorre no setor em que atua;

– Estabeleça metas e prazos das etapas a serem cumpridas pelos liderados e acompanhe o passo a passo da execução das ações;

– Observe se cargos e funções estão bem definidos para evitar que os colaboradores trabalhem de forma desordenada;

– Forneça feedbacks à sua equipe para que, com a ajuda do grupo, tudo saia como planejado;

– Esteja aberto a outras opiniões e reveja sempre suas crenças para que sua visão como líder não fique limitada;

– Procure aprimorar-se através de cursos e feiras, mantendo-se atualizado sobre as novidades do mercado;

– Examine os acontecimentos e busque antecipar possíveis imprevistos tendo em mente algumas medidas preventivas.

problema e solução
Um bom líder tem como papel fundamental detectar habilmente um fato inesperado e solucionar ou minimizar suas dificuldades

Muitas vezes o profissional se vê diante de fatores que podem gerar complicações. O ideal é resolvê-los num tempo hábil para que eles não se tornem maiores, pois isso pode desestabilizar a equipe, tornando o clima de trabalho tenso e desmotivador e ainda trazendo prejuízos para a empresa, que pode recorrer à demissão de funcionários.

A solução das questões de forma antecipada aumenta as chances de reconhecimento, recompensas e progresso nas carreiras profissional e pessoal, além de garantir maior respeito por parte dos colegas.

Um bom líder tem como papel fundamental detectar habilmente um fato inesperado e solucionar ou minimizar suas dificuldades, impedindo que elas tomem uma proporção maior e prejudiquem o desenvolvimento de atividades. Além disso, o chefe eficiente transforma os contratempos em aprendizado e oportunidade para o crescimento da companhia.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.