Relacionamento Interpessoal – Era do Conhecimento

entrosamento da equipe
Um bom relacionamento interpessoal entre os membros de uma empresa demonstra o entrosamento e a experiência da equipe

Muito se fala sobre o relacionamento interpessoal e a sua importância para o sucesso de uma empresa. A expressão se refere à interação entre os integrantes de um grupo, seja ele no ambiente familiar ou corporativo. Líderes e chefes já investem no desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros, tendo em vista que uma boa relação interpessoal contribui para a realização de ações integradas e mais eficientes.

Observar o comportamento humano individual e coletivo ganha importância neste contexto. Caso seja preciso mais afinidade entre o grupo, é importante proporcionar caminhos para que a equipe se dedique ao autoconhecimento. A partir de uma mudança de comportamento é que surgem os bons resultados no ambiente corporativo.


A definição da relação interpessoal é bem mais ampla que a simples relação entre pessoas. Ela está ligada à conduta individual nos processos de superação de crises e crescimento da equipe. Geralmente, esse conceito é aplicado em dinâmicas de grupo para estimular a integração entre os participantes e a comunicação interpessoal nas empresas.

O objetivo principal desse momento é a resolução de conflitos pessoais para a melhoria do trabalho em conjunto. Essa ocasião serve, principalmente, para o enfrentamento dos problemas pessoais e a administração dos sentimentos que possam dificultar a comunicação entre os integrantes de um negócio.

trabalho interpessoal
A partir do fortalecimento da comunicação interpessoal nas organizações, é possível enxergar soluções para problemas

O primeiro passo é descobrir a si mesmo. Se conhecer, observar as próprias limitações e dificuldades para então interagir com o outro. É importante também conhecer as qualidades individuais e os pontos que podem ser melhorados.

O segundo momento seria a compreensão da necessidade de ouvir e interagir com os demais. O compartilhamento de ideias amplia o campo de visão para chegar a um objetivo maior, que seria o sucesso de um projeto. É interessante a percepção da ação conjunta que trará benefícios para todos.

A partir do fortalecimento da comunicação interpessoal nas organizações, é possível enxergar soluções para problemas antes não vistos ou não percebidos pelo grupo. O reconhecimento de falhas e qualidades pode auxiliar no relacionamento, além de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O resultado esperado é o aumento da produtividade da empresa e o amadurecimento dos indivíduos.

carreira de sucesso

Resultados positivos

Um bom relacionamento interpessoal entre os membros de uma empresa demonstra o entrosamento e a experiência da equipe. A importância do fortalecimento desta relação é a capacidade adquirida entre eles de gerenciar as atividades e metas individuais ou coletivas. Na prática, essas ações potencializam o crescimento da carreira de uma forma eficaz e visível.

 

Crédito das Imagens:

http://s1.trrsf.com/

http://chrisallmeida.com/

 

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.