Relacionamentos saudáveis no trabalho

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É fundamental manter um bom relacionamento no trabalho para criar um clima saudável.

O ambiente profissional é onde as pessoas passam a maior parte dos seus dias. Em razão disso, é fundamental manter um bom relacionamento no trabalho para criar um clima saudável, prazeroso e motivador. Ter relacionamentos saudáveis, bom convívio com os colegas resulta em uma série de benefícios, e é importante estar convicto de suas próprias atitudes para saber dialogar e não perder a razão.

O sucesso das boas relações está em aprimorar a capacidade de conversação. Opiniões divergentes e conflitos são inevitáveis, porém, ao melhorar a comunicação no trabalho, situações de estresse podem ser resolvidas de forma antecipada, sem maiores problemas.Para que se desenvolva uma boa convivência no espaço profissional e todos saiam ganhando, é necessário que líderes e liderados adotem algumas posturas simples, mas que fazem uma grande diferença nas corporações. Confira:



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Fuja das fofocas – Falar mal dos companheiros gera intrigas e discórdias. Sempre que tiver algo a dizer, chame a pessoa a um lugar reservado e converse amigavelmente.

Respeite a individualidade – Todo ser humano deseja ser respeitado, e no ambiente corporativo não é diferente. Saiba até onde pode ir com as brincadeiras e não confunda a vida pessoal do colega com a profissional. Ao preservar a singularidade de cada um, o clima organizacional se torna harmonioso, e os colaboradores passam a ter maior empenho e produtividade.

Saiba ouvir – Escutar a opinião dos demais funcionários é fundamental para perceber os pensamentos, valores e princípios de cada um deles. Ouvindo, é possível saber lidar com o outro de forma estratégica.

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Aprender a aceitar o diferente e a pluralidade de opiniões torna mais fácil o convívio em grupo.

Aja com tolerância – Aprender a aceitar o diferente e a pluralidade de opiniões torna mais fácil o convívio em grupo. Seja tolerante e paciente –o que não o obriga a concordar com tudo o que dizem.

Saiba ceder – Abrir mão de algumas posturas pensando no bem comum ajuda a exercitar a humildade, além de contribuir para o desenvolvimento das empresas.

Assimilando e colocando em prática essas atitudes, é possível ter resultados positivos, como conquistar a credibilidade e a confiança dos colegas, manter uma boa comunicação interpessoal, construir novas amizades e ter com quem contar nos momentos em que for preciso resolver alguma pendência durante o expediente.

Por outro lado, não adotar uma postura que proporcione bem-estar para a empresa pode resultar em diversos pontos negativos, como o isolamento, desinteresse pelas tarefas profissionais e descumprimento das metas em grupo.

A qualidade das relações dentro das organizações influencia na saúde física, mental e emocional do ser humano, pois os companheiros de trabalho também fazem parte da rede de apoio social. Nada é melhor para o espaço corporativo que manter um relacionamento saudável com todos que o compõem.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.