Relaxamento – Significado e 7 Melhores Técnicas para Relaxar

Em um mundo repleto de prazos e metas a serem cumpridos, pode até parecer impossível encontrar um tempinho para o relaxamento.
A rotina e o mercado de trabalho competitivo basicamente nos obrigam a focar na nossa carreira, sem deixar espaço para descansarmos durante as jornadas exaustivas, que às vezes se estendem para além do ambiente corporativo.
Mas o que talvez muitos chefes e executivos não se deem conta é que a falta de momentos para descansar a mente e aliviar o estresse afeta diretamente a produtividade dos colaboradores.
Ao contrário do que se pode pensar, desempenhar um bom papel não significa, necessariamente, fazer sempre mais, mas sim melhor.
Dedicar horas e horas ininterruptas não é certeza de um trabalho bem feito, principalmente quando a sua atuação depende da criatividade e de um cérebro bem descansado.
Que tal deixar para trás a vida de workaholic e passar a investir em técnicas de relaxamento antes, durante e depois da sua jornada diária profissional?
Neste artigo, vamos mostrar como a ciência atesta a importância de realizar pequenas pausas para o seu corpo e sua mente, a fim de evitar uma sobrecarga.
Você está convidado a dar uma pausa e nos acompanhar por alguns minutos. Aceita o desafio?

O que é relaxamento? Significado

relaxamento o que e significado
Se você procurar no dicionário o significado da palavra relaxamento, vai encontrar a seguinte definição: “ato ou efeito de relaxar; causar alívio; encontrar alguma forma para distensionar os músculos e garantir uma sensação de prazer”.
Na prática, é mais ou menos por aí mesmo.
Relaxamento é buscar alguma maneira de aliviar as tensões, sejam elas físicas ou mentais.
Existem diversas técnicas e formas de se conseguir chegar lá, mas isso é assunto para daqui a pouco.

O que é relaxamento mental?

relaxamento o que e mental
Como dissemos, existem dois tipos de relaxamento, o físico e o mental.
De alguma forma, contudo, os dois estão ligados.
Mas agora vamos focar um pouco mais no segundo, nem sempre lembrado.
O relaxamento mental nada mais é que uma paz de espírito buscada por quem procura ter um maior controle dos seus pensamentos.
Quem consegue atingir esse estado de graça, vamos chamar assim, consegue encontrar a serenidade necessária para, por exemplo, tomar decisões mais sábias durante o dia, ou simplesmente conseguir recarregar as baterias para seguir no ritmo exigido com mais serenidade.
Atualmente, a forma mais comum de relaxamento mental é a meditação, que traz inúmeros benefícios.
Se você se interessa por esse tópico, siga nos acompanhando.
Logo mais vamos trazer detalhes sobre o assunto.

O que é ginástica de relaxamento?

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Voltada para relaxar tanto o corpo como a mente das pessoas, a ginástica de relaxamento é muito usada em grandes empresas em exercícios incorporados à ginástica laboral.
Através de técnicas de respiração, alongamentos, massagens e tensionamentos, é possível fazer com que o trabalhador se desconecte totalmente das suas atividades e afazeres e foque suas atenções e energias em oxigenar o cérebro, ao mesmo tempo em que alonga os músculos.
Dessa forma, o colaborador consegue encontrar soluções e até insights criativos para executar suas tarefas e, assim, finalizar sua jornada de uma forma mais leve.
O ideal é realizar a ginástica de relaxamento no meio do expediente ou em um momento que seja reconhecidamente o mais desgastante.
Ela é recomendada para todo e qualquer profissional que lide com atividades estressantes e com um alto grau de responsabilidade.

Como o coaching pode lhe ajudar com o relaxamento

relaxamento como coaching pode lhe ajudar
Relaxamento tem muito a ver com se conhecer melhor.
Só consegue se concentrar e relaxar, de fato, quem domina a arte do autoconhecimento para se desligar completamente do mundo ao seu redor.
E não existe uma maneira mais eficaz para buscar esse melhor entendimento de si próprio do que a metodologia de coaching.
Com ela, você vai aprender não só a melhor maneira de concentrar e buscar seus objetivos, como também a forma correta de potencializar as suas principais qualidades e habilidades, que vão guiá-lo ao caminho das conquistas.
Relaxamento e coaching: que tal apostar nessa parceria de sucesso?

Benefícios do relaxamento

Falamos bastante sobre o que é relaxamento, seja ele mental ou físico.
Mas o que você acha de ver como, na prática, a busca por essa paz de espírito pode trazer de benefícios para a sua rotina?
Separamos uma lista com as principais vantagens que a arte de relaxar vai lhe oportunizar, confira:

Para desfrutar de todos esses benefícios, é preciso fazer do relaxamento uma prática cotidiana.
Por isso, defina bem os momentos do dia que você vai reservar para se dedicar exclusivamente ao seu descanso.
Escolha um lugar adequado, no qual você consiga se desligar no mundo e focar somente naquele instante de solitude.
Pronto para começar?
As dicas de técnicas de relaxamento continuam logo abaixo. Prepare o corpo e a mente.

7 técnicas de relaxamento para acalmar-se, segundo a ciência

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Quem acha que fazer uma pausa diária para o relaxamento é para quem não tem lá tantos compromissos assim, ou só deseja aproveitar um momento de preguiça, está redondamente enganado.
Dar um tempo no trabalho e se acalmar são atitudes que representam qualidade de vida e que, mais do que isso, ajudam a retomar a concentração e também a elevar a produtividade.
Quer saber como? Confira as sete técnicas que separamos para você.

1. Pegue leve com o celular

Hoje em dia, é difícil algum emprego que não exija estar conectado o tempo todo.
Seja no celular ou no computador, a necessidade de estarmos disponíveis e em comunicação com o mundo é uma realidade.
No entanto, se afastar dessas ferramentas eletrônicas (nem que seja um pouquinho) é vital para você relaxar e manter a sua saúde mental e física em dia.
Pesquisa realizada pela Universidade de Worcester, nos Estados Unidos, identificou que o hábito de ficar conferindo e-mails, chamadas e aplicativos de mensagens o tempo todo pode ser extremamente estressante.
O estudo mostra, inclusive, que algumas pessoas, no ápice do seu estresse, chegam a sentir falsas vibrações nos seus celulares, acreditando que estão recebendo alguma notificação.
Para quem não consegue desconectar da tecnologia, a dica é tentar desligar os seus aparelhos, pelo menos depois de encerrado o expediente.
Ou, ao menos, diminuir o tempo que você dedica atenção ao seus dispositivos durante a jornada de trabalho.
Estabelecer horários para checagem dos seus e-mails e responder mensagens eletrônicas é um bom começo.

2. A música como uma aliada

Não é só quem canta que os males espanta.
Só o fato de ouvir uma música já pode mandar o estresse lá para longe.
Está cientificamente comprovado que a arte relaxa o cérebro e provoca emoções positivas em nós.
Um estudo envolvendo pesquisadores da Suíça, Alemanha e Estados Unidos descobriu, por exemplo, que nosso sistema nervoso tem mais facilidade para se recuperar de uma situação estressante quando ouvimos música antes de vivê-la.
Cabe a você agora escolher uma playlist que goste e funcione como um calmante para a sua mente.
Se você está em busca de sugestões, uma pesquisa realizada pelo Mindlab International fez uma lista com as dez canções mais relaxantes do mundo.
Engana-se quem pensa que a música clássica ocupa o primeiro lugar desse ranking.

3. Saia da caixa

Sabe aquele momento de divagação que, muitas vezes, costumamos evitar durante o horário de trabalho?
Pois é, invista mais nele.
Sonhar acordado e viajar para longe da realidade atual pode ser a salvação da sua sanidade.
Em um levantamento feito pelo Imagination Institute, da Universidade da Pensilvânia, as pausas para momentos de reflexão e imaginação foram apontadas como fundamentais para quebrar o ritmo da rotina.
Apenas 15 minutos de distração já podem ser suficientes.
Nesse intervalo de tempo, saia para passear, tome um banho – caso esteja trabalhando em casa – faça um lanche.
Enfim, esqueça do trabalho por um instante.
O resultado?
Além do relaxamento natural, sua mente vai voltar revigorada e pronta para ter ideias mais criativas.
É o que dissemos anteriormente: a dedicação excessiva não garante os melhores resultados.
Chega um ponto em que a sua atenção esgota e ela pede um tempo.
Esteja atento para ouvir e atender a essa solicitação.

4. Movimente seu esqueleto

relaxamento movimente seu esqueleto
Parece um contrassenso dizer que o esgotamento do trabalho pode ser combatido com atividades que exijam um gasto energético, não é mesmo?
No entanto, o esforço físico pode oferecer repouso, especialmente para a nossa mente.
Diferentes estudos comprovam que realizar exercícios favorece a produção da endorfina, hormônio do bem-estar.
Se você está em dúvida sobre qual atividade praticar, pesquisadores da Universidade de Nova York tem uma dica para oferecer.
Segundo um levantamento feito por eles, a ioga e natação são exercícios altamente recomendados para quem busca diminuir a ansiedade, a fadiga e a tensão.
A ioga, inclusive, graças à sua combinação de exercícios de força e o controle da respiração, também tem a dar outros benefícios, como o aumento da concentração e do otimismo, aponta esta pesquisa realizada na Índia.
Sabe aquela história de corpo são, mente sã e vice-versa?
Ela não é papo de educador físico para convencê-lo a entrar na academia.
Um artigo de Harvard mostra que o bem-estar de um depende do outro.

5. Pinte o sete

Há alguns anos, você deve lembrar, ocorreu a febre dos livros de colorir “antiestresse”.
Adultos voltavam a ser crianças e passavam um longo tempo pintando paisagens e naturezas mortas.
Pois esse fenômeno não se deu do nada.
Não foi mais uma criação do capitalismo.
A prática é comprovadamente eficaz no que se propõe e funciona como um calmante.
Um estudo da Brooklyn College mostra que, desde que estejamos concentrados e prestando atenção na gravura que estamos colorindo ou desenhando, a atividade pode ser a distração terapêutica perfeita.
No entanto, não é qualquer figura que funciona.
O ideal é procurar um objeto neutro, que não represente nenhuma similaridade com o trabalho atual que se esteja representando.
Caso contrário, o efeito pode ser o oposto.
Se for assim, o foco do estresse será substituído por uma atividade prazerosa e revigorante.
Ao invés de se preocupar com os prazos e as obrigações do trabalho, sua única preocupação vai ser escolher as cores certas para colorir, procurar não borrar e nem sair das margens do desenho.

6. Já meditou hoje?

relaxamento ja meditou hoje
Uma infinidade de estudos evidenciam os benefícios físicos e mentais experimentados por praticantes da meditação, inclusive para o combate ao estresse e à ansiedade.
Para quem já está estressado, a meditação funciona como um remédio.
Foi o que o estudo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos propôs quando pesquisadores analisaram 28 enfermeiras do hospital da Universidade do Novo México, 22 delas com sintomas de estresse pós-traumático.
A metade que realizou duas sessões por semana de alongamento e meditação viu os níveis de cortisol baixar 67%.
A outra metade continuou com os mesmos níveis.
No entanto, apesar de trazer benefícios, muitas pessoas não sabem como meditar.
Para quem também possui essa dúvida, vale dizer que o segredo não está apenas em acalmar a mente.
Mais do que isso: é preciso saber apreciar a respiração, como se ela fosse um bom vinho.
Será que você consegue ser um enólogo competente?
Outras dicas importantes incluem relaxar o corpo, especialmente os membros superiores, como ombros e braços.
Decida se prefere meditar de olhos fechados ou abertos e leve essa escolha até o final.
Não há um tempo determinado para a meditação, mas cinco ou dez minutos por dia já podem representar um ótimo começo.
Com a prática, o seu próprio corpo vai pedir mais.

7. Respiração e exercícios específicos também ajudam

Por falar em controle da respiração, o nossa última técnica trazida aqui tem tudo a ver com isso também.
Você já deve ter reparado que, quando estamos nervosos ou ansiosos, por vezes, nos falta ar.
Isso acontece porque estamos respirando errado.
E não é à toa que ficamos ofegantes.
Tentar inspirar e expirar de forma mais calma e comedida ajuda não só a diminuir o estresse, como também a enviar mais oxigênio para o cérebro, a abaixar a frequência cardíaca e promover o relaxamento muscular.
Pegando carona nesse último benefício que o controle da respiração oferece, existe um tipo de exercício que ajuda no controle do estresse: uma técnica que consiste no tensionamento e posterior relaxamento dos músculos.
O ideal é começar pelos dedos dos pés e ir subindo ao longo do corpo.
Tensionar por cinco segundo e depois ir soltando os músculos vagarosamente pode trazer resultado surpreendente.
O melhor, chamado de “relaxamento muscular progressivo”, pode inclusive ajudar no combate e no tratamento da depressão, conforme mostra pesquisa feita por pesquisadores alemães.

Como se tornar um coach?

relaxamento como se tornar coach
Viu só quantos benefícios cientificamente comprovados o relaxamento pode trazer para a sua rotina?
E sabe outra técnica que tem resultados mais do que confirmados e atestados pelo público? O coaching.
A metodologia de desenvolvimento humano que mais cresce no mundo também oferece ao especialista que a aplica a oportunidade de trabalhar em uma das funções mais rentáveis da atualidade.
O que você acha de se tornar um coach?
Mais do que trazer um grande retorno individual, sua atuação pode ajudar diversas pessoas a atingirem sua satisfação profissional e pessoal.
Não existe nenhum pré-requisito para iniciar sua formação – basta ter mente aberta para as técnicas e ensinamentos.
Com o suporte de uma instituição séria e comprometida, o seu futuro tende a ser promissor.

Formação em coaching SBCoaching

Já refletiu bem e está decidido a seguir o caminho do coaching? Ou ainda está com dúvidas sobre qual é a melhor opção e como vai ser a sua rotina?
Seja qual for o seu momento, a SBCoaching pode ajudar você.
Isso graças à melhor infraestrutura em formação profissional de coaches no Brasil.
São mais de 80 unidades espalhadas pelas cinco regiões do país.
No total, são mais de 35 mil especialistas formados, além de mais de três mil empresas atendidas.
Além disso, existem diferentes tipos de formação, voltados para os mais variados perfis de profissionais do mercado.
Está em dúvida sobre qual opção escolher? Acesse o site e analise todas as alternativas disponíveis.
Se quiser conversar com alguém que entenda do assunto, você também pode entrar em contato por telefone, pelo chat online ou acompanhar as novidades pelas redes sociais.

Conclusão

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Gostou do nosso artigo sobre relaxamento?
Percebeu a importância que este assunto pode ter para o seu bem-estar e para o desenvolvimento saudável da sua rotina?
E não somos nós que estamos dizendo isso.
São pesquisadores do mundo todo, com diferentes estudos que comprovam a relevância de estar com uma mente sã para o sucesso pessoal e profissional.
E você, pretende utilizar algumas das técnicas de relaxamento apresentadas no texto em seu dia a dia?
Ou já pratica outro exercício que também ajuda a colocar a sua cabeça no lugar?
Deixe seu comentário logo abaixo, nos conte um pouco mais sobre como você lida com o estresse e ajude outras pessoas a também combaterem esse mal.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.