Relembrar é reviver emoções positivas

Se você fechar os olhos agora, quais são as imagens mais alegres da sua vida que vêm à cabeça? Ser feliz significa muitas coisas diferentes. Mas você não tem ideia do quanto essa lista pode ser ainda maior do que é possível imaginar.

Aliás, você sabia que existe, inclusive, um dia especialmente dedicado às lembranças? Pois é. O Dia da Lembrança é comemorado em 26 de dezembro, logo após o Natal.

Apesar de não ser tão conhecida e festejada em nosso calendário, essa data é uma ótima oportunidade para rememorar, por exemplo, as emoções positivas que você viveu no passado – seja ao longo desse ano ou em períodos ainda mais remotos.

Para começar: mas, afinal, o que são emoções positivas?

Força condutora do bem-estar e da satisfação, as emoções positivas ampliam a nossa consciência e estimulam novos caminhos para explorar pensamentos e ações, além de facilitar o desenvolvimento de novos recursos e habilidades.

Segundo Martin Seligman, considerado o pai da Psicologia positiva, “você pode direcionar suas emoções em um sentido positivo ao mudar como você se sente sobre o seu passado, como você se sente sobre o futuro e como você vivencia o presente”.

Já que as emoções positivas tornam a nossa vida mais plena, você precisa aprender a cultivá-las.

A Teoria Broaden-and-build, desenvolvida pela Dra. Barbara Fredrickson, professora de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte, diz que as emoções positivas ampliam nossos repertórios de pensamento e ação e constroem nossos recursos pessoais.

Em seus estudos, a pesquisadora identificou as dez emoções positivas mais comumente vivenciadas pelas pessoas: alegria, gratidão, contentamento, interesse, esperança, orgulho, sensação de divertimento, inspiração, enlevo e amor.

As dez emoções-chave

Conheça mais detalhadamente cada uma delas e como surgem em nossa vida:

  1. Alegria: emerge diante de um acontecimento inesperado e positivo. Gera a disposição de participar e se engajar nas interações que estão ocorrendo no momento.
  2. Gratidão: emerge quando você reconhece outra pessoa como a fonte de algo bom que lhe aconteceu. A gratidão estimula a capacidade de ser mais generoso e de expressar bondade.
  3. Contentamento (ou serenidade): emerge quando você percebe seu momento atual como sendo altamente satisfatório, “precioso” ou capaz de lhe proporcionar a sensação de que “tudo está perfeito”.
  4. Interesse: emerge em circunstâncias que consideramos seguras, mas que nos oferecem novidade ou desafio.
  5. Esperança: ao contrário da maioria das emoções positivas, a esperança emerge em situações nas quais tememos que o pior aconteça, mas desejamos intensamente o melhor. Isso nos dá a força necessária para reunirmos toda a nossa capacidade e criatividade para mudar as circunstâncias negativas.
  6. Orgulho: emerge quando recebemos um merecido reconhecimento por um resultado positivo – por exemplo, atingir um objetivo importante. A sensação de orgulho nos leva a sonhar sonhos ainda maiores e a nos sentirmos mais motivados para perseguir objetivos mais desafiadores.
  7. Sensação de divertimento: emerge quando algo engraçado ou divertido acontece ou quando achamos graça em alguma coisa. Essa emoção estimula a jovialidade, a necessidade de compartilhar risadas e a consolidação de laços sociais duráveis.
  8. Inspiração: emerge quando testemunhamos a excelência e nos estimula à superação e a sermos o melhor que podemos ser, aumentando, assim, nossa motivação para investir no autodesenvolvimento.
  9. Enlevo (sentir-se enlevado ou maravilhado): emerge quando nos impressionamos e nos comovemos profundamente diante da beleza, da bondade ou de um poder que parece ser maior que nossa própria existência. Experimentá-la pode nos levar a ampliar ou mudar a maneira como vemos o mundo.
  10. Amor: emerge quando outras emoções positivas são sentidas no contexto de uma relação interpessoal ou de um relacionamento. Estimula, entre outras coisas, as conexões sociais e a autoexpansão.

6 passos para você evocar emoções positivas

1º) Determine a emoção desejada: escolha uma emoção positiva (alegria, interesse, contentamento, amor etc.).
2º) Pense em uma situação: qual foi a última vez em que você ficou muito alegre/interessado/contente? Quando você teve um desejo intenso de brincar/explorar/saborear?
3º) Especifique o momento: lembre-se de um momento específico.
4º) Relate o momento: você pode descrever como foi?
5º) Relate as sensações: você poderia lembrar como se fosse agora? O que você viu, ouviu, sentiu?
6º) Elabore âncoras: se você pudesse, a partir dessa experiência, criar uma âncora dez vezes mais forte, como seria?

Viva todas essas emoções na Expo Felicidade

Quais emoções positivas podem contribuir para que você conquiste suas metas?

Descubra na Expo Felicidade. Realizado entre os dias 27 e 29 de março de 2020, na Amcham Business Center, em São Paulo, ele é um evento totalmente imersivo que une a aquisição de conhecimento científico com exemplos e intervenções na prática.

Com experiências únicas e inesquecíveis, a Expo Felicidade possui um formato inovador na programação. A cada momento você será surpreendido com novas atrações sensoriais para sentir na pele o que é ser feliz de verdade.

Quem estará lá

Flora Victoria, Villela da Matta e outros especialistas nacionais e internacionais estarão contigo nessa jornada para compartilhar conhecimento sobre as mais recentes descobertas da Psicologia positiva e provocar reflexões sobre como a felicidade pode ser presença constante no seu dia a dia.

Você só tem a ganhar

  • Supere o estresse e os pensamentos negativos.
  • Equilibre a vida pessoal e profissional.
  • Aumente sua performance para a auto realização.
  • Gerencie melhor as emoções.
  • Construa relacionamentos mais harmônicos e duradouros.
  • Crie novos propósitos e metas de vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Saiba como planejar e tirar um ano sabático

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.