Resiliente: O Que é, Principais Características e Atitudes

Você quer saber mais sobre o que é ser resiliente e como desenvolver essa característica?

Ser resiliente é importantíssimo para se tornar uma pessoa mais feliz e alcançar suas metas.

Muito se ouve falar da resiliência e da persistência. Tratam-se de habilidades importantes, tanto para seu senso de satisfação quanto para o seu sucesso. Mas o que é, exatamente, ser resiliente?

A verdade é que ser resiliente é diferente de ser persistente ou insistente. A resiliência tem muito a ver com a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado perante à situações estressantes.

É comum encontrar muitas dúvidas referentes a esse termo, principalmente quando abordamos o seu significado prático. O que, efetivamente, torna uma pessoa resiliente? E, principalmente, como desenvolver essa característica se você ainda não a possui?

Quer saber mais sobre o autodesenvolvimento? Leia também esse outro post aqui no blog e aprenda mais sobre a autorresponsabilidade.

É importante ter uma coisa em mente: não é impossível aprender a ser resiliente. Embora seja tratada por muitos como uma característica nata, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

A seguir, você encontra todas as informações que precisará sobre resiliência, incluindo como ser uma pessoa mais resiliente e como inspirar essa transformação nas pessoas à sua volta. Continue lendo e confira:

O que é ser resiliente?

A palavra resiliência tem sua origem no latim, e significa “voltar ao seu estado original”. Ou seja, pode ser compreendida como a habilidade de retomar seu funcionamento natural, especialmente após atravessar situações críticas ou difíceis.

resiliente grafico
Flexibilidade, adaptabilidade e aprendizado são características que compõe a resiliência.

É interessante ressaltar que essa palavra pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes, dependendo do campo de estudo onde é aplicada. Por exemplo, a resiliência tem seu próprio conceito na administração, na psicologia, na ecologia e até mesmo na física.

Nesse artigo, no entanto, vamos adotar a definição da psicologia para refletir sobre a resiliência.

A pessoa resiliente é aquela que, mesmo frente à dificuldades, consegue lidar com seus problemas e superar obstáculos, sem ceder à pressão.

Ou seja, é capaz de resolver problemas e aprender com eles sem abandonar seu estado de equilíbrio natural.

Quem é resiliente consegue lidar bem com pressão e é capaz de superar mesmo as situações mais difíceis. Mesmo quando é desestruturada, a pessoa resiliente consegue se reorganizar e continuar buscando seus objetivos.

resiliente metas
A pessoa resiliente é capaz de se estruturar e continuar perseguindo suas metas.

A diferença entre ser resiliente e ser insistente

Quando falamos de resiliência, estamos falando, principalmente, de um processo de aprendizado e reestruturação. Ou seja, não se trata apenas de persistir incansávelmente.

A pessoa resiliente é capaz de refletir sobre os seus erros e fracassos, entender seus pontos fracos e aprender com isso isso. Esse é um fator essencial para o desenvolvimento.

Sempre falamos sobre enxergar os erros como oportunidades de aprendizado. Ser resiliente também é isso. Além de usar seus fracassos para se tornar mais experiente e sábio, o indivíduo resiliente é flexível o suficiente para se adaptar às novas situações e mudar suas estratégias.

Porque ser resiliente é importante?

A resiliência é uma característica fundamental para pessoas que desejam crescer e progredir. Afinal, para isso, é necessário sair da sua zona de conforto.

Para se desenvolver e evoluir, é preciso correr alguns riscos e fazer algumas apostas. Quando tentamos mudar, é possível cometer erros, enfrentar dificuldades e topar com obstáculos. Portanto, sua capacidade de resiliência pode ser a diferença entre alcançar suas metas ou desistir no meio do caminho.

Ao longo da jornada para a automelhora, você precisará desenvolver a resiliência. Para aprender com seus erros, se reorganizar e seguir tentando.

Lembre-se: não se trata de insistir em erros. É sobre aprender, adaptar-se e persistir, sem deixar que eventuais fracassos afetem sua autoestima e organização.

resiliente coach
Ser resiliente é aprender com seus erros, se adaptar e crescer à partir deles.

E não se preocupe: embora seja verdade que algumas pessoas tenham resiliência nata, a resiliência é uma competência e pode ser desenvolvida. Entenda como:

Dicas para ser mais resiliente?

A resiliência não deve ser tratada como uma característica isolada, que só é útil na hora que os problemas aparecem. Uma descrição mais compatível é uma forma de enxergar a vida.

A mudança de perspectiva é essencial para se tornar uma pessoa mais resiliente. Enxergar as situações cotidianas com mais otimismo e esperança é o primeiro passo. Confira outras dicas infalíveis para se tornar uma pessoa mais resiliente:

 

  • Tenha um propósito: com todos os problemas do dia a dia, é fácil perder de vista nosso propósito maior na vida. Não deixe que isso aconteça com você: lembre-se sempre dos seus objetivos.
  • Utilize suas forças: identifique seus pontos fortes e conte com as suas potencialidades para lidar com situações adversas.
  • Seja otimista: aprender a ver a vida de maneira mais otimista e positiva é essencial.
  • Exercite a gratidão: lembre-se, mesmo nos piores momentos, quais são os motivos que você tem para ser grato.
  • Enxergue erros como oportunidades: erros te ajudam a aprender, te tornam mais experiente e mais sábio. Uma oportunidade para recomeçar de maneira ainda melhor!
  • Aceite a mudança: todas as pessoas mudam com o tempo. E isso é uma coisa boa. É preciso aceitar que sua vida vai estar em constante evolução para não se cristalizar e sair da zona de conforto.
  • Aprenda mais sobre você: para ser resiliente, é essencial se conhecer. Afinal, você precisa entender como recarregar suas energias, como se motivar e quais são suas forças e pontos fracos.
  • Cultive a autoestima e confiança: por mais difíceis que estejam os tempos, a pessoa resiliente nunca deixe de acreditar na sua capacidade de superação.
  • Conte com uma rede de apoio: todo mundo precisa de ajuda às vezes. Conte com a sua família, amigos fortaleça seus relacionamentos e se necessário procure apoio profissional.

 

resiliente coaching mar
A resiliência não é apenas resistir aos momentos difíceis, e sim enxergar a vida por uma perspectiva otimista e flexível.

Como incentivar a resiliência no ambiente de trabalho?

No ambiente profissional, a resiliência é fundamental. Afinal, a empresa precisa contar com colaboradores capaz de enfrentar problemas, se relacionar bem e manter o equilíbrio, calma e otimismo.

Existem muitas formas de incentivar a resiliência no ambiente de trabalho. Certamente, contar com a presença de um coach pode ajudar muito. Também existe a possibilidade de oferecer treinamentos aos colaboradores.

Para criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento da resiliência, confira essas ações simples que podem ser tomadas:

  • Incentive a participação na resolução de problemas;
  • Faça com que a equipe se sinta reconhecida profissionalmente;
  • Certifique-se de que todos os colaboradores estão alinhados com os objetivos e valores da empresa;
  • Cuide da motivação da sua equipe;
  • Demonstre que problemas e obstáculos podem ser vencidos com trabalho conjunto;
  • Evite punições e atribuição de culpa em situações difíceis;
  • Encoraje a criatividade e inovação;
  • Estabeleça metas realistas.
resiliente trabalhar
A resiliência no ambiente profissional é essencial para superar desafios e trabalhar bem em equipe.

13 características de pessoas altamente resilientes

Agora que você sabe que ela pode ser desenvolvida, vamos entender quais são as características de uma pessoa resiliente:

 

  • Sabem lidar bem com suas emoções: a inteligência emocional e capacidade de lidar com frustrações são algumas das características mais marcantes da pessoa resiliente.
  • Aceitam que nem tudo na vida será positivo: pessoas resilientes sofrem menos com situações difíceis, pois sabem que elas virão. É essencial entender que na vida, nem tudo será positivo, confortável ou dará certo.
  • Confiam em si mesmas: apesar de saber que existirão dificuldades, a pessoa resiliente confia em suas habilidades e entende que pode superar obstáculos.
  • Encaram a vida com bom humor: pessoas resilientes entendem que podem errar e que isso é normal. Elas normalmente possuem uma visão otimista da vida.
  • São independentes: isso não significa não contar com a ajuda de ninguém. Significa não depender emocionalmente de alguém.
  • São empáticas: é muito comum que pessoas resilientes compreendam melhor as situações difíceis na vida daqueles em sua convivência, devido à inteligência emocional.
  • Exercitam a autorreflexão: pensar sobre si pode ser difícil, mas é essencial para aqueles que querem desenvolver a resiliência.
  • Responsabilizam-se pelos seus erros e se valorizam por suas vitórias: pessoas resilientes se dão crédito, tanto pelos acertos quanto pelos erros. A autorresponsabilidade é importante para o desenvolvimento.
  • Sabem que têm muito a aprender: para perseverar, é importante saber que você aprenderá com seus erros.
  • São mais flexíveis: aceitar a mudança e adaptar-se são duas características essenciais para a resiliência.
  • Possuem senso de propósito: pessoas resilientes sabem que não podem perder de vista seus propósitos e objetivos.
  • Enxergam erros como oportunidades: aprender, começar novamente e fazer melhor. A resiliência também é aproveitar seus fracassos.
  • Sabem lidar com momentos de pressão: pessoas resilientes conseguem manter a calma e tomar boas decisões mesmo nas situações mais complicadas.

 

Resiliente
Pessoas resilientes crescem mesmo perante dificuldades

Frases Motivacionais de Resiliência

Confira algumas das melhores frases para inspirar a resiliência em você!

“Ser resiliente significa ser flexível, mas possuir autoconfiança. Saber aprender com a atitude dos outros, sem perder a própria essência!” – Marcello Cotrim

“Resiliência é continuar numa constante transformação diante de todas as pressões presentes. É o sentido master da ressignificação.” – Nilton Pedreira

“As lágrimas que derramas hoje será o colírio para uma visão mais nítida e resiliente para o teu amanhã.” – Lu Lena

“Minha força não está na rigidez que coloco para suportar pressão, mas na resiliência. Ou seja, o quanto sou flexível para voltar o estado de origem depois de ser pressionado.” – Victor Prates

“A resiliência surge quando você tem que ser forte no momento onde os seus problemas sugam todas as suas forças. E para não desabar retiramos até a última porção de energia para continuar prosseguindo.” – Danúbia Alves dos Santos Cerqueira

“Resiliência é ser tolerante ao estresse em qualquer situação usando o seu ponto de equilíbrio.” – Fagner Gouveia

“Alguém que se tornou resiliente nunca mais será vítima das circunstâncias.” – Charlliston Firmino

“Gratidão e resiliência são ensinamentos que a sabedoria faz a gente sorrir, tolerar, manter o autocontrole, e jamais desistir da vida e todas as suas adversidades. Nada é por acaso!” – Dani Leão

“Acredite, ouse e seja resiliente. Mesmo que você tenha todas as razões para ser cético. Talvez seja na última tentativa que tudo vai dar certo.”  Ivan Borges

“Não existe montanha sem subida, resiliência é a chave.” – Lucas Correia

“Você diz que está deprimido – tudo que eu vejo é resiliência. Você tem o direito de se sentir confuso e virado do avesso. Isso não significa que você está com defeito – significa apenas que você é humano.” – David Mitchell

“Resiliência é lembrar que as inconsistências fazem parte da vida, assim como a persistência.” – Paulo Sézio

O Coaching pode ajudar outras pessoas a serem mais Resilientes?

Certamente, o coaching pode ajudar muito com o desenvolvimento da resiliência. Isso porque seu processo está focado no autoconhecimento, desenvolvimento de uma visão mais otimista da vida e de muitas outras habilidades fundamentais para ser mais resiliente.

Confira todos os fatores nos quais o coaching pode te ajudar e que inferem diretamente na sua capacidade de resiliência:

  • Definição de metas e objetivos;
  • Autoconhecimento;
  • Definição dos seus valores e propósito;
  • Desenvolvimento de habilidades sociais;
  • Desenvolvimento de inteligência emocional;
  • Habilidade de flexibilidade e adaptação;
  • Motivação;
  • Autorreflexão;
  • Visão mais otimista da vida;
  • Empatia;
  • Autoestima;
  • Autoconfiança;
  • Sair da sua zona de conforto;
  • Comunicar-se melhor e de maneira mais assertiva;

Esses são apenas alguns exemplos! O Coaching é baseado em conhecimentos de diversas ciências, como a psicologia positiva e sociologia. Por isso, possui métodos comprovados que ajudam a desenvolver essas e muitas outras habilidades.

É interessante ressaltar que o coaching não oferece respostas prontas. Ele fornece ferramentas e ensina o cliente como encontrar suas próprias questões e soluções.

Se você se interessou, não deixe de conhecer nossos cursos em Coaching. Além de aprender todas essas ferramentas de maneira muito mais profunda, podendo utilizá-las para o seu desenvolvimento, você estará habilitado para inspirar essa mudança em todos à sua volta.

coaching resiliente
O coaching pode te ajudar a desenvolver a resiliência com métodos cientificamente comprovados.

Conclusão

A resiliência é uma característica fundamental para aqueles que buscam o autodesenvolvimento. Afinal, para evoluir, será necessário sair de sua zona de conforto, o que pode ocasionar muitas situações difíceis.

A pessoa resiliente é aquela que é capaz de preservar sua essência, se adaptar e perseverar, mesmo perante as piores crises. Para ser assim, é preciso flexibilidade, autoconhecimento, inteligência emocional e muita confiança.

Alguns indivíduos já nascem com uma maior tendência à resiliência. Mas, por sorte, essa é uma característica que pode ser aprendida. Nesse artigo, você encontrou todas as informações que precisava para começar a trabalhar essa habilidade em si mesmo.

É claro, trabalhar nisso sozinho pode ser um grande desafio. Por isso, saiba que você pode contar com os métodos e instrumentos cientificamente comprovados do Coaching nessa jornada. O processo pode te ajudar muito no desenvolvimento da resiliência, e fazer um curso de Coaching te fornecerá todo o conhecimento que você precisará nessa empreitada!

Não esqueça, a Sociedade Brasileira de Coaching é o instituto brasileiro mais conceituado na formação de coaches. Conheça nossos cursos e comece essa mudança hoje mesmo!

Quer ler mais sobre autodesenvolvimento e descobrir mais dicas incríveis? Leia também esses outros artigos aqui no nosso blog:

E você, se considera uma pessoa resiliente? Por quê? Divida sua opinião conosco nos comentários, e não esqueça de deixar suas dicas para trabalhar a resiliência!

Se ficou com alguma dúvida, deixe também sua pergunta para que possamos ajudar!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Motivos para você não se tornar um coach no Brasil!

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.