O que é respeitar uma pessoa: importância e como ser respeitado

o que e respeitar uma pessoa importancia como ser respeitado

Se você tem dúvidas sobre o que é respeitar uma pessoa, possivelmente, esse assunto deva estar momentaneamente em evidência na sua vida. 

Seja pela reflexão a respeito da importância desse ato ou da necessidade de ser respeitado.

Independentemente das razões que o levaram a chegar até aqui, saiba que, ao ler este artigo, você vai entender o significado e o valor dessa prática, além de descobrir algumas formas de incentivar o respeito alheio.

Confira a seguir!

O que é respeitar uma pessoa e para que serve o respeito

o que e respeitar uma pessoa para que serve

O respeito está relacionado à estima ou consideração que se tem por algo ou alguém. 

A atenção e a admiração são condições sempre presentes quando existe o respeito.

O motivo pelo qual ele se origina pode ser diverso e depende do ponto de vista pessoal. Ou seja, a forma como cada indivíduo encara uma situação ou questão. 

Geralmente, o respeito acontece naturalmente, à medida que carinho e apreço são despertados, advindos do reconhecimento moral ou profissional, por exemplo.

Respeitar uma pessoa, além da demonstração de afeição, consiste em quebrar barreiras e superar preconceitos, uma vez que a ação pondera as diferenças existentes, como gostos, preferências, formas de pensar e agir. 

Afinal, o respeito não deve existir apenas a alguém que compartilha dos mesmos interesses que você.

Ele deve ocorrer a todos os seres, de modo a permitir que se sintam livres, confortáveis e seguros diante de suas características e escolhas.

Respeitar alguém ainda favorece as relações interpessoais e contribui com a diminuição de conflitos.

Como respeitar alguém e ser respeitado

o que e respeitar uma pessoa ser respeitado

O primeiro passo para respeitar uma pessoa é se livrar de todas as crenças e julgamentos existentes.

Portanto, ao se relacionar com alguém, evite concepções e, de forma nenhuma, aja com intolerância e discriminação. 

Para que exista respeito, é imprescindível aceitar as dessemelhanças.

Uma competência necessária é a empatia. Essa habilidade, de se colocar no lugar do outro e compreender suas emoções, tem uma ligação muito próxima com o ato de respeitar.

Procure ouvir o que o outro tem a dizer, sem interrompê-lo, e deixe-o tomar as suas próprias decisões. 

Não interfira e não tente impor as suas opiniões e predileções. Por mais que o seu posicionamento seja discordante, você deve admitir o direito de expressão e manifestação do próximo.

 E, então, se houver liberdade, pode colocar o seu ponto de vista gentilmente.

É importante ressaltar que praticar o respeito não exige que você aceite quando alguém não é cordial e age com rispidez. 

Você tem a permissão para recusar o diálogo e encerrar a interação. 

O mesmo vale para os pedidos de favor. Se não está disposto a realizá-los, sinta-se à vontade para negar.

Ao seguir essas recomendações, certamente você caminha em direção ao respeito mútuo. 

Outra maneira de ser respeitado é ter consistência e coerência com seus propósitos e valores. 

Você deve ainda cumprir com as suas promessas, separar as suas emoções quando a situação exigir decisões racionais, e controlar a sua linguagem corporal.

Além disso, não tente agradar a todo tempo e a qualquer custo e não assuma uma postura amedrontada quando confrontado.

Invista no seu desenvolvimento

o que e respeitar uma pessoa invista seu desenvolvimento

O artigo esclareceu a sua dúvida sobre o que é respeitar uma pessoa? 

Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para sugerir outros assuntos do seu interesse.

E se quiser saber mais sobre desenvolvimento pessoal, temos uma última dica: conheça o coaching.

Visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.