Roupas para o Ambiente de Trabalho

roupa no trabalho
O uso de vestimentas adequadas também é um requisito essencial ao comportamento humano nas organizações

Qual roupa escolher na hora de montar seu look para o dia a dia? Você pode até não se importar com as regras ditadas pelo mundo da moda, mas se o assunto for roupa de trabalho, é importante dedicação ao tema. Não basta ter um currículo elaborado, ser competente e dominar várias habilidades. O uso de vestimentas adequadas também é um requisito essencial ao comportamento humano nas organizações. Boas práticas vão influenciar diretamente no marketing pessoal, já que a maneira de vestir-se é um critério de avaliação na carreira profissional.

Saber escolher as peças corretamente inspira profissionalismo e respeito aos colegas, chefes e clientes. Muitas vezes, a contratação também é influenciada pela roupa apresentada durante a seleção de emprego. Por isso, é importante que a primeira impressão deixada naquela ocasião seja mantida no cotidiano das atividades laborais para o desenvolvimento da carreira. Nessas horas, a ajuda de consultores de imagem e estilo pode ser uma boa opção para os mais inseguros quanto ao que usar.

mulher maquiando
Cuidado para não exagerar nos acessórios, maquiagens e perfumes. É preciso evitar o exagero durante o uso desses itens

Adapte-se ao ambiente corporativo

Vestir-se adequadamente não significa abrir mão do estilo individual ou tornar-se escravo das tendências da moda, desde que se esteja em conformidade com o cargo que ocupa. Procurar seguir a política de vestimenta da empresa é um bom caminho, já que há corporações mais formais que outras. Em escritórios de advocacia, por exemplo, roupas sociais e sapatos fechados são recomendados. Já em agências de publicidade, pode ser adotado um visual mais despojado, mas sem exageros. O uso de calças jeans escuras e camisas sem estampas são algumas dicas de especialistas para esses casos.

Maquiagens, acessórios e perfumes

O cuidado com a própria imagem também influencia no humor diário. Vestir-se bem promove a autoconfiança e melhora a autoestima, influenciando positivamente o desempenho das atividades no ambiente de trabalho. Mas cuidado para não exagerar nos acessórios, maquiagens e perfumes. É preciso evitar o exagero durante o uso desses itens na tentativa de compensar o visual mais sóbrio. Excesso de informação acaba se tornando deselegante e ninguém é obrigado a passar o dia respirando aromas fortes ou desagradáveis.

Por isso, é preciso estar adaptado ao ambiente corporativo para que não se cometa gafes diante dos demais. Seja qual for o local de trabalho, é preciso ter bom senso para não cair na vulgaridade ou apresentar um ar de descompromisso. O destaque profissional é alcançado pela competência e dedicação ao trabalho e não pelo excesso de informação carregado no corpo. Confira ainda o post roupas para trabalhar em dias quentes.

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Crédito das Imagens

www.descomplicando.com

www.olhonamoda.com

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.