Saiba o que fazer para aproveitar uma boa noite de sono

Em um cotidiano cada vez mais agitado, no qual a maioria dos reles mortais possuem preocupações como contas a pagar, relacionamentos, trabalho, filhos e entre outras situações que não permitem que tenham uma boa noite de sono, até da pessoa mais “relax” desse mundo. Mas o que fazer para aproveitar de uma noite tranquila e proveitosa, mesmo com as adversidades da vida?

Para responder tal pergunta, a SBCoaching selecionou algumas dicas para que você possa relaxar e ter o descanso necessário para realizar suas tarefas do dia a dia com êxito.


Por que é importante dormir extremamente bem?

Descansar efetivamente e ter uma boa noite de sono é essencial por ser muito produtivo e facilitar seu processo de aprendizado, além de prevenir malefícios, como: falta de concentração, lapsos de memória, alta irritabilidade, mau humor e reflexos comprometido.  “Cronicamente, noites mal dormidas podem trazer danos irreversíveis à saúde, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até degenerativas” alerta o neurologista Leandro Teles, em entrevista ao portal da revista Corpo a Corpo.

O que fazer para obter uma noite de sono plenamente satisfatória?

Devido a uma série de problemas que não ter uma boa noite sono pode causar, muitas pessoas não conseguem “pregar os olhos” a noite. De acordo com Leandro Teles, isso se deve a três aspectos fundamentais, que são: ambiente, o indivíduo e comportamento.

Dicas para proporcionar noites tranquilas sem insônia

Também de acordo com neurologista Leandro Teles, nos casos mais simples, é necessário que a pessoa se atente a manter um ambiente propício ao sono, controle a ansiedade, o estresse, durma em horários regulares, pratique atividades físicas, etc.

Agora para aqueles casos mais complexos, o neurologista Leandro Teles, diz que  é necessário:

  1. Manter uma regularidade é fundamental, por isso, procure dormir e despertar em torno do mesmo horário e tente não alterar demais essa rotina até mesmo em finais de semana e feriados.
  2. Reestruture seu ambiente de sono. Dê atenção ao conforto, silêncio, temperatura e iluminação.
  3. Desligue fontes luminosas diretas (celulares, tablets, notebook, televisor, etc.) cerca de 40 minutos antes do horário que deseja dormir. Prefira iluminação indireta e em baixa tonalidade.
  4. Não consuma álcool próximo ao horário de dormir, pois ele desorganiza o sono. Evite também estimulantes como a cafeína, que podem te manter agitado.
  5. Antes de deitar, consuma pouca quantidade de comida, opte por alimentos de fácil digestão e não abuse dos líquidos (para não ter que ir ao banheiro durante a madrugada).
  6. Pratique exercícios físicos regularmente, priorizando os aeróbios e ao ar livre. Mas atenção: evite atividade física nas duas horas que antecedem o sono.
  7. Faça alguma atividade de transição entre o trabalho e o sono. Leia, ouça música, assista televisão, tome um banho prolongado, enfim…qualquer atividade que desligue o cérebro dos problemas do dia a dia.
  8. Controle o peso e as doenças clínicas que atrapalham o sono.
  9. Só utilize medicamentos para dormir sob prescrição e acompanhamento médico.
  10. Utilize técnicas de coaching para aliviar o estresse.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.