Selfie e a autoestima

Selfie e a Autoestima - Auto afirmação com Selfies? - Mania ou auto afirmação
Mania ou autoafirmação

Selfie

A selfie está em moda. Na edição do Oscar de 2014, ocorreu a selfie mais famosa do mundo, vista por 37 milhões de pessoas, na qual veteranos do cinema e recém-estrelas hollywoodianas se espremeram para sair na foto. Por isso, não é preciso se sentir abandonado: Barack Obama, Madonna, William Bonner e muitas outras celebridades posam para selfies.

Não falhe pelo excesso

As celebridades do entretenimento contam com uma legião de fãs e admiradores que esperam, ansiosamente, por alguma novidade de seu ídolo. Além disso, plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram favorecem a sensação de aproximação com o inacessível artista, o que justifica o excesso de exposição ao qual se submetem.

Entretanto, anônimos devem tomar muito cuidado ao utilizar a selfie. A exibição demasiada nas Redes Sociais gera diversos desconfortos. Inicialmente, não há inúmeros fãs aguardando seu clique para compartilhar fotos do dia a dia e ainda existe o perigo de gerar antipatias, pois o excesso de fotos nas páginas dos amigos pode criar exclusões e bloqueios, pois o exagero de demonstrações pessoais pode ser compreendido como exibicionismo.

A consequência para tal comportamento serão os comentários de amigos e de colegas de trabalho que se sentirão incomodados com a postura de quem publica selfies de forma contínua.

Será realmente autoestima?

Parece comum acreditar que as pessoas, ao adotarem esse comportamento de excessiva exibição, dispõem de uma estruturada autoestima. Entretanto, não será caso de reafirmação contínua? Ao dispararem fotos de si mesma, esperam confirmar o que já sabem que são: belas, admiradas ou aguardam a aprovação do outro: quem irá curtir e repercutir suas selfies?

A fronteira entre autoestima e afirmação é tênue. Em situação de demasia ou de falta, o amor-próprio pode causar esse excesso de autodemonstração. Para equilibrar esse sentimento, inicialmente, reserve algum tempo para conhecer mais sobre si mesmo: quais as sensações que lhe tomam quando publica uma selfie? A partir desses levantamentos, conseguirá compreender por qual motivo, essas fotos são tão importantes.

O coaching será um parceiro para quem, nessas condições, espera ter resultados mais rápidos. Por meio das ferramentas e técnicas do coaching, o indivíduo conseguirá se auto-avaliar e se autoconhecer e, dessa forma, definir prioridades e entender por que que as selfies podem criar empecilhos para sua imagem e, consequentemente, para os seus planos pessoais e profissionais.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Autoestima sem crise” , no Blog SBCoaching.


//

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Demonstrações físicas de afeto: Como a falta dessas demonstrações pode prejudicar o seu bem-estar na pandemia

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Saiba como planejar e tirar um ano sabático

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.