Sem perceber, na hora da briga viramos crianças

Todo mundo briga de vez em quando, até as pessoas mais doces
Todo mundo briga de vez em quando, até as pessoas mais doces

– Eu posso ter errado, mas você errou primeiro!

– Outro faniquito?! Você parece a sua mãe!

– Você SEMPRE grita.

– Você NUNCA me ouve.

Pode ter sido com seu amor, seu filho, os pais, um amigo, mas com certeza você já disse ou ouviu frases como essas – num tom geralmente alterado.

Todo mundo briga de vez em quando, até as pessoas mais doces. Mas repare que interessante: o maior motivo das brigas em que as emoções viram labaredas não é exatamente o assunto da discussão – é “quem” dentro de você e do outro está brigando.

Pense na última briga da qual participou. Iniciada o que seria uma conversa entre dois adultos, de repente a voz se altera, o rosto se contrai, a racionalidade some num “puf!” e aparece uma criança que foi machucada ou pensa que foi e daí “nada e nem ninguém vai me bater de novo ou me dizer o que fazer, ouviu?!”

Não é bem assim?

Agora, num exercício de imaginação, feche os olhos e assista essa cena de fora, como se fosse numa tela de cinema. Observe a postura de cada um, as palavras, o tom da voz, os gestos – os seus e os do outro. Desconte a idade do RG, os antecedentes, o motivo do atrito, a gota d’água, quem estava com a razão. Parecem dois adultos ou duas crianças?

Se você observar com atenção, há quatro tipos de brigas:

1) aquelas em que os dois são crianças – ou seja, em que ambos gritam e se descontrolam porque algo no passado doeu muito e os dois querem evitar que aquela dor se repita no momento presente;

2) aquelas em que A é criança e B é adulto – ou seja, em que B consegue agir ao invés de reagir, consegue separar o passado do presente, se colocar no lugar do outro e pesar as coisas com equilíbrio;

3) aquelas em que B é criança e A é adulto; e

4) aquelas em que os dois são adultos.

Novas atitudes levam a novos resultados
Novas atitudes levam a novos resultados

Se você se reconheceu criança numa briga (ou em várias!), nada de ficar mal com você mesmo – até porque isso também é coisa de criança. Continue olhando a cena de fora e pergunte-se: o que o adulto faria nessa ocasião? E naquela ocasião? E naquela outra?

Independentemente do assunto, a sua criança (e a do outro) segue um padrão que leva à explosão, ao rancor, à vitimização – como reação por ter sido invadido no passado, por exemplo. Identifique e comece a desconstruir esse padrão. Como? Prestando atenção no que o outro diz, mas prestando atenção de verdade. Outro dia vi uma postagem interessante no Facebook, que dizia assim: “Existem muitos cursos de oratória, mas nenhum de ‘escutatória’”. Ou seja, todos querem falar mas ninguém quer ouvir.

Então, será que quando a pessoa disse “aquilo” eu interpretei o gesto como uma invasão? Ou será que quando falo costumo expressar-me de tal forma que pareço invadir os limites do outro?

Identificadas as distorções da comunicação podemos manter a atenção em alerta para que, da próxima vez, uma conversa comece e termine com as duas partes entrando em acordo. Novas atitudes levam a novos resultados. Aliás, só novas atitudes levam a novos resultados.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.