SEO: significado, vantagens e como obter o melhor ranqueamento

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Quer colocar em prática uma estratégia de SEO para o site, mas não sabe muito bem como funciona?

Então mãos à obra: há muito trabalho pela frente.

Primeiro, vale a pena retomar o conceito.

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto técnicas de otimização de sites e blogs para aumentar a visibilidade da sua página nos motores de busca.

E você quer que a sua empresa apareça nas primeiras colocações quando um usuário recorre ao Google para procurar um termo relacionado ao seu produto ou serviço, não é mesmo?

Esta é a maior vantagem proporcionada pelo SEO: fazer com que as pessoas encontrem a sua empresa, tornando a marca uma autoridade no segmento em que atua.

Em longo prazo, você tem acesso ao aumento de performance do negócio e, consequentemente, da competitividade no mercado.

Ficou interessado?

Então, descubra o significado de SEO e suas vantagens ao longo dos seguintes tópicos:

  • O que é SEO
  • Vantagens
  • Quem pode aplicar
  • Como começar a fazer SEO
  • SEO e Google
  • Psicologia da busca
  • Dicas
  • Ferramentas.

O que é SEO?

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SEO é a sigla para um conjunto de técnicas para facilitar o ranqueamento de sites e blogs em motores de busca, como o Google.

Trata-se de diferentes táticas para alcançar um bom posicionamento orgânico e gerar tráfego e autoridade ao site da empresa.

No livro Fundamentos básicos e avançados de SEO (Brasport, 2013), Marcio Elias define SEO como o processo de mudanças internas em um site e ações externas para melhorar o posicionamento de uma ou mais páginas no resultado de uma busca por um assunto específico.

Em um artigo para o site da agência Moz, Rand Fishkin, o objetivo do SEO é aumentar a visibilidade do site em resultados de busca orgânicos.

“O SEO abrange os elementos técnicos e criativos necessários para melhorar os rankings, direcionar o tráfego e aumentar o reconhecimento nos mecanismos de pesquisa”, afirma.

Significado

SEO é a sigla para search engine optimization.

Em uma tradução para o português, o termo significa otimização para mecanismos de busca.

Quais são as vantagens de usar as estratégias de SEO?

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Há diversas vantagens de usar as estratégias de SEO para o site da empresa.

Confira três benefícios principais abaixo:

1. O site aparece nas primeiras posições

Um dos principais ganhos é que o site, quando possui uma estratégia de SEO eficiente, vai ser levado às primeiras colocações do Google quando o usuário faz uma busca relacionada às temáticas que você aborda.

Em um artigo para a revista Forbes, Jayson DeMers CEO da AudienceBloom, afirma que o SEO leva, dessa forma, ao aumento de credibilidade para a marca.

“Ter um ranqueamento alto nos resultados de busca sinaliza aos usuários que você é um player-chave na sua indústria”, destaca.

2. Gera tráfego e autoridade

Quanto mais perto das primeiras colocações no motor de busca, maior volume de acessos você terá no site.

Com o aumento do tráfego, você consegue, aos poucos, construir autoridade para a empresa, fortalecendo a imagem da marca no imaginário do consumidor.

3. Permite converter usuários em clientes

O foco do SEO nas buscas orgânicas permite que a empresa trabalhe o funil de vendas uma vez que o usuário entra no site.

Em um artigo para o Search Engine Journal, Sam Hollingsworth, diretor de pesquisa da agência Elevation Ten Thousand, diz que pesquisa orgânica é um componente essencial do funil.

Pode ser o primeiro ponto de contato do leitor com a marca ou até o passo que faltava para a tomada de decisão em relação a uma compra.

Qualquer um pode aplicar técnicas de SEO em uma página?

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Sim, qualquer empresa ou empreendedor pode aplicar técnicas de SEO em uma página.

Não importa se você tem uma empresa local que fabrica sorvetes ou uma loja de roupas que atua nacionalmente.

Essa é uma estratégia que vale tanto para pequenos quanto para grandes negócios.

Independentemente do tipo de negócio, você pode (e deve) investir em técnicas de SEO para o blog de modo a melhor sua posição no ranking dos buscadores.

No entanto, se você ainda não se sente confiante para aplicar as técnicas em uma página da empresa, recorrer a profissionais da área é uma opção interessante.

Como começo a fazer SEO?

Em outro artigo para a Forbes, Jayson DeMers aponta o passo a passo para iniciar uma campanha de SEO, mesmo que você esteja com pouco orçamento.

Confira algumas dicas:

1. Escolha um construtor de site que suporte o SEO

Nesse caso, a dica é escolher um construtor gratuito ou com planos baratos e utilizar os templates disponíveis para desenhar o site.

2. Escolha palavras-chave fortes e tópicos

É hora de pesquisar palavras-chave e assuntos que você deseja abordar no site.

Mais para a frente, você verá algumas ferramentas que podem ajudar.

3. Otimize títulos e meta descriptions

DeMers explica que os títulos e meta descrições são exibidos nas pesquisas do site.

“Certifique-se de que eles sejam otimizados com palavras-chave relevantes”, aconselha.

4. Escreva conteúdos fortes nas páginas principais

De acordo com o autor, cada página principal deve ter ao menos várias centenas de palavras de conteúdo, útil para que o Google analise o propósito do conteúdo.

5. Produza conteúdo novo pelo menos uma vez por semana

“Certifique-se de que você está escrevendo material de alta qualidade que seu público realmente deseja ler”, aponta DeMers.

6. Incentive o compartilhamento

A dica é incentivar que a audiência compartilhe o seu conteúdo em redes sociais e fóruns na internet de modo a aumentar a autoridade do site.

Que fatores influenciam o ranqueamento?

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Confira quais são os principais fatores que influenciam o ranqueamento nos motores de busca.

Qualidade do Conteúdo

Qualidade do conteúdo deve ser a prioridade máxima da estratégia de SEO, já que o Google analisa a relevância das informações que você leva ao usuário.

Quanto melhor o conteúdo responde às demandas do usuário (ou seja, o que ele deseja ao fazer uma busca), mais perto a sua página estará do topo.

Tamanho do Conteúdo

Conteúdos muito curtos podem ser compreendidos como incompletos e mais fracos em relação às páginas concorrentes  - o usuário precisa ler o conteúdo e, ao fim, ter suas dúvidas solucionadas.

Título Interno

O título interno do blog é aquele que o usuário lê ao entrar no seu link.

Por isso, ele tem como objetivo despertar a curiosidade e incentivar a leitura a partir de chamadas criativas.

Título SEO

O título SEO é aquele que aparece na página de busca, e não dentro da página.

É o primeiro ponto de contato do usuário com o seu site.

Por isso, ele também precisa ser instigante, mas ir direto ao ponto, informando o benefício que o usuário terá em acessar.

O título SEO deve ter até 60 caracteres e apresentar a palavra-chave que você está usando no post a que ele direciona.

URLs amigáveis

Uma URL amigável é aquela que faz sentido para o leitor, contém poucos elementos e apresenta a palavra-chave.

Invista em URLs curtas e de fácil visualização, com hífens para separar as palavras e apresentando relação com o título do post.

Links internos

Links internos são aqueles que levam para páginas que estão dentro do seu próprio domínio.

Portanto, ao elaborar o conteúdo, insira links internos de páginas bem posicionadas no Google para fortalecer o post e aumentar as chances de um bom ranqueamento.

O que é SMM, SEM e SMO?

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SMM, SEM e SMO.

São tantas siglas no universo digital que é fácil ficar confuso, não é mesmo?

Para não ter dúvidas, veja o que cada uma representa.

SMM

Sigla para social media marketing, ou marketing de mídias sociais, na tradução para o português.

Trata-se do marketing nas mídias sociais com o objetivo de posicionar a empresa e marcar presença digital, aumentando o engajamento com o público.

Inclui anúncios patrocinados em redes como Facebook, LinkedIn e Instagram, por exemplo.

SEM

Se refere a search engine marketing, ou seja, marketing para ferramentas de busca.

O objetivo do SEM é elevar a visibilidade dos sites nos mecanismos de busca a partir de SEO e anúncios pagos, como os links patrocinados.

SMO

SMO significa social media optimization, ou seja, otimização de mídias sociais.

O objetivo do SMO é gerar tráfego para a página da empresa nas redes sociais.

SEO ou Links Patrocinados?

Links patrocinados são uma forma de publicidade online em formato de texto para os motores de busca.

Nesse tipo de estratégia, o seu site pode até subir nas colocações do Google, mas apenas por um determinado tempo, enquanto durar a campanha, e a partir de investimentos financeiros.

Portanto, de forma geral, a melhor opção é apostar no SEO, que se torna mais barato em relação aos links patrocinados e apresenta resultados em longo prazo.

Outra razão para fazer essa aposta é que os usuários tendem a clicar em resultados orgânicos por não confiarem em anúncios pagos.

Em um artigo para o SEO Hacker, Sean Si, editor-chefe do site, afirma que a melhor maneira de ganhar visibilidade é, de fato, a partir do conteúdo de qualidade capaz de ser bem ranqueado no Google.

“E o Google determina o que é relevante usando seu próprio algoritmo”, explica o autor.

Por isso, é importante entender o funcionamento do buscador, com o intuito de aproximar seu conteúdo do que ele considera ideal.

Como fazer isso?

É o que vamos descobrir nas próximas linhas.

SEO e Google: Como Funciona a Pesquisa?

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Compreender os critérios de ranqueamento do Google é essencial para compor uma boa estratégia de SEO.

Saiba como funciona a pesquisa:

Como funciona o Google?

O Google funciona por meio de robôs que rastreiam todo o conteúdo das páginas na internet.

Esses robôs leem o conteúdo e os armazenam em seus servidores, para que eles possam ser encontrados pelos usuários.

Para o ranqueamento das páginas nas buscas orgânicas, o conteúdo é o rei na avaliação do Google, uma vez que os robôs avaliam as páginas de acordo com a autoridade e relevância que apresentam.

Isso também leva em conta quais delas oferecem melhores experiências aos usuários.

Como o Google enxerga um site – e o que ele não consegue ler

O Google enxerga um site como uma página composta de textos e códigos, e os robôs fazem um trabalho inteligente para avaliar esse conteúdo.

Por outro lado, o Google não consegue interpretar tão bem as imagens.

Os detalhes das figuras, portanto, não têm grande espaço, ao que se sabe até o momento, no algoritmo do buscador.

Justamente por isso, em uma boa estratégia de SEO, você precisa criar um texto alternativo para cada imagem, que consiste em uma espécie de legenda.

Assim, o texto alternativo deve fornecer informações relevantes e precisas que ajudam o Google a entender que aquele elemento é, de fato, uma imagem que se relaciona ao conteúdo textual.

A psicologia da busca e os três tipos de busca

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A psicologia da busca se refere à intenção que está por trás da busca do usuário.

Pesquisa ou busca navegacional

É aquela que o usuário faz quando deseja visitar um site específico.

Nesse caso, a busca serve como um atalho para chegar até a página, eliminando a necessidade de inserir a URL completa no buscador.

Pesquisa ou busca informacional

Esse tipo de busca ocorre quando o usuário quer obter informações sobre algum assunto específico, a partir da qual o Google mostrará os resultados mais relevantes.

Pesquisa ou busca transacional

É quando o usuário deseja efetuar uma transação, como a compra de um produto em e-commerce ou o acesso ao internet banking, por exemplo.

Fatores de Ranqueamento: os requisitos para chegar ao topo do google

Fatores de ranqueamento são critérios que o Google utiliza, por meio de algoritmos, para ranquear as páginas no buscador.

Na sequência, saiba como chegar ao topo no Google.

Como chegar ao topo – Os principais fatores de ranqueamento do Google

Como mencionamos antes, o primeiro passo para uma boa estratégia de SEO é compreender os fatores de ranqueamento do Google.

Eles incluem quatro vertentes principais:

  • Conteúdo em si (qualidade e relevância)
  • Quantidade de backlinks de qualidade (links de outros sites que remetem para sua página)
  • Requisitos técnicos (palavra-chave, títulos, URL)
  • Experiência do usuário (sites rápidos e responsivos, que oferecem uma navegação adequada para todos os tipos de dispositivos).

Na hora de elaborar a estratégia de SEO, mais do que conhecer esses fatores, você precisa saber coordená-los.

Lembre-se de que a aplicação de um desses critérios de forma isolada não é suficiente para levar o site às primeiras posições.

Dicas de SEO para aplicar no seu site

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Nas próximas linhas, vamos conferir mais algumas dicas que não podem ficar de fora do seu planejamento:

Pensar na Intenção de Busca do Usuário

Analisar a intenção da busca do usuário é essencial para criar um conteúdo relevante e capaz de atender à sua demanda.

Ao conhecer a intenção da busca, você se coloca no lugar do usuário, no intuito de identificar os rumos do conteúdo.

Definir Palavras-chaves de Cauda Longa

Palavras-chave de cauda longa são expressões maiores e bem específicas.

Ao invés de “roupas femininas”, uma cauda longa seria, por exemplo, “como usar roupas femininas no inverno”.

A vantagem é que, geralmente, há menos páginas concorrendo pela palavra-chave, e as chances de atender à necessidade do usuário são maiores.

Usar Sinônimos e Palavras com Semântica Parecida

Utilizar sinônimos e variações da palavras-chave aumentam as possibilidades de o usuário encontrar a sua página relativa a um determinado assunto.

Também é importante para que o Google compreenda que o conteúdo é completo e relevante ao usuário.

Escrever Conteúdos de Qualidade

O intuito é oferecer um conteúdo melhor do que os concorrentes.

Por isso, solucione as dúvidas do usuário, forneça novas informações e entregue valor.

Hierarquizar os Conteúdos

Para hierarquizar os conteúdos, é necessário dividir em subtítulos.

São os famosos h2, h3 e h4, que estruturam o texto e facilitam a leitura para o usuário.

Posicionamento de Palavras-Chaves

A palavra-chave deve aparecer na introdução do texto, no título e em pelo menos um subtítulo h2.

Também deve ser utilizada ao longo do texto de maneira orgânica.

Criar uma URL Amigável

Lembre-se do que abordamos antes: a URL deve ser amigável, apresentando um formato curto, de fácil visualização e com hífens para separar as palavras.

Otimizar Imagens

Para otimizar as imagens, preste atenção ao texto alternativo, que serve como um apoio para que o Google compreenda a imagem.

A dica é salvar o arquivo com a palavra-chave como nome e utilizar a palavra-chave no texto alternativo e na descrição.

Conseguir Backlinks

Backlinks são links que levam o usuário de outro site para o seu.

Quanto mais backlinks indicarem o seu site, maior o grau de relevância que você terá para o Google.

Invista em posts de qualidade, realize guest posts (artigos em sites de outras empresas relacionadas ao seu segmento) e crie relacionamento com seus leitores para obter links deles em todos os canais que utilizarem.

Site Responsivo e Veloz

Quando falamos de SEO, a experiência do usuário conta bastante.

Ter um site responsivo, que se adapta às telas de smartphones e tablets, é essencial para que o usuário não se sinta frustrado ao entrar na página.

Da mesma forma, o site precisa ser veloz, já que o usuário não perde tempo esperando o carregamento do conteúdo.

Ferramentas para usar e dominar o SEO

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Agora que tal conhecer quatro ferramentas que facilitam a aplicação do SEO?

Google Keyword Planner

Essa é uma ferramenta gratuita em que você pode pesquisar palavras-chave ou frases relacionadas aos temas que você quer tratar no blog, seus produtos e serviços.

A ferramenta mostra as palavras-chave mais relevantes e gera estimativas de volume de buscas para cada uma.

Ubersuggest

A Ubersuggest também é gratuita.

Na ferramenta, você pode pesquisar as palavras-chave que apresentam maior número de buscas orgânicas no Google e quais estratégias estão funcionando em outros sites do mesmo segmento que o seu.

Também é possível identificar quais conteúdos apresentam mais backlinks e compartilhamentos.

Ahrefs

É possível obter vários insights com essa ferramenta: busca de palavras-chave, pesquisa de conteúdos e backlinks, análise da concorrência e monitoramento da web.

Uma das principais funcionalidades é a geração de relatórios de tráfego orgânico, que permitem observar a qualidade das palavras-chave da concorrência.

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta paga que oferece diferentes funcionalidades para o SEO: análise da concorrência, pesquisa de palavras-chave, monitoramento do posicionamento das keywords, entre outros.

Ele também faz um diagnóstico completo da situação atual do site, para que você possa corrigir ou aprimorar aspectos técnicos.

Conclusão

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Depois de ler este texto, você já pode dar os primeiros passos rumo à sua estratégia de SEO.

Com isso, você ganhará autoridade no mercado, poderá atrair mais pessoas para a sua marca e terá a oportunidade de converter usuários em clientes.

Antes, vale lembrar que um bom resultado em SEO depende da combinação de todos os fatores de ranqueamento.

Por isso, há muito trabalho pela frente, como salientamos na introdução do texto.

De qualquer forma, o esforço vai valer a pena.

Para garantir o melhor aproveitamento do conteúdo, priorize a qualidade e o foco na busca do usuário.

Essas duas diretrizes vão contar muitos pontos na avaliação do Google.

E se você ainda não se sente confiante, não tenha medo de recorrer a um profissional especializado no assunto.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.