Saiba o que é coach e quais os benefícios de se ter um

coach

Em algum momento, você já deve ter ouvido o termo coach. Mas qual é seu significado? Essa palavra que define o profissional de coaching tem tudo a ver com a capacidade de facilitar e transformar a vida das pessoas.

Para que você entenda mais sobre o que é coach, como funcionam suas técnicas e o que fazer para se tornar um, preparamos um artigo com todas as informações. Continue acompanhando o texto e conheça mais sobre o assunto.

O que significa coach?

Mas, afinal, o que é coach? O termo é usado para designar os treinadores, aqueles profissionais responsáveis pelo aperfeiçoamento de habilidades específicas dos atletas, que estão na beira dos campos e quadras para orientar.

Além de serem treinadores, os coaches também são profissionais capacitados para orientar outros aspectos da vida, de acordo com sua especialidade, como os âmbitos pessoais e profissionais, por exemplo. Por isso, o coach é usado para definir o profissional que aplica as técnicas de coaching.

Qual a função de um coach?

O profissional da área de coaching trabalha no desenvolvimento do indivíduo, auxiliando o aperfeiçoamento de novas habilidades e da performance, compreendendo quais são as necessidades e objetivos a serem alcançados pelo cliente.

Durante uma sessão de coaching, o foco está no futuro e nas infinitas possibilidades que ele pode oferecer. Lembrando que o coach não oferece respostas prontas, ele permite que você consiga realizar a construção de todo o processo por si próprio, sendo apenas um parceiro que entenderá a fundo o que você busca.

Para quem o coach é indicado?

Basicamente, precisa de um coach todo aquele que deseja atingir seus objetivos e ter desenvolvimento pessoal ou profissional de uma forma prática e duradoura. Sua carreira está estagnada? A falta de motivação está afetando a sua produtividade?

Um coach profissional pode oferecer esse suporte. Agora, digamos que o seu problema não é no mundo dos negócios, mas no âmbito particular e nos relacionamentos.

Seus amigos não te vêem mais no happy hour? Ou faltam mais momentos com a família? Nesses casos, um coach pessoal vai lhe dar todo o apoio necessário. Você se encaixa em algum desses perfis? Então, você também precisa de um coach.

A importância do coach no autoconhecimento

Algumas pessoas têm dificuldade em conseguir desenvolver o autoconhecimento por conta própria e, realmente, não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, o coach é aquele suporte profissional que vai dar apoio para você encontrar dentro de si as respostas que está buscando.

Principais benefícios de se ter um coach

Confira os principais benefícios de quem escolhe o coaching como alternativa:

  • Aprimora seus pontos fortes;
  • Supera as crenças limitantes;
  • Eleva a autoestima ;
  • Traz maior produtividade;
  • Desenvolve a inteligência emocional;
  • Aprofunda o autoconhecimento;
  • Permite definir metas e objetivos mais claros;
  • Melhora as relações pessoais;
  • Reduz o estresse;
  • Fornece uma gestão mais equalizada do tempo;
  • Traz uma tomada de decisão mais assertiva,
  • Aumenta o foco.

Tipos de coach

Dentro desses dois grandes âmbitos (profissional e pessoal), existem alguns tipos de coaches voltados para as especificidades de cada área. Essas categorias foram criadas com o intuito de atuar de forma personalizada nas demandas mais comuns que compõem esses dois universos. Confira quais são os principais tipos de coaching.

Coaching de carreira

Atua mais diretamente no desenvolvimento da carreira do cliente. A modalidade trabalha questões específicas para oportunizar as melhores decisões dentro do mercado de trabalho.

Executive Coaching

O executive Coaching é mais voltado para grandes executivos que querem desenvolver habilidades de gestão, como aumentar a performance e a produtividade dos colaboradores, por exemplo.

Mentoring coaching

Área que ensina a ser mentor de outros coaches por meio da coordenação, alinhamento e aperfeiçoamento das atribuições dos profissionais da metodologia de desenvolvimento humano.

Leader coaching

É para aqueles que precisam melhorar suas habilidades de liderança, tais como comunicação interna, confiança e empatia, por exemplo.

Positive coaching

O Positive Coaching é indicado para melhorar suas conquistas e comportamento, para se ter atitudes mais positivas e otimistas em todos os âmbitos da vida. Ele aumenta o bem-estar e a qualidade de vida.

Sales coaching

Indicado para pessoas que desejam melhorar seus números em vendas e atingir um local de destaque nesse segmento de mercado.

Torne-se um profissional coach

Desenvolva todo o seu potencial e ainda auxilie outras pessoas nesse mesmo processo tornando-se um coach. Qualifique-se como um profissional em coaching, com uma metodologia embasada cientificamente, construída pela SBCoaching, que já formou mais de 40 mil profissionais.

Quer saber mais sobre o universo coaching? Baixe agora nosso material gratuito e exclusivo com tudo sobre coaching e conheça mais sobre esse método de sucesso.

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de março. Aproveite para aprender com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver todo o seu potencial para mais qualidade de vida e felicidade.


Comentários

Quem leu este post leu também :)

Motivos para você não se tornar um coach no Brasil!

O que as empresas esperam de um Profissional no Pós-Pandemia

Inovação no ambiente de trabalho

O coaching para desenvolvimento de carreira

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Recolocação Profissional

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.