Skills de hoje e do futuro

Antigamente era comum que um profissional se destacasse no mercado de trabalho apenas por seu conhecimento técnico, também conhecido como hard skills. Esses indivíduos poderiam ser ótimos no que se propunham a fazer, porém não lhe eram exigidas competências comportamentais, que o fariam trabalhar em equipe ou respeitar a cultura organizacional da empresa, por exemplo.

Desde a virada do milênio e a expansão constante da tecnologia, o mercado de trabalho tem cada vez mais se expandido e exigido mais dos trabalhadores. O conhecimento técnico deixa de ser o protagonista dos processos seletivos e o letramento digital, habilidades socioemocionais e orientação por dados têm sido constantes nas entrevistas de emprego.

Essa tríade e outras habilidades são conhecidas como soft skills, ou as habilidades do futuro. Elas receberam esses títulos pois há muito tempo se aponta a necessidade da integração de conhecimentos tecnológicos e socioemocionais dentro das instituições como exigências para o futuro, mas com a chegada da pandemia do Covid-19 o futuro se fez presente de um dia para o outro.

Desde março de 2020 houve uma brusca aceleração digital do mercado de trabalho, e devido ao distanciamento social, muitas pessoas deixaram de lado os aprendizados socioemocionais, o que dificulta ainda mais que um profissional consiga se destacar em meio a concorrência cada vez mais preparada para esses “desafios do futuro”.

Neste texto vamos conversar sobre as habilidades que já vinham sendo exigidas dentro das empresas, mas que a partir dos últimos acontecimentos se tornaram essenciais para que qualquer trabalho seja desenvolvido.

Boa leitura e bom desenvolvimento.

Afinal, o que é uma skill?

Se você está constantemente buscando novas oportunidades de trabalho, com certeza já se deparou com a palavra skill por aí.

Como dissemos, skills são habilidades, por isso o conhecimento técnico é conhecido como hard skill.

Já a soft skill se refere às competências comportamentais que um profissional deve ter para assumir certo cargo ou posição dentro de uma empresa. Também são consideradas atributos pessoais que muitas vezes você já possui, mas que também podem ser aprendidos.

Ou seja, trata-se de habilidades que surgem para agir como propulsoras das hard skills — habilidades técnicas. Quando trabalhadas de maneira correta, a dupla hard e soft skills forma colaboradores com a aptidão necessária para preencher as necessidades do mercado.

Nós apresentaremos aqui uma lista com soft skills que serão cada vez mais procuradas pelas empresas, mas antes de chegarmos lá você precisa se atentar ao processo de desenvolvimento dessas habilidades.

Como indivíduo, você é uma combinação de certos conhecimentos técnicos e comportamentais. Portanto antes de se diminuir ou sair buscando fontes de desenvolvimento, faça uma busca dentro de si mesmo, se reconheça como profissional e as skills que você já possui e quais delas são exigidas para a execução da sua profissão. Este processo será muito mais gratificante e menos doloroso do que tentar se enquadrar em um padrão preestabelecido.

Dito isso, confira essa seleção de habilidades que já começaram a ser exigidas nos processos seletivos e que cada vez mais serão necessárias no futuro:

1 Letramento digital/habilidades tecnológicas

Letramento digital está além do conhecimento para acessar algum sistema interno ou acessar algumas ferramentas. As habilidades tecnológicas exigidas daqui para frente dizem respeito ao uso da tecnologia, suas ferramentas e o meio digital.

Isto significa saber ler e escrever informações digitais, que incluem sinais, códigos, imagens, entre outros e, mais que isso, interagir com esses ambientes digitais e utilizar essas informações de forma lógica e estratégica para sua função.

2 Empatia

Apesar da tecnologia, as relações e a comunicação já vêm sendo extremamente importantes no contato cliente-empresa. Por isso, é fundamental entender a dor do próximo em situações adversas para que seja possível criar relações cada vez mais fortes em busca de soluções mais efetivas.

3 Adaptabilidade/Flexibilidade

Se antes da pandemia o mercado já estava em constante transformação, a partir de agora o dinamismo e a incerteza estarão cada vez mais presentes.  

Portanto, é essencial que os profissionais aprendam a lidar com esses fatores para que possam ter mais facilidade em transitar em seu mercado de atuação.

4 Inteligência emocional

A inteligência emocional auxilia no desenvolvimento de outras habilidades fundamentais para nossa vida em todos os seus aspectos, como autogestão, disciplina, capacidade de lidar com frustrações, entre outros.

5 Orientação por dados

Tudo que é feito em uma ambiente virtual e digital é possível ser analisado. Portanto, em um futuro cada vez mais tecnológico, a capacidade de ler e interpretar os dados para a tomada de decisão, sempre direcionados aos resultados, será cada vez mais importante.

6 Resolução de problemas

Essa habilidade se caracteriza por não apenas encontrar uma solução, mas também analisar, questionar e refletir sobre possíveis soluções para definir qual a melhor saída.

7 Criatividade

Curiosidade é um conceito que envolve presente e futuro.

Ser curioso e gerar novas ideias e soluções sempre foi um bom diferencial, mas a partir de agora, onde a incerteza será constante, esta será ainda mais valorizada em um cenário de mercados complexos.

8 Pensamento analítico

Possibilita a análise e a resolução de problemas complexos usando o raciocínio e a lógica para trazer soluções inovadoras. Pode ser atrelado a criatividade para que as soluções sejam ainda mais certeiras.

9 Resiliência

Esse termo já se tornou conhecido por muitos, mas para aqueles que não estão familiarizados, resiliência diz respeito a capacidade de transpor obstáculos e enfrentar as adversidades, fazendo delas oportunidades de amadurecimento e de aprendizado.

10 Senso crítico

Significa utilizar a inteligência para conhecer a realidade e encontrar soluções para os problemas reais, fazendo com que o pensamento, a análise e a reflexão antes de agir, aprimore seu intelecto e sua capacidade de resolução de problemas.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.