SMART – Planejamento de Carreira Inteligente

ações resultados
Ao definir adequadamente os objetivos é possível conseguir a tão sonhada promoção e construir uma carreira profissional bem-sucedida.

Para obter sucesso na vida, seja na área pessoal ou profissional, é necessário saber planejar. E é importante dizer que o planejamento deve ser específico e bem delineado, uma vez que as ações realizadas no presente determinam os resultados futuros, tanto os positivos quanto os negativos.



Ao definir adequadamente os objetivos é possível conseguir a tão sonhada promoção e construir uma carreira profissional bem-sucedida. Peter Drucker, considerado um dos pensadores mais importantes da administração moderna, desenvolveu um processo para auxiliar no planejamento das ações que promovem um melhor desenvolvimento profissional. O método é conhecido como SMART. A sigla se refere a algumas palavras inglesas – Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Realistic (realista), Relevant (relevante) e Time Bound (tempo relativo) – e a metodologia tem sido frequentemente utilizada por profissionais que desejam aprimorar suas carreiras.

Com a ferramenta SMART é possível fazer um planejamento inteligente a partir de passos simples. Veja:

Seja específico:

Quanto mais específico e detalhado for o seu objetivo, mais fácil será alcançá-lo.

Saiba medir suas metas:

É importante saber exatamente o que precisa ser feito e quais dificuldades podem aparecer durante o processo. Meça e calcule a dimensão dos obstáculos e todas as etapas para superá-los, definindo assim o melhor caminho a ser seguido.

Trace metas alcançáveis:

Ser ousado é essencial, porém definir metas impossíveis causa nada mais que frustração. Planeje o que deve ser feito para conseguir o cargo almejado e avalie se há a necessidade de cursos ou de algum outro tipo de preparação para obter os conhecimentos necessários à nova área.

Avalie a relevância do objetivo:

Em primeiro lugar, pergunte-se o que te leva a querer um maior destaque profissional e quais as possíveis implicações que essa mudança trará para a sua vida. Conhecer a si mesmo é essencial para definir a relevância de um objetivo, ponderando as vantagens e dificuldades que ele apresenta.

Esteja consciente do tempo:

Ter objetivos realistas e bem definidos é importante, mas isso não é suficiente caso o prazo estipulado para concretizá-los seja inviável. Ao traçar uma meta, determine o início e o término das ações necessárias para alcançá-la.

definir relevância objetivos
Ao traçar uma meta, determine o início e o término das ações necessárias para alcançá-la.

Com a ferramenta SMART, seu sonho de conseguir uma promoção ou trocar de cargo fica mais próximo da realidade, pois você consegue estruturar um planejamento eficiente e simples de ser seguido. Experimente utilizá-la!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.