Sumário executivo: o que é, exemplos e dicas de como fazer

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Precisa elaborar um sumário executivo para apresentar uma ideia de negócio, mas não sabe como estruturá-lo?

Tudo bem, aqui você vai solucionar as suas dúvidas a respeito dessa ferramenta, essencial para captar investidores, sócios e parceiros para a empresa.

O sumário executivo é uma breve introdução do plano de negócio, outra importante ferramenta para a criação e gestão de uma empresa.

Ele resume, de forma objetiva, os principais pontos do plano de negócio, de modo a chamar a atenção de quem o lê.

O objetivo central é vender a ideia do negócio: convencer o seu interlocutor a apostar na empresa de algum modo.

Mas alguns cuidados são necessários na hora de elaborar o sumário executivo.

Eles vão desde a criação de diferentes versões conforme o perfil de quem vai ler à elaboração das seções que farão parte da sua estrutura.

Ficou interessado?

Preparamos um guia completo para a elaboração do sumário executivo.

A seguir, navegue pelos seguintes tópicos:

  • O que é sumário executivo
  • Diferentes modelos
  • Como fazer
  • Partes essenciais do sumário executivo
  • Dicas para elaborar
  • O coaching no desenvolvimento do sumário
  • Objetivos profissionais com coaching executivo.

Siga a leitura e tire suas dúvidas sobre os temas acima.

O que é o sumário executivo?

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O sumário executivo é a parte inicial do plano de negócios, que tem como objetivo resumir os principais tópicos do documento.

Trata-se, portanto, de uma breve contextualização de cada seção do plano de negócios, de modo a proporcionar uma visão geral da empresa e de sua viabilidade.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) define o sumário executivo como um resumo do plano de negócio.

“Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes”, de acordo com um documento de orientações do Sebrae.

Justamente por isso, o sumário executivo é uma ferramenta importante para o empreendedor.

É por meio dele que se torna possível apresentar a ideia de negócio para clientes, investidores e parceiros.

Em artigo para a revista Forbes, o empreendedor em série Alejandro Cremades afirma que o sumário executivo resume as oportunidades do negócio em um documento conciso.

“Essa é a sua chave para obter mais capital. Somente um sumário eficiente abrirá essa porta ou fará com que credores comerciais e investidores deem atenção a você”, destaca.

De acordo com Eric Markowitz, em um artigo na revista Inc, o sumário executivo é a oportunidade para captar a atenção do leitor e convencê-lo a ler o plano de negócio.

“O sumário deve incluir os principais detalhes do plano, mas é importante não entediar o leitor com minúcias”, afirma.

Sumário executivo e seus diferentes modelos

A seguir, vamos entender por que vale a pena construir diferentes modelos de sumário executivo e como planejar sua elaboração.

Por que é importante ter diferentes modelos?

Fazer diferentes modelos de sumário executivo é importante para captar a atenção de diferentes pessoas.

Afinal, você pode apresentar a ideia de negócio para grupos diversos, concorda?

Então, o sumário precisa ser adequado aos vários perfis de leitores, desde investidores a possíveis sócios.

Assim, o ideal é criar diferentes sumários, cada um a partir de um enfoque diferente.

Nesse caso, uma estratégia eficiente é a criação de personas, que são pessoas fictícias elaboradoras a partir das pessoas reais que você pretende atingir.

Quanto mais informações você tiver sobre o público-alvo (quem irá ler o sumário executivo), mais chances de adequar o texto e adaptá-lo aos interesses do leitor.

Exemplos de sumários executivos

Pense nas diferentes pessoas a quem você apresentará o sumário executivo:

  • Investidores
  • Instituições financeiras
  • Parceiros
  • Sócios em potencial.

Vamos supor, por exemplo, que você está fazendo um sumário executivo direcionado a um investidor.

Então, faz sentido focar no planejamento financeiro, nas perspectivas de retorno e no potencial do mercado em que você atuará.

Mas isso pode não ser o ideal para apresentar o sumário a um sócio em potencial.

Nesse caso, é interessante, por exemplo, focar no propósito do negócio, na motivação que está por trás dele e em como ele poderá trazer retorno ao sócio.

Percebe como o conteúdo do sumário deve ser adaptado para cada perfil?

Como fazer o sumário executivo?

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Depois de compreender a importância de adaptar o sumário executivo, é preciso saber como elaborar o documento, certo?

O primeiro ponto a ter em mente é que, na verdade, você só deve fazer o sumário depois de finalizar o plano de negócio.

Dessa forma, você tem maior embasamento para criar uma síntese das ideias, avaliando quais informações são mais relevantes.

Na hora de escrever, tente torná-lo atraente e convincente.

Lembre-se de que o objetivo é instigar o leitor a ler o plano de negócio completo.

No entanto, não enrole: apresente as ideias de forma clara, evidenciando a viabilidade do negócio.

De acordo com um guia da Ashford University, o sumário executivo deve ser:

  • Escrito de uma a três páginas
  • Apresentado como um documento que se sustenta sozinho
  • Escrito em tom formal, evitando pronomes na primeira pessoa.

O plano de negócios

Como vimos, o sumário executivo é um complemento ao plano de negócio.

Essa é uma ferramenta importante para viabilizar a ideia de qualquer empresa.

Mas, afinal, o que é esse plano?

Trata-se de uma ferramenta que organiza ideias para a criação de uma empresa e planeja o caminho para o crescimento no mercado.

De acordo com o Sebrae, o plano de negócios é um documento escrito com base para gerenciar a empresa que contém as seguintes informações:

  • Produto ou serviço que irá oferecer
  • Futuros clientes
  • Fornecedores
  • Concorrentes
  • Objetivos
  • Caminhos que precisam ser percorridos.

No livro Construindo planos de negócios (Elsevier Brasil, 2005), os autores Cesar Salim, Nelson Hochman, Andrea Ramal e Silvina Ramal apontam que o documento diz respeito a planejamento.

Ele consiste em uma forma de saber aonde você quer chegar com o negócio e como irá traçar esse caminho.

“Plano de negócios é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”, conceituam.

Quais são as partes essenciais do sumário executivo?

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Na sequência, conheça as partes essenciais do sumário executivo.

Seguindo essa estrutura básica, ficará mais fácil organizar as informações no sumário.

Então, leia as dicas a seguir com atenção.

Descrição da empresa, dados do empreendimento e dados sobre os sócios

A descrição da empresa abrange informações como nome, segmento, clientes, produtos oferecidos e necessidade que ela atende no mercado.

Nos dados sobre o empreendimento, você deve pontuar informações como o local onde será criada a empresa e como será a estrutura dela.

Já em relação aos sócios, descreva quem são os empreendedores, incluindo o perfil e competências de cada um.

O ideal é mostrar que os sócios possuem habilidades para gerenciar o negócio.

Enfim, esse é o momento de fazer um breve resumo do que é a empresa e qual a sua proposta para ingressar no mercado.

Capriche nas descrições, pois é a oportunidade inicial de impactar o leitor.

Justificativa do Negócio

Descreva o porquê de o seu negócio ser necessário no mercado.

Ele resolve algum problema na sociedade?

Traz inovação ou oferece serviços com melhor custo-benefício?

Segue alguma tendência de mercado?

A justifica é aquilo que torna a empresa relevante, que gera diferencial competitivo e dá potencial de ingresso no mercado.

Visão, Missão e Valores da Empresa

Visão, missão e valores da empresa resumem os objetivos do negócio e fazem parte da identidade organizacional.

A visão transmite o que a empresa pretende ser no futuro.

A missão é o papel que o negócio pretende cumprir no mercado.

Já os valores são os princípios morais e éticos que deverão ser colocados em prática no dia a dia do negócio.

Análise de Mercado

Nessa seção do sumário, faça apontamentos sobre o mercado e o potencial da empresa ao ser inserida nele.

Descreva, de forma breve, de que maneira você pretende obter uma fatia desse mercado.

Faça essa descrição com base em pesquisas e dados obtidos durante a elaboração do plano de negócio.

Plano de Marketing

Esse é o momento de pincelar a proposta de campanha de marketing e ações para promover o negócio.

Basicamente, consiste em destacar as estratégias para inserir a empresa no ambiente digital, gerar leads de venda, converter clientes e manter o relacionamento com o público.

Planejamento Operacional

No planejamento operacional, resuma qual será a estrutura da empresa e metodologias que serão utilizadas.

O planejamento operacional consiste em definir as operações necessárias na empresa para alcançar seus objetivos.

Planejamento Financeiro/Jurídico

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Nessa etapa, sintetize o planejamento financeiro.

Quanto será preciso para dar o pontapé inicial?

Quais recursos serão necessários?

Explique, mais uma vez, de que maneira será possível alcançar os objetivos, mas no plano financeiro.

Já o planejamento jurídico consiste em prever requisitos legais e itens necessários para a formalização da empresa.

Mercado de atuação e equipe de trabalho

Faça uma contextualização resumida do mercado de atuação da empresa, destacando características relevantes.

Descreva de que maneira você pretende estruturar a equipe de trabalho: quantos profissionais integrarão o time e competências e áreas de atuação de cada um.

Se você já tem uma equipe de trabalho, descreva as habilidades dos colaboradores de modo a convencer o leitor de que eles estão preparados para cumprir os objetivos organizacionais.

Resumo financeiro

Elabore essa seção, destacando os principais dados do planejamento financeiro presentes no plano de negócio.

Fluxo de caixa, investimento inicial, projeções de receitas e proposta de investimento podem ser destacados.

Deixe em evidência informações que chamem a atenção do leitor de forma positiva.

Objetivo e metas do plano

Essa é a hora de pontuar os objetivos da empresa e as metas a serem alcançadas.

Estabeleça um objetivo central e pontue rapidamente os objetivos de curto e médio prazo.

Não se esqueça de resumir o plano para conquistar as metas estabelecidas.

Projeções em gráficos

Incluir projeções em gráficos é uma boa estratégia para apresentar as informações de maneira visual para chamar a atenção.

Gráficos em pizza, barra e colunas, além de tabelas, são recursos que facilitam a visualização e transmitem credibilidade.

Mas lembre-se de que o sumário executivo não apresenta informações tão aprofundadas.

Portanto, equilíbrio na seleção dos dados é fundamental.

Dicas para elaborar o sumário executivo

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Confira três elementos essenciais para a elaboração do sumário executivo.

Eles dizem respeito à forma com que você apresenta as informações.

Objetividade

Se no sumário executivo você precisa resumir os pontos mais relevantes do plano de negócios, então, objetividade na apresentação das informações é essencial.

Utilize uma linguagem simples e objetiva.

Lembre-se de que o ideal é que o sumário executivo contenha, no máximo, três páginas.

A objetividade permite que o leitor tenha uma visão geral do negócio de forma clara e fique interessado em conhecer detalhes a partir do plano de negócio.

Praticidade

Na hora de elaborar o sumário executivo, invista na praticidade.

Por isso, é tão importante manter o documento conciso  - afinal, ele precisa ser um documento que introduz uma visão geral do negócio.

Além disso, aposte em um design simples e organizado para facilitar sua visualização.

Transparência e credibilidade

Nunca invente no sumário executivo.

A regra geral é manter a transparência das informações, mesmo que você destaque aquelas que são mais favoráveis ao negócio.

De nada adianta manipular ou inventar informações apenas para conquistar investidores, sócios e parceiros.

Afinal, em algum momento, essas mentiras ficarão em evidência, e os prejuízos para o negócio serão grandes.

Ser transparente é um fator essencial para transmitir credibilidade no sumário executivo.

O coaching no desenvolvimento do sumário executivo

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Se você está com dúvidas no desenvolvimento do sumário executivo, uma boa opção é buscar por um processo de coaching.

Essa é uma metodologia voltada ao desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades comportamentais.

Mas como isso ajuda na elaboração do sumário?

Funciona assim: o coach é um profissional que ajuda o coachee a estabelecer objetivos, traçar planos e agir de forma estratégica.

Se o processo for voltado ao âmbito empresarial, então, um dos objetivos do coaching será instigar o coachee a refletir de forma analítica e adquirir uma visão sistêmica do negócio.

Aí, esse conhecimento adquirido é útil desde o plano de negócios.

Se você vai criar uma empresa, o coaching apoia suas decisões já na criação do plano.

Com o coaching, você irá definir metas inteligentes, remover obstáculos na criação do negócio, compreender o mercado e desenvolver a mentalidade empreendedora.

Tudo isso de forma a pensar estrategicamente e tomar decisões assertivas.

E se você conta com esse apoio desde o início, então, elaborar o sumário executivo fica ainda mais fácil.

Coaching executivo para alcançar seus objetivos profissionais

Está em busca dos seus objetivos, mas não sabe como alcançá-los?

O coaching também é válido nessa hora.

Mesmo que o coaching tenha uma base comum, ele apresenta subdivisões.

Uma delas é o coaching executivo.

O processo potencializa as virtudes do coachee e corrige as suas vulnerabilidades a partir de um plano de ação que tem como ponto de partida seus objetivos profissionais.

Ou seja, primeiro se define o estado desejado, aonde quer chegar e depois o coaching traça o caminho até ele.

Todo o processo tem como propósito destacar as competências necessárias para aumentar o desempenho na atuação profissional.

O coaching é o processo que dá apoio para que você compreenda o cenário em que está inserido, desenvolva competências necessárias para atuar profissionalmente e encare os desafios.

Ou seja: a metodologia tem tudo a ver com autoconhecimento e inteligência emocional.

Afinal, por meio dela, você irá conhecer as suas principais virtudes, identificar comportamentos que precisam ser mudados e aprimorar competências importantes.

No entanto, para isso, é preciso que você tenha comprometimento durante todo o processo.

A metodologia de coaching proporciona diferentes benefícios, como, por exemplo:

Conclusão

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Agora você já está preparado para elaborar um sumário executivo potente, não é mesmo?

Lembre-se de que isso só é possível a partir da criação de um plano de negócio completo.

Assim, vale recordar a importância do destaque aos principais pontos do plano de forma breve e objetiva, sempre apresentando as informações com clareza e transparência.

Não se esqueça também de fazer diferentes versões do sumário executivo, adaptando o seu conteúdo conforme a pessoa para quem você vai apresentá-lo.

Isso amplia as chances de conquistar investidores, sócios, parceiros e instituições financeiras que permitirão colocar a sua empresa no mercado.

Então, é hora de botar todas as dicas deste texto em prática.

Se julgar necessário, recorra ao coaching para traçar objetivos e tomar decisões mais assertivas para o negócio.

Além disso, tenha em mente que essa metodologia é importante não apenas para os negócios, mas para a sua própria atuação profissional.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.