Técnicas de coaching: quais são, benefícios e como aplicá-las

tecnicas de coaching quais sao beneficios como aplicalas

As ferramentas e técnicas de coaching são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Elas são capazes de provocar estímulos importantes que promovem o autoconhecimento, processo principal da metodologia.

Assim, os resultados podem ser percebidos de maneira muito mais eficaz, ágil e assertiva. 

Neste artigo, além de conhecer os benefícios de utilizar essas técnicas, você vai aprender a aplicar três exemplos.

Confira!

Técnicas de coaching: conheça 3 exemplos para aplicar

tecnicas de coaching conheca 3 exemplos para aplicar

Veja a seguir três das principais técnicas de coaching utilizadas para potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ancoragem

Essa técnica, relacionada à Programação Neurolinguística, é muito utilizada pelos coaches durante as sessões.

Ela consiste em relembrar reações positivas do coachee a determinados estímulos. 

A ideia é fazer com que ele traga à memória, com mais frequência, os momentos agradáveis e pratique essa recordação em outras ocasiões.

Daí o nome ancoragem.

Então, quando o coachee se deparar com uma situação de medo ou qualquer outro sentimento negativo, ele pode acessar as lembranças boas para transformar as suas emoções.

Ensaio dramático

Os coaches podem aplicar esse método quando o coachee tem algum compromisso importante ou evento decisivo, como entrevista de emprego, reunião de negócios, apresentações e palestras, entre outros.

Nestes casos, geralmente, existe a dificuldade em controlar as emoções, como ansiedade e nervosismo, por exemplo. 

Então, a técnica “ensaio dramático” aposta na preparação para ajudar a minimizar essas reações.

Dessa forma, o coach compõe o cenário ou a situação para que o coachee aja como se fosse a ocasião real. 

Após o exercício, é possível refletir sobre os aspectos positivos e negativos, e ajustar os comportamentos que não são favoráveis.

O que mais?

Provavelmente, essa seja a técnica mais comum utilizada na metodologia de coaching.

Durante as sessões, o coach busca extrair toda a capacidade argumentativa do coachee. 

Assim, após as respostas dadas para as perguntas, o coach pode fazer um novo questionamento: “e o que mais?”.

A ideia é estimular o raciocínio do coachee e fazer com que ele pense em outras justificativas de defesa, o que contribui com a formulação de respostas mais elaboradas e detalhadas.

Além disso, esse é um exercício muito importante de autoconhecimento. 

A partir dele, o coachee pode refletir sobre as suas crenças, por exemplo. 

E, em muitas ocasiões, consegue até constatar condutas inadequadas que possam ser modificadas.

Por que usar técnicas de coaching? 

tecnicas de coaching por que usar

O coaching é uma metodologia capaz de promover o crescimento do indivíduo com base no estudo de seus comportamentos.

As técnicas são aplicadas, sobretudo, com o objetivo de fomentar o autoconhecimento. O processo de autorreflexão é muito importante para a evolução.

Afinal, só conseguimos explorar os nossos pontos fortes e corrigir as nossas vulnerabilidades se soubermos quais são.

Alcance metas com o coaching

tecnicas de coaching alcance metas

Você viu nos exemplos acima que as técnicas ajudam a perceber algumas atitudes habituais, contribuem com a eliminação de crenças limitantes, e ainda favorecem o alcance de metas e objetivos. 

O que achou das técnicas de coaching? Elas são só algumas das muitas utilizadas que provocam novas formas de pensar e agir, e com isso, levam a mudanças duradouras. 

Aproveite e visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.