Teoria das inteligências múltiplas: tudo que você precisa saber

teoria das inteligencias multiplas tudo que voce precisa saber

A necessidade de entender e conhecer todas as habilidades humanas deu espaço à criação da teoria das inteligências múltiplas.

É notável a aptidão dos seres humanos a determinadas atividades. Cada grupo com conhecimentos e facilidades distintas.

Mas, afinal, essas competências são naturais ou podem ser desenvolvidas?

Este artigo responde ao questionamento e ainda apresenta o conceito e as inteligências definidas na teoria.

Acompanhe!

O que é a teoria das inteligências múltiplas?

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner, em 1980. 

À época, o psicólogo liderou um grupo de investigadores da Universidade de Harvard, nos EUA, em busca da compreensão das habilidades cognitivas dos indivíduos.

Contestando a ideia de inteligência única, Gardner estudou o cérebro humano e constatou que existem oito tipos de inteligência. 

A maioria das pessoas, no entanto, domina apenas uma ou duas delas.

De acordo com os fundamentos da teoria, as habilidades podem ser genéticas. Ou seja, acompanham os seres desde o nascimento.

Mas não se limitam a essa condição.

Os estímulos e experiências vividas são capazes de influenciar o desenvolvimento das competências.

Conheça a seguir quais são as inteligências de Gardner.

Quais são as inteligências múltiplas?

teoria das inteligencias multiplas quais sao

Segundo a teoria, portanto, as inteligências são divididas em oito tipos:

Lógico-matemática

É a capacidade de raciocínio lógico, cálculos e soluções de problemas com base na análise e interpretação de dados e informações. 

As pessoas que dominam essa competência têm facilidade com números e fórmulas.

Linguística

Está relacionada à desenvoltura da comunicação, sobretudo com aspectos que envolvam a expressão. 

Quem possui essa inteligência escolhe bem as palavras e formula pensamentos coerentes, além da aptidão com idiomas.

Corporal-cinestésica

Relativa a indivíduos com ampla capacidade de realizar movimentos corporais para a prática de esportes e arte. 

Para isso, conseguem coordenar a mente de forma a fazer com que o corpo reaja aos estímulos como o esperado.

Interpessoal

Pessoas com essa habilidade possuem facilidade em manter relacionamentos. 

São capazes de entender as emoções dos outros, de modo a compreender seus desejos, intenções e características.  

Intrapessoal

Ao contrário da inteligência interpessoal, essa consiste no autoconhecimento

Ela reflete a oportunidade de identificar comportamentos sabotadores para transformá-los em hábitos saudáveis e produtivos.

Naturalista

Vem de natureza. Está ligada à análise de fenômenos naturais (físicos, químicos e astronômico, dentre outros). 

É característica presente em indivíduos que se interessam pela fauna, flora e o meio ambiente como um todo.

Espacial

À primeira vista, pode dar a ideia de algo relacionado à compreensão do universo. Mas, na verdade, é um pouco mais distintivo. 

Envolve a interpretação de movimentos e posicionamentos de objetos, percepções e experiências visuais mesmo sem estímulos físicos.

Musical

Sons, ritmos, tons e timbres. 

As características musicais são facilmente entendidas e produzidas, com composições e execução de padrões, por meio de instrumentos.

Existencial

Um perfil questionador. Reflexão frequente sobre o papel da humanidade e o porquê das coisas. 

Muito comum em líderes espirituais e pensadores filosóficos. 

A relação entre coaching, desenvolvimento e a teoria das inteligências múltiplas

teoria das inteligencias multiplas relacao entre coaching desenvolvimento

A aprendizagem das inteligências múltiplas está presente em nossas vidas desde muito cedo.

Ao iniciarmos a jornada de ensino nas escolas, logo somos expostos a uma infinidade de conteúdos, estruturados em disciplinas.

A formação educacional, claro, é poderosa. 

Toda bagagem cultural e profissional também exerce papel relevante na conquista de conhecimentos e capacidades.

Mas, se há a procura pelo desenvolvimento pessoal e profissional de forma muito mais eficaz, a ajuda do coaching é fundamental.

As habilidades são aprimoradas a partir do processo de autoconhecimento, responsável por identificar os pontos fortes e fracos.

 Além disso, a metodologia contribui com a definição e o alcance de metas e objetivos.

E você já conhecia a teoria das inteligências múltiplas? Comente o que achou sobre o conteúdo e compartilhe nas suas redes sociais!

Aproveite e visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Tendências em educação empreendedora: quais são e benefícios

Arquétipo: o que é, tipos e como se aplicam

Empresa Júnior: o que é, como funciona e vantagens

Psicopedagogia: o que é, importância e atuação profissional

Grafologia: o que é e como funciona a análise de caligrafia

Abril das Descobertas: como desenvolver o amor ao aprendizado?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.